Confabolando
Dizem que o silêncio fala muito. Também dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. O que dizer então de uma imagem que manda silenciar?
Posso dizer, que em 2004, um atleta com boa passagem por nosso rival, eternizou um momento e escreveu seu nome na centenária história do Coritiba em dois tempos. O primeiro ao fazer o gol que deu o título de bicampeão paranaense ao Coxa. O segundo ao mandar, a grosso modo, um "cala boca" à torcida do seu ex-time. O famoso "Sssshhhhh!!!" de Tuta prontamente foi elevado ao status daquelas histórias que passam de geração para geração e ficam marcadas através de livros, textos, memórias, imagens e tudo mais o que possa fazer lembrar. Ela ecoa até hoje em terras paranaenses.
Quantos Coxas não falam do título de 1968? Quando Paulo Vecchio marcou o gol do título quando o árbitro Arnaldo César Coelho já tinha programado terminar o lance após a cobrança de falta, que ele até já imaginava sendo interrompida por Bellini?
Pois bem. Tanto a imagem está eternizada que agora ganhou mais uma forma de lembrança. Os torcedores do Coritiba que forem a partir do próximo jogo , ao Major Antônio Couto Pereira, poderão rever esta imagem. Um grupo de torcedores do Cori que busca auxiliar na mobilização crescente na reta da Mauá encomendou do gaúcho Marcelo PAX um trapo homenageando Tuta e o seu ato que ficou cravado na história do futebol paranaense.
Quem fala demais dá bom dia a cavalo. Aprendi esta frase com meu chefe. Antes mesmo disso, minha mãe já me dizia: "Se não tem nada de bom para falar, escute". Então, diante de tudo o que já foi dito, prefiro o silêncio do Tuta e deixo que esta imagem fale mais do que mil posts sobre este tema.
Coxa-Branca o envolvimento individual de cada torcedor é o que faz a diferença na que nunca abandona. Acompanhe as mobilizações, ajude, participe. Leve materiais, faixas, bandeiras e ajude a colorir o Alto da Glória. Nos jogos durante o dia, deixe o céu com fumaça verde. Durante a noite, ilumine o caminho dos nossos jogadores com sinalizadores. Participe.
A próxima batalha é domingo, no estádio adversário. Torcida Coxa, vamos comparecer e empurrar o Verdão para cima do rival. Mais uma vez vamos silenciar o adversário.
Vale lembrar, que na última partida, quando a festa já estava armada e o site "deles" já exibia notícias comemorando o título, antes mesmo da partida começar. O resultado foi uma goleada do Coxa, uma foto na capa de um jornal e muita choradeira.
"Vamos vamos meu verdão, vamos não pare de lutar. Vamos em busca da vitória, em busca da vitória, eu vim pra te apoiar"
O Coritiba somos nós, a nossa força é a nossa voz!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)