Confabolando
O Coritiba Foot Ball Club completa hoje exatos 100 anos de existência. Não há resultado ou campanha em qualquer campeonato que mude isso. O fato, por si só, é histórico e emblemático. Uma fortaleza traduzida em gritos, cantos, vitórias, sangue, derrotas e vidas. Sim, vidas. Sejam elas de estrelas ou anônimos, mas inúmeras foram conduzidas e dedicadas para a centenária instituição que é um dos emblemáticos ícones paranaenses.
O Coritiba, que nasceu e cresceu alheio as uniões de forças que corriam pelo Estado, assim tornou-se o maior, mais tradicional e vitorioso clube de futebol do Paraná. Tudo graças a batalha diária que passa de Fritz Essenfelder até Evangelino Neves. De Pizzatinho, Fedato e Rei, passando por Krueger, Zé Roberto e Tião Abatiá e terminando em Keirrison, Henrique e Pedro Ken. Da primeira viagem para ver o Coritiba jogar em Ponta Grossa, passando pelas inovações da torcida na década de 80 e culminando na invasão da ressacada em 2006 e no Green Hell.
O Coritiba durante estes 100 anos foi construído com lágrimas, sorrisos, sangue e suor de inúmeras pessoas. Participar de algo, modificar, crescer, fortalecer e tornar-se imortal. Todos estes guerreiros, sem exceção, torcedores, jogadores, diretores e profissionais envolvidos com o clube tornaram-se imortais. Os 100 anos de uma instituição é a transformação de algo volátil e efêmero, que é a vida, para algo perpétuo, que começou ontem, segue hoje e permanecerá eternamente. Só acabará com o fim do mundo, mas mesmo assim moléculas Alviverdes continuarão a orbitar pelo espaço para um dia voltar a se unir.
O Coritiba é assim. É o único a ter uma torcida que nunca abandona. Nem tocaremos no número de títulos conquistados. Ser torcedor do Coritiba é algo atávico, uma herança genética que se torna uma benção. É algo religioso.
Dia 12 de outubro, feriado religioso no Brasil.
Aniversário do Coritiba Foot Ball Club.
Cem anos movendo vidas e amor pelo País
Parabéns para todos as pessoas que se tornam imortais nas cores Verde e Branca.
As cores do Centenário Coritiba Foot Ball Club.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)