Coração Verde e Branco
A torcida do Coritiba sempre teve a fama de ser muito exigente, inclusive ouvi isso da boa de um jogador a alguns anos atrás e em outra ocasião da esposa de outro boleiro. Temos esse direito, somos acostumados a vitórias e grandes conquistas, sendo assim, jogar no Coxa é conviver com pressão.
Eu sempre brinquei que ser jogador do Coritiba deve ser uma das coisas mais maravilhosas do mundo, mas por outro lado, pode ser um dos piores empregos do mundo. Sempre vai ter alguém te puxando para render mais, te criticando por um passe errado ou por suas decisões, caso você seja o técnico ou um dirigente, mas o mais importante disso tudo, é nunca perder o ponto da cobrança, pois até isso tem limite.
Quem acompanha os meus textos vai lembrar que eu sempre defendi a cobrança, porém, fora do estádio e de maneira adequada, pois bem, o campeonato acabou, não precisamos aqui ficar dissertando sobre o que aconteceu, mas desde o apito final, alguns torcedores começaram a cobrar e atacar jogadores via facebook e twitter, alguns até xingando atletas e obviamente sendo também xingados. Eu mesmo verifiquei casos onde jogadores celebravam a vitória e vinha um bobo alegre ofender o cara.
Vi ainda torcedores atacando jogadores que estavam machucados e recebendo salário. Cara, se você quebrar a perna vai trabalhar? Não né? Vai se afastar pelo período que o médico determinar e obviamente, continuará sendo remunerado. Então porque cargas d’água você acha que com um atleta profissional tem que ser diferente? Mas será o calcanhar do sapo que é tão difícil entender isso?
Não concordo com esse tipo de atitude, isso para mim é coisa de piá de prédio. Como eu já disse no texto anterior, nenhum atleta foi bater no portão do CT da Graciosa ou do Couto Pereira (ops, teve um sim), todos eles foram contratados pela pessoa encarregada desta função dentro do Coritiba, na época, Felipe Ximenes.
Gostaria de lembrar aos valentões de internet, que esses jogadores são em sua maioria pais de família, suas esposas e filhos leem o que é postado nas redes sociais, então peço para que antes de saírem agredindo alguém, que coloquem a mão na consciência e pensem que a esposa desse cara vai ler, que o filho e os amiguinhos vão ler, que estas pessoas poderão ser alvo de piadas de mau gosto e outras agressões. A cobrança deve sim ser feita, mas de maneira correta. Nenhum atleta tem culpa de jogar mal, a culpa é de quem o contratou, a cobrança deve ser feita por corpo mole, por vagabundagem e não por ser ruim de bola, essa deve ser desferida contra quem contratou ou contra quem escala e não contra quem foi contratado.
Outro ponto que está saindo do controle e a situação Vilson e Alex, situação essa criada pela torcida diga-se de passagem. Alex disse coisas de cabeça quente, Vilson fez o mesmo, muitos querem a saída de um ou de outro, mas eu quero a permanência de ambos.
Alex é craque, Vilson é um grande administrador, no meu ponto de vista fez muito pelo Coritiba, mas errou quando deu carta branca para Ximenes fazer o que quisesse com o futebol e focou sua atenção na parte administrativa/financeira. Com o cetro do poder nas mãos, FX brigou com todos e VRA ficou sozinho e agora tenta reverter isso.
Algumas pessoas me criticaram por minha sugestão para a gerência de futebol, dizendo que René Simões não possui vinculo com o Coritiba, que o Vasco também foi mal etc. OK, dou outras duas sugestões então: Vialle e Cardoso, em minha opinião, qualquer um dos três pode fazer um bom trabalho.
É importante aqui ressaltar que ao contrário de alguns, eu tenho um perfil mais agregador e gostaria de ver grandes Coxas trabalhando JUNTOS por um Coritiba melhor, nomes como Gionédis, Moro e Vilson se unidos, poderiam ser muito benéficos para o clube (vou tomar muita porrada por essa, mas tudo bem). Estou de saco cheio desse autofagismo que ronda os corredores do Alto da Glória, de dirigente e conselheiros oportunistas que aparecem apenas quando as coisas não estão bem. Onde eles se escondem nos bons momentos?
Espero que Vilson e Alex sentem e conversem como homens, se entendam e possam trabalhar juntos para que tenhamos um 2014 maravilhoso para o Coritiba. Acreditem, isso será muito importante para nós.
Para os que continuam batendo na tecla da venda de jogadores por baixos valores, gostaria de lembrar que a escravatura foi abolida, se o cara quiser ir embora ele vai, de um jeito ou de outro.
Cobrança é uma coisa e deve ser feita, agressão é outra completamente diferente, mas para alguns, a linha divisória não existe.
Barbárie
O amigo leitor sabe que tenho dois sobrinhos (Tostão e Chicão) que daqui a uns dias completam um ano e uma filha de 4 meses. Um dos meus maiores sonhos é um dia, levar os três ao Couto Pereira, mas ontem, durante a transmissão das imagens da barbárie ocorrida na partida entre a.paranaense e vaxco, a primeira coisa que minha mulher falou foi: “nem a pau que você vai levar a Malú para o estádio”.
Claro que minha esposa não frequenta estádios, e sendo assim, como cobrar dela uma postura diferente após a enxurrada de imagens de extrema violência vinculadas incansavelmente na TV?
Ambos os times devem sim pegar pena máxima, 10 jogos de suspensão, assim como ocorreu com o Coritiba, mas e o Corinthians? E o São Paulo? E o Cruzeiro? Como ficam? Eles também quebraram o pau nas arquibancadas neste ano e ninguém falou sobre punição. Porque a balança nunca pende contra eles?
Não estou aqui defendendo clube algum, estou advogando em causa própria, afinal, quero ter a oportunidade de fazer com minha filha e meus sobrinhos o que meu pai fez comigo e meus irmãos.
Apesar de exagerada, em meu ponto de vista a punição de 10 jogos não representa nada, afinal, o clube vai ter que jogar a 100 km de sua cidade, mas isso apenas transfere o problemas, afinal, o brigão que quiser ver o jogo vai viajar também e fazer bobagem em outra cidade. Por acaso não foi isso que aconteceu na última rodada? Vasco era visitante e a.paranaense já estava pagando punição. Mas e os brigões? Esses continuam sempre ilesos, numa boa, aprontando das suas e afastando famílias dos estádios. Está na hora de medidas sérias serem tomadas, essa corja de marginais travestidos de torcedores tem que apodrecer na cadeia, não importa a cor que ostentem.
Saudações Sempre Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)