Confabolando
A luz é tão importante que segundo rezam os religiosos foi o ponto de partida da criação. "Faça-se a luz", teria dito o Onipotente e Onipresente antes de criar a vida. Expressões como "luz no fim do túnel" e "você é a luz da minha vida" expressam a intrínseca ligação do homem com a luz. Seu tom sempre é de esperança, vida e necessidade. Do outro lado sua ausência é um dos maiores medos do ser humano. Quando crianças, evitamos o escuro. Quando maiores tememos a cegueira. Portanto, luz não tem preço material.
Então imaginem milhares de luzes em consonância piscando na batida arranjada de outros milhares de corações. Várias luzes unitárias que somadas formam um universo de estrelas verdes a cintilar no compasso de vozes loucas e roucas que gritam um ideal, uma nação e um objetivo. Algo capaz - a partir de uma luz individual, que se soma a milhares de outras e formam um exército pronto para a luta, iluminado pelo seu povo valente - de mudar o curso da história. Algo que sobe aos céus e mostra a todos a força de uma centenária instituição pela imponência e magnitude de um coletivo, mas que se inicia a partir de uma atitude individual. Uma coluna de luz transformada em fumaça e que sai do chão, tomando conta de uma cidade. Essa é a luz do Green Hell.
A expressão ficou marcada pelo colossal espetáculo dado pela torcida Coxa-Branca fora de campo na partida contra o Internacional pela semifinal da Copa do Brasil 2009. Dentro das quatro linhas, em sintonia com a força das arquibancadas, um time valente e guerreiro. Um time com sangue verde nos olhos brancos. Cada uma das luzes acesas naquela noite significava a força e a luta de um guerreiro Coxa-Branca. Agora, novamente em outra quarta-feira fria, contra outro time gaúcho, a capital paranaense verá este fenômeno.
Guerreiro Coxa-Branca, o espírito coletivo de nosso povo depende de sua atitude, de sua iniciativa e de sua voz.
Participe do Green Hell e vamos iluminar o céu paranaense de verde e branco. O Coritiba somos nós. A nossa força é a nossa voz.
Para participar é muito fácil. São duas as maneiras:
1 - Passe em qualquer loja de fogos de artifício e compre um pisca verde. O custo médio é de R$ 4,50 e certamente a sua luz e sua voz farão a diferença na quarta-feira.
2 - Torcedores do Cori estão se mobilizando e arrecadando dinheiro para fazer a compra do material que será distribuído no Monumental do Alto da Glória, a exemplo do que ocorreu na partida contra o Internacional. É possível contribuir fazendo uma doação por depósito bancário. O Felipe Ribeiro, da Comunidade do Coritiba no Orkut, explicou a mobilização ao blog do Luiz Carlos Betenheuser Jr.: "Vamos tornar nossa torcida conhecida pela grande festa em todos os jogos. Depende de nós novamente. Imaginem o estádio todo piscando. Será maravilhoso”, projetou.
Para mais informações sobre como contribuir escreva para o Felipe no e-mail: feliperibeiro19@hotmail.com.
Basta nós querermos.
E a torcida do Coritiba disse: Faça-se a luz.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)