Confabolando
O colaborador e grande Coxa-Branca Daniel Gouveia lembra mais um jogador que vestiu as cores do Coritiba. Cercado de polêmica, passando por dribles que resultaram em falta, até acidente de carro, a seção "Por onde anda" desta vez vai falar de Jabá, que como se especula, pode até figurar na seleção turca.
Com esta seção, comandada por Daniel, o objetivo é deixar viva a memória do Coritiba, seja com jogadores que passaram por aqui há algum tempo ou outros ainda estão frescos na memória. Caso tenha sugestões para o "Por onde anda?" envie um e-mail para confabolando@coxanautas.com.br
Com a palavra, Daniel Gouveia:
A boa relação entre Coritiba e União Bandeirantes historicamente rendeu ao Coxa bons jogadores como Pescuma, Tião Abatiá, Paquito e até figuras de menos destaque como Rogério Barbosa. Um dos resultados desta parceria foi a contratação, para o Brasileiro de 2002, do atacante Jabá.
Rápido e driblador, Jabá foi um xodó da galera alvi-verde, recorrendo ao jogador em momentos difíceis. Tornou-se celebridade quando o árbitro Leonardo Gaciba marcou tiro livre indireto contra o Coritiba quando o atacante parou e pedalou sobre a bola a frente de um jogador do Santos.
Marcou quatro gols, os dois da vitória sobre o Botafogo em Campos/RJ, um na vitória sobre o Paraná e um sobre o Fluminense (curiosamente as três partidas terminaram 2x0 pro Coritiba). No Cori obteve um certo sucesso, sempre em contraste com a agitada vida extracampo do jogador, que durante o ano de 2002 chegou a envolver-se em um acidente automobilístico ao furar um sinal na madrugada curitibana.
No fim do ano de 2002, devido aos problemas causados pelo atacante, ele foi devolvido ao União, porém uma "herança maldita" havia sido deixada pela diretoria coxa-branca ao time de Serafim Meneghel: pela falta de recolhimento de FGTS do atacante, ele conseguiu se desvincular do time de bandeirantes e acabou na equipe do Criciúma, onde não obteve sucesso. Ainda em 2003 foi campeão e destaque da Série C pelo Ituano.
Posteriormente o jogador foi negociado com o futebol turco. Chegou contratado pela equipe do Ankaraspor e lá marcou 27 gols em 83 jogos. No início da última temporada foi contratado pelo Ankaragücü, também da Turquia, e atualmente é o artilheiro da equipe no Campeonato Turco com seis gols.
Recentemente Jabá naturalizou-se turco. Devido ao relativo sucesso no futebol daquele País, cogita-se a possibilidade do jogador integrar a seleção nacional daquele país.
Silvino João de Carvalho (JABÁ)
Data de Nascimento: 20/05/1981
Cidade: Araripina - PI
Clube anterior ao Coritiba: União Bandeirantes - PR
Clube posterior ao Coritiba: Criciúma - SC
Clube atual: Ankaragücü - TURQUIA
Títulos: Nenhum
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)