Coração Verde e Branco
Está ficando chato escrever sobre o Coritiba, na boa, é sempre a mesma coisa: um festival de erros de A a Z, mas tem uma coisa que me irrita profundamente, o time do Coritiba é burro, sim, burro, os jogadores não conseguem pensar, e isso infelizmente não se ensina. Pode se ensinar posicionamento, como bater um pênalti ou uma falta, pode se aprimorar a marcação, a saída de bola, como se fazer linha de impedimento, mas não se ensina a pensar. Para alguns, o fato de não se cruzar uma bola para um atacante de 1,65m disputar com dois zagueiros altos é básico, para outros como o nosso lateral direito é a opção correta a se fazer.
Desrespeito e falta de segurança
Como bons torcedores estrangeiros que somos, o Consulado de Santos subiu a São Paulo para assistir a partida, chegando lá, nos deparamos com uma fila enorme para a compra de ingressos para visitantes, estranhamente, 99% dos torcedores da fila usando vermelho, e pior, todos querendo nos convencer de que torciam para o Coritiba. Era óbvio que os ingressos para o setor do time da casa haviam acabado e queiram usar o espaço reservado aos visitantes. Após 5 minutos de fila um funcionário do clube subiu a rua gritando que os ingressos haviam acabado (como assim, vamos lotar nossa área?). Após um conversa com a policia, a nossa PriSky reverteu a situação e conseguiu a autorização para podermos adquirir os ingressos a que tínhamos DIREITO.
Quando finalmente conseguimos adentrar ao estádio, pudemos nos certificar do que já tínhamos certeza, nosso espaço estava sendo usado pelo time da casa, na boa, não tinha como não olhar na cara dos figuras e não dizer: “você torce para o SPFC”, e bastou a torcida organizada do Coritiba chegar para acontecer um foco de briga. Somente então a polícia solicitar para os torcedores do time da casa se retirarem. Esse fato será devidamente denunciado, visto que de acordo com o Estatuto do Torcedor, fere nossos direitos e afeta nossa segurança. Digamos que desse a louca novamente no Capitão Bruno e ele resolvesse disparar gás de pimenta em nós? Ou ainda uma bala de borracha? Isso sem contar os pais com cérebro de pudim que carregavam crianças de colo na área de visitantes, sem pensar em o que uma briga de proporções maiores pudesse gerar.
Falando de futebol
Não tem nada de anormal perder para o SPFC fora de casa e apesar do time deles não ter apresentado nada demais não farei disso uma sangria desatada, mas eu não consigo entender porque Ney Franco continua escalando os fracos laterais Rodrigo Ramos e Henrique.
Norberto é muito, mas muito melhor que Rodrigo Ramos e Carlinhos está a anos luz a frente de Henrique. Não me interessa se o lateral direito é da base, se foi titular da Seleção da CBF, isso não é mais parâmetro para nada, o piá não é a melhor opção, falha constantemente e só não é pior que Ivan.
Também não consigo entender porque Ney Franco entrou com 3 volantes de marcação e sem homem de referência. Galhardo não rende na frente, ele é meia, assim como Marcos Aurélio, que flutua entre um meia atacante e um segundo atacante, mas não está sendo feliz em suas conclusões. Ambos deveriam jogar mais perto de Lúcio Flávio para que ele tenha opções, e não apertos como pontas, deixando ambas sem função nenhuma no ataque. Resultado, Lúcio Flávio não teve com quem jogar, os volantes não cobriram as subidas dos laterais e nós conseguimos tomar 2 gols jogando com 3 volantes.
Analisando a situação do Coritiba, considerando tabela, elenco e notícias, me surgem algumas perguntas:
1) Carlinhos está mesmo machucado a praticamente 60 dias e sem previsão de retorno ou está sendo negociado como algumas aranhas me contaram?
2) Ruy está machucado e ficará mais três semanas em tratamento ou está sendo negociado com o Grêmio (ou com outra equipe qualquer)?
3) Luccas Claro vai mesmo para a equipe nanica da Turquia ou fica conosco?
4) Vamos aguardar o Leo Moura até quando? Não quero ver a mesma novela que tivemos com André Lima;
5) A diretoria já percebeu que precisamos de um meia armador? Vamos desenterrar o plano do camisa 10;
6) Com a negociação de Wellington Paulista teremos a contratação de outro camisa 9? Alguém já percebeu que isso é necessário?
7) Quando teremos a contratação de UM volante descente?
8) Quando o presidente de verdade vai falar?
9) Quando Mazzuco irá parar de se fingir de morto e falar sobre a situação do futebol do clube, departamento pelo qual ele é responsável há alguns anos e sem o retorno esperado?
E agora capitão?
Alex foi convidado para trabalhar no departamento de futebol do Coritiba, mas em sua opinião ele deve aceitar ou não? Hoje durante a subida para São Paulo, meu amigo Diego me deu um ponto de vista muito interessante o qual eu desenvolvo um pouco mais nas linhas abaixo:
A primeira coisa que temos que ter em mente é que Alex foi sim cabo eleitoral da chapa vencedora e que sem o apoio dele, muito provavelmente não teriam sido eleitos. Sendo assim, vem sendo criticado e cobrado por parte da torcida, exatamente por isso. Alex pode até ter sido enganado, o que eu realmente acho que aconteceu, mas no fim das contas seu nome pesou sim.
Cenário A) Alex aceita o desafio e somos rebaixados: Alex pode contar o que realmente acontece no Alto da Glória ou ter seu prestígio arranhado com parte da torcida;
Cenário B) Alex aceita o desafio e escapamos do rebaixamento: Alex salva o nome da Coxa Maior e aumenta ainda mais sua moral com os torcedores. Com certeza teremos um monte de gente bradando seu nome para presidente, assim como alguns exigem Tcheco como treinador novamente até hoje.
Cenário C) Alex declina o convite: O verdadeiro presidente e seus asseclas podem simplesmente dizer: “pois bem, nós o convidamos, ele teve a chance de ajudar o clube que diz que ama, mas não aceitou”.
Mas e agora Capitão, qual vai ser? Temos que assumir que a decisão não é fácil, mas Alex é inteligente e espero que dessa vez ele tome a decisão correta, a qual em minha opinião seria um mix entre A e C. Está na hora da palhaçada acabar e quem ajudou e saiu tem responsabilidade nisso.
São muitas perguntas e praticamente nenhuma resposta e enquanto isso o Coritiba segue sua sina, uma diretoria amadora, montando um time incapaz de disputar um campeonato amador e uma torcida maravilhosa e apaixonada sendo feita de idiota. Isso tem que acabar, mas acabar de verdade, removendo todos as raízes desse câncer que pouco a pouco mata o Coritiba e não elegendo outro idiota com iniciativa como alguns que já estão pipocando para 2017.
Saudações Sempre Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)