Coração Verde e Branco
Falta uma semana para o reinicio do campeonato, não aguento mais ficar sem ver o Coxa jogar, ainda bem que tem muita coisa acontecendo, desse jeito a parte do cérebro separada para futebol continua ocupada e reduz um pouco a ansiedade.
Não era segredo para ninguém que teríamos que passar por uma reformulação muito profunda, o fato de termos um elenco inchado, repleto de bondes ganhando um salário absurdo funcionava como um sapato de concreto para alguém atirado ao mar, diversos jogadores saíram devido o fim do contrato, entre eles Lincoln, Júlio Cesar, Zé Love, Baraka e infelizmente Alex. Estima-se que com o corte dos atletas que tiveram seus contratos encerrados, deixamos de gastar cerca de 1 milhão por mês, sendo que grande parte deste dinheiro era jogado no lixo, pois os atletas tinha pouca ou nenhuma utilidade para nós.
Se por um lado é importante manter um elenco enxuto e com peças úteis, por outro é preciso manter a estrutura da equipe e é este ponto que está me preocupando agora.
Não é segredo para ninguém que a dois anos brigamos para não sermos rebaixados em um campeonato fraco, isso mostra que precisamos qualificar o elenco, mas as peças de qualidade devem sempre ser mantidas. Somente um adendo antes de continuarmos: para mim em 2014 sofremos mais do que o necessário devido a teimosia da diretoria em manter Celso Roth no comando.
Voltando ao assunto: Se olharmos para o time de 2014, quem gostaríamos de manter? Olhando para o time base de 2014, temos: Vanderlei; Norberto, Wellington (Luccas Claro), Leandro Almeida e Carlinhos; Rosinei, Robinho, Hélder e Alex; Zé Love e Joel. Destes, Alex se aposentou, Zé Love não teve o contrato renovado e perdemos Joel para o Cruzeiro. Negociamos Robinho, Vanderlei e Leandro está em conversas com o último bi-campeão brasileiro.
Isto posto, temos que a base foi mantida, mas a aposentadoria de Alex e a negociação de Robinho destruíram nosso meio de campo, mesmo gostando de Rodolfo, tenho a impressão de hoje estarmos acéfalos. Cáceres e Pedro Ken são inferiores a Robinho e nem vou falar do Alex porque seria sacanagem com o Rodolfo. Precisamos olhar com mais atenção para este setor.
Ainda com relação a Robinho, entendo que entrou dinheiro no caixa, mas a vinda de Mazinho para nós, mesmo com os salários pagos pelo Palmeiras não me agrada, tomara que eu morda a língua, mas do que vi até hoje, não passa de mais uma tiriça.
A negociação de Vanderlei, apesar das promessas de transparência não teve seus termos divulgados, mas especula-se que o Santos assumiu uma dívida nossa com o atleta e pagou outra quantia para nós, mas não temos nada oficial. Em minha opinião perdemos um ótimo goleiro e não temos peça de reposição para isso.
Willian Menezes me agradou muito no Paranaense de 2014, mas o cara foi testado em meia dúzia de partidas contra times ridículos e como goleiro é antiguidade, quem deve vestir a camisa 1 é Vaná que nunca me passou confiança.
Ontem surgiu a informação de que Leandro Almeida estaria sendo negociado com o Cruzeiro. O atleta tem interesse em jogar lá e como o Coritiba tem uma dívida alta com ele, seria interessante para nós também. Vou ser sincero: gosto do LA, acho ele um zagueirão, mas vejo a perda dele menos problemática do que a do Vanderlei. Fora que o salário dele é maior, temos peça de reposição e nos livramos de um atleta que gosta de reclamar em redes sociais.
Existe a possibilidade do zagueiro ir e Dagoberto chegar com os salários pagos pelo time mineiro. Se a informação for verdadeira, será um ótimo negócio para nós, um ataque com Dagoberto e Wellington Paulista, que deve se apresentar até terça-feira em Atibaia tem tudo para ser um dos melhores que tivemos em alguns anos.
Chiado
Eu já esperava que Bacellar não passasse de peça decorativa no Coritiba, mas a divergência de informações entre ele e Pedroso está ridícula. O que eles fizeram no caso Robinho foi coisa de várzea. Esses dois precisam urgentemente sentar e conversar antes de passar qualquer informação para a imprensa, ou eles falam a mesma língua ou terão problemas em breve.
- Bacellar diz que Robinho fica, Pedroso quer vender, vende e pronto.
- Bacellar diz que WP9 vem, Pedroso fala que nem sabe quem é, e depois que está tudo acertado (?)
Isso sem contar as milhares de possibilidades de negociação que surgiram.
Contrato
Outro ponto que a diretoria tem que prestar atenção é com o fato da vontade do jogador. Entendo que com a Lei Pelé ficou mais difícil segurar, ainda mais se temos débitos de salários, direitos de imagem ou encargos sociais. Qualquer um desses pode levar a uma ação na justiça e o atleta vai embora sem deixar nada além de uma dor de cabeça, mas não podemos aceitar qualquer negócio só porque o figura quer ir embora. Nossos jogadores tem contrato e este tem que ser respeitado. Se alguém quer pegar um de nossos atletas tem que pagar o que queremos, tem que sentar conosco e negociar. Se não nos fizermos respeitar, daqui a pouco qualquer clube vai ligar direto para nossas melhores peças, negociar, nos enviar um pacotinho de balas Juquinha e vai estar tudo certo.
Marquinhos Santos a alguns dias alertou a respeito do clube não poder perder algumas peças fundamentais. Eu particularmente vejo Robinho, Vanderlei e Leandro Almeida como peças fundamentais, eram jogadores com alguma identificação com o clube, lideranças. Entendo a situação da diretoria, necessitávamos urgentemente reduzir a folha de pagamento, mas agora chega né? Daqui para frente precisamos qualificar, levantar o Paranaense e se possível a Copa do Brasil.
E você torcedor, qual sua opinião sobre as negociações? Comenta aí.
Saudações Sempre Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)