Confabolando
Por Daniel Gouveia.
Lançado pelo treinador Abel Braga no Paranaense de 1999 quando tinha 18 anos, o baiano Robert não foi um grande destaque com a camisa do Coritiba, porém sua contribuição para o título daquele ano foi fundamental.
Robert havia estreado na equipe principal na segunda fase do Paranaense de 99. Havia feito poucas partidas como profissional quando marcou o gol de empate na segunda partida da decisão do Paranaense de 99. Apesar disso, o sucesso com a camisa alvi-verde não seria alcançado. Mesmo com poucos jogos, era bastante criticado por alguns torcedores pelo seu estilo de jogo lento apesar de muito elogiado por Abel Braga, que o chamava de "Garotinho de Ouro".
No fim das contas o jogador acabou como vários naquela época: entrou na justiça contra o clube e conseguiu o seu passe e foi jogar no Botafogo de Ribeirão Preto, que na época disputava a Série A do Brasileiro.
O jogador depois do clube do interior de São Paulo rodou por outros clubes, incluindo o São Caetano, clube onde foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-23, e em 2004 acabou na equipe do Atlas do México. Na equipe mexicana fez uma excelente temporada, conseguindo a vice-artilharia do Apertura e do Clausura de 2004, ambos os campeonatos com 16 gols.
O desempenho destacado no México lhe rendeu uma transferência para o futebol europeu, por cerca de 4 milhões de euros no ano de 2005 ao PSV da Holanda. No PSV atingiu a semi-final da Liga dos Campeões da Europa, torneio mais importante do continente, sempre alternando entre a reserva e a titularidade.
A irregularidade no futebol holandês fez com que o PSV negociasse Robert com o Betis da Espanha. No Betis o atacante teve um bom desempenho na primeira temporada no futebol espanhol, mas caiu de rendimento na segunda e foi negociado novamente com o futebol mexicano, agora para o Monterrey.
Não conseguiu firmar-se no Monterrey e foi negociano no ano passado para o Tecos onde teve relativo sucesso. Do Tecos foi emprestado para o América, tradicional clube mexicano, onde joga até hoje. Atualmente forma dupla de ataque com o atacante paraguaio Cabañas e o último campeonato terminou com 4 gols marcados.
Robert de Pinho de Souza (ROBERT)
Data de Nascimento: 26/02/1981
Cidade: Salvador - BA
Clube posterior ao Coritiba: Botafogo - SP
Clube atual: América - MÉXICO
Títulos: Campeonato Paranaense 1999
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)