Confabolando
A Páscoa costuma ser um feriado diferente. As pessoas, a exemplo do Natal, passam a refletir um pouco sobre suas vidas e, como reflexo, desejam ser pessoas melhores. O exemplo, de Jesus Cristo, seja de qual religião formos, é emblemático no sentido do perdão, do amor e também do renascimento.
Neste domingo de Páscoa um personagem importante – mas não tão conhecido – da história do Coritiba pode ter renascido. Edson Fink, um dos fundadores do Movimento Unido Coritibano (MUC), está passando por um tratamento médico e recebeu do Coritiba Foot Ball Club o retorno do carinho que cultivou durante tantos anos pelo clube.
Este carinho rendeu muitas histórias, algumas publicáveis, outras nem tanto. Edson foi um dos responsáveis pela pintura dos novos ônibus vermelhos que começaram a surgir em Curitiba. Bem verdade que depois, assim como seus pares, teve que lavá-los e pintá-los novamente. Participava da promoção de grandes festas do time. O objetivo era incendiar a torcida e criar um ar de proteção aos jogadores que entravam em campo.
Em 2003, quando o Coritiba venceu o Criciúma e classificou-se à Copa Libertadores da América, Edson Fink encontrou o Eterno Presidente Evangelino da Costa Neves. Ambos emocionados com tudo o que viam, eis que Fink disse a Evangelino: "Parabéns, Presidente". Até hoje ele se lembra emocionado da resposta do Chinês. "Parabéns você. A torcida fazer esta festa tem participação direta sua".
Este é Edson Fink, o homem, que nos bastidores sempre esteve ao lado do Coritiba. Deixou sua vida de lado durante anos e anos para acompanhar, vivenciar, amar e, ao seu modo, dar suporte ao Coritiba. Edson Fink é um destes personagens que fazem a história do Coritiba, como seus dirigentes, jogadores e outros torcedores.
A faixa do clube com a frase "Força Edson Fink, o Coritiba torce por você" traduz tudo.
Além do Coritiba, os torcedores também estão. Todos nós estamos.
Força Edson.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)