Coração Verde e Branco
Hoje não preciso fazer introdução nenhuma, até meu chefe que é francês e não fala uma palavra em português, na segunda-feira, a primeira coisa que me disse foi: “que carta foi aquela do teu time?” De tanto eu falar do Coritiba, o cara estava se interessando, assim como vários outros colegas aqui de Santos, a imagem que eles tem agora é de um clube de várzea.
Em minha opinião o presidente Vilson teve uma administração que beirava a perfeição até meados de 2012, mas a partir daí a coisa desandou. Sabendo que não entendia de futebol, optou por cuidar da administração e deixou o futebol na mão de quem supostamente conhecia, Felipe Ximenes, o problema é que o cara arrumou encrenca com todo mundo com intuito de tirar todos do caminho e comandar sozinho, Vilson foi hipnotizado pelo canto da sereia e quando viu já estava com água até o pescoço, e pior, sem apoio para sair da encrenca em que havia se metido.
Quando Vilson finalmente despacha o FX, ele percebe que após a montoeira de bobagens que falou, não tinha clima para tratar com os atletas e tomou uma decisão inteligente, jogou a bomba na mão do Tcheco, um líder dentro do elenco, o único que naquele momento poderia evitar o pior, um novo rebaixamento. Deu certo, não caímos, o detalhe parceiro, é que a palavra dita não retorna e quem apanha nunca esquece.
Tenho visto algumas pessoas dizendo que existiam duas cartas, uma que seria lida e esta, a qual 80% dos jogadores não sabia o conteúdo, li ainda que esta carta teria sido confeccionada e vazada por Lincoln e Deivid (http://jornalenoticias.com.br/zebeto/?p=219158).
O vazamento da carta no meu ponto de vista, tem caráter estritamente político, o mesmo subterfúgio baixo que Giovani Gionédis usou uma semana antes da eleição que definiu Jair Cirino como presidente, onde cada sócio com direito a voto recebeu um CD com uma gravação entre Moro e um jogador da base (Tiago Santos), lembram dessa?
Desde que me conheço por gente lembro de um Coritiba com situação e oposição, mesmo na época do Evangelino, o melhor presidente que qualquer clube de futebol do mundo já teve, existia a oposição que tentava desestabilizar o Chinês, apontar erros e aparecer como um novo salvador da pátria alviverde. Quanta burrice, seria muito mais nobre já que supostamente todos queriam o melhor para o Coritiba, se unirem, trabalharem juntos por um Coritiba mais forte, mas não, a vaidade é mais forte, um pecado doce, o poder seduz.
No Coritiba atual não é diferente, existe a ala do quanto pior melhor, sim, gente que quer a desgraça do clube para no fim do ano aparecer para o novo messias e nos dar esperança de nos tirar do buraco que o antecessor nos colocou, quantas vezes você já ouviu essa história antes?
Lembro muito bem que há alguns anos atrás existia um fulano que divulgava tudo que acontecia dentro dos muros do Couto Pereira, bradava que queria se candidatar, mas algo deu errado, fomos rebaixado e estranhamente o cidadão sumiu, não sei se era passageiro do voo Oceanic 815 (Lost) ou se foi abduzido, mas que sumiu, sumiu, e isso é muito simples de entender, ninguém, ou melhor, quase ninguém quer a dor de cabeça de pegar um time com recursos limitados e cheio de dívidas. Ser pedra é fácil, quero ver ter peito para ser vidraça...
Mais um exemplo: temos antigos presidentes e conselheiros recebendo a mais de 20 anos do Coritiba, se eles querem ajudar porque não perdoam a dívida? Não né? Eu sou salvador da pátria mas só ajudo se for no meu mandato. Autofagismo.
Muita gente vai dizer que VRA quebrou o Coritiba, será mesmo? Porque eu escuto que estamos quebrados desde 1978.
Relendo a carta me deparo com uma declaração muito interessante, algo como: (...)pior fase da história dos 104 anos do clube(...), por favor, menos, muito menos, estamos em uma fase complicada financeiramente? Sim, muito, a dívida cresceu? Sim, mas tem que ser verificado como e porque, lembrando que renegociar dívidas de longo prazo aumenta os juros e isso aumenta a dívida, mas o cara para escrever uma idiotice dessas não teve ter vivido na década de 90, aquela sim foi a pior fase, rebaixados, o mês durava no mínimo três meses. Eu mesmo cheguei a estar em uma partida em que os jogadores foram apedrejados pela própria torcida, entre eles o goleiro Mazzaropi, uma verdadeira vergonha.
Somente mais um detalhe: existia um planejamento financeiro no Coritiba baseado nos sócios, mas quantos deixaram de pagar quando o clube começou a ir mal? Esse dinheiro era líquido e certo e o Coritiba contava com ele.
Agora o amigo leitor pergunta: opa João, então está tudo certo com nosso Coxa? Posso deitar minha cabeça no travesseiro e dormir tranquilo? Não, não está, na verdade está bem longe disso. Temos dívidas e nosso presidente não pode ameaçar deixar de pagar o direito de imagem que prometeu adaptando a lei da maneira como lhe convém. Prometeu? Combinou? Acordou? PAGA, não dá para ser agora? Então negocia, exatamente como fez com todo mundo, quem não aceitar infelizmente vai ter que procurar clube, como foi o caso do Deivid, o qual o fez de uma maneira não menos errada.
Os atletas haviam decidido não mais divulgar o conteúdo da carta, então porque um espírito de porco resolveu entregar isso para alguém da mídia? Que interesse escuso essa pessoa tem? Porque me dizer que fez porque todos precisam conhecer a verdade comigo não cola.
Verdadeira ou falsa, em minha opinião, a carta JAMAIS deveria ter vindo a público. Isso é assunto do Coritiba, entre atletas e direção, para mim, as únicas coisas que essa carta conseguiu foram:
a) Desviar o foco da utilização de dinheiro público pelo time das terras baixas para comprar de jogador;
b) Fazer a oposição da atual gestão pular de alegria;
c) Jogar o nosso nome na lama, afinal, o que fica não é nome de ninguém, mas sim da instituição.
Nos comentários abaixo o amigo leitor pode me chamar de Vilsete, Alice, Gigizete, iludido, esqueci de algum? Se eu tivesse poder para montar um bloco para concorrer a presidência, com certeza convidaria VRA, GG, Moro, Viale e Pedroso para a mesma mesa, tentaria ao máximo aumentar meus aliados e reduzir a oposição, mas no Coxa isso não acontece, e por isso infelizmente estamos condenados a mantermos sempre o mesmo patamar.
Saudações Sempre Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)