Confabolando
Amiguinhos e nem tão amiguinhos assim, a partir deste post, adotarei também uma nova metodologia no blog. Com o Confaboladas trarei notas curtas e pitacos generalistas sobre as coisas do nosso Coxa! As vezes são tantos temas que gostaria de abordar que torna-se impossível fazê-lo em um texto ou uma crônica.
Assim, com rápidas pílulas textuais, espero ser capaz de abordar mais assuntos, de forma mais rápida e de forma um pouco diferenciada do que tenho feito até aqui nestes pouco mais de dois anos. As análise e crônicas continuarão, esta é uma outra fórmula que junta-se às outras.
Bom pra quem?
O empate com o Internacional em Porto Alegre foi avaliado, de forma geral, como um bom resultado para o Coxa. Bom para quem? Bom para o time na classificação geral da Série A, uma vez que nos aproximamos ainda mais do G4(5). Pelo que foi apresentado dentro de campo, o 1x1 também foi muito bom. Vale, ainda, ressaltar a bela defesa de Vanderlei no pênalti cobrado por Kleber. Contudo, ruim é perceber que continuamos tendo problemas nas partidas fora do Couto Pereira. Sem melhorar nosso desempenho longe de Curitiba, a Libertadores ainda é apenas um sonho distante.
Bom para o Marcel
A contratação de Marcel para mim é uma aposta. Uma aposta válida, claro. Sobretudo pelo fato de estarmos longe de negar atacantes para o nosso time. Mas parece que existiu um erro de avaliação, uma vez que as informações iniciais davam conta de que o jogador seria um reforço ainda para este Campeonato Brasileiro. Ruim para o Coxa que continuará tendo Bill como atacante de referência e a incógnita Caio Vinícius no banco. Bom para o Marcel que receberá sem jogar segundo consta.
Libertadores
Confesso que já há algumas rodadas não acreditava que o Coritiba pudesse mesmo almejar uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Mas o Coxa, contrariando a todos, inclusive a si mesmo, aproximou esta possibilidade novamente. Hoje, segundo o site de estatísticas Chance de Gol, apenas Corinthians, São Paulo, Botafogo e Fluminense tem mais chances que o Alviverde. Nosso percentual, de acordo com o sítio, é de 35,4%.
Matemática
O que é mais fácil? O Coritiba ir para a Copa Libertadores da América ou o Atlético-PR permanecer na Série A em 2012? Impossível responder. Mas fato é que enquanto o Cori precisaria de 22 pontos para encarar o principal torneio da América do Sul, o rival rubro-negro precisa de 24 pontos para não cair segundo as estimativas dos estatísticos. No Alto da Glória os três próximos jogos contra Cruzeiro (C), Ceará (F) e Figueirense (C) podem facilitar nosso caminho para voltar a viajar entre os países de nossa América. No final, tudo se resolve dentro de campo.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)