Coração Verde e Branco
Dois jogos em dois dias, um empate no Couto Pereira no amistoso de apresentação do Menino de Ouro e uma vitória incontestável contra o fraco Cianorte apresentaram o elenco do Coritiba ao seu torcedor.
Na partida contra o Colón da Argentina, conhecemos boa parte do que deve ser o time titular para 2013, além, é claro, de apresentar o novos contratados, Botinelli e Leandro Almeida. Já a partida válida pelo Campeonato Paranaense para mim foi mais proveitosa, pois mostrou que temos sim bons valores que podem nos ser úteis para a conquista do tetracampeonato e lógico, para fazer bonito nas competições nacionais.
Fiquei muito feliz com as apresentações de Artur e Júlio César, não porque marcaram gols, mas pelas apresentações mesmo. Se continuarem neste ritmo, ou melhor, evoluírem, teremos boas opções para quando precisarmos ser mais agudos em campo. Patric foi outro estreante que se portou muito bem e vai brigar pela vaga com Victor Ferraz, mas o que tem me deixado mais feliz têm sido as apresentações de Djair, Robinho, Júnior Urso e Chico (pasmem). Espero sinceramente ter queimado a língua com os três últimos e que sigam em boa fase. Robinho tem comandado o meio de campo, Urso tem ido muito bem, fazendo a sua, destruindo e não inventando nada, e Chico, se não tem sido brilhante, tem sido muito melhor do que eu esperava. O destaque mesmo vai para Djair. Esse menino tem jogado o fino da bola, é participativo, raçudo e tem tudo para nos dar muitas alegrias.
O time do Cianorte é muito fraco, e não deve ser tomado como base comparativa final, sendo assim, continuamos de olho e na torcida por ótimas apresentações de todos os atletas, titulares ou reservas. Todos têm que ter nossa torcida, afinal, usam o nosso manto sagrado.
Não sei como Marquinhos Santos montará o time titular ou como vai escalar o Coritiba para as próximas partidas. O tempo de maior preparação para o time dito titular acabou. A partir de agora, estão todos juntos e o técnico decidirá quem vai a campo, mas com o que vem sendo apresentado, acredito que uma mescla entre “titulares” e “reservas” deverá ser utilizada na maior parte das partidas, e considero isso salutar, mudei minha opinião quanto a isso, pois realmente seria insano colocar Deivid e Alex para jogar no Estádio dos Pássaros, só para dar um exemplo.
Na contramão de atletas que vêm tendo destaque positivo, alguns para mim ainda não mostraram a que vieram. Rafael Silva tem que colocar a cabecinha no lugar. É sabido que Marcelo Oliveira sempre puxava a orelha do menino. Futebol ele tem de sobra, mas precisa se concentrar, entrar no jogo, pensar... Se fizer isso, vai deslanchar, caso contrário, será só mais um chutador de bola. O tempo não para e a bola pune. A hora de escolher é agora.
Para os que gostam de jogadores estrangeiros, meus sentimentos. Apesar de muitos pedirem Raúl Ruidiaz como titular, para mim, La Pulga ainda não justificou em nada sua contratação.
Em minha opinião, o elenco é um dos melhores em muitos anos. Felipe Ximenes e Vilson Ribeiro foram muito felizes nos nomes que trouxeram, faltando apenas um lateral esquerdo para fechar o time para o ano todo, lembrando, claro, que temos ainda Emerson, Sérgio Manoel e Keirrison no estaleiro, todos com condições de serem titulares.
Novamente, não sei o que o Marquinhos Santos fará. Ele, infelizmente, só pode colocar onze em campo e tem muita gente de qualidade pedindo passagem, mas com certeza é melhor ter esse pepino na mão para descascar do que sofrer como em 2012, onde ele olhava para o banco de reservas e pensava: “ E agora?” EU, HOJE, escalaria:
Vanderlei, Victor Ferraz, Leandro Almeida, Escudero, Dennis Neves, Willian Farias, Gil, Alex, Bottinelli, Rafinha e Deivid, mas com os retornos de Sérgio Manoel e Emerson, a briga vai ficar ainda mais interessante.
O tetracampeonato é obrigação e, amigo leitor, qual seu time ideal?
Para fechar o texto, uma pergunta e uma consideração:
Quando a Nike irá liberar para venda o material esportivo com o tom de verde correto, o qual está sendo usado pelo time este ano?
Não adianta a mídia marrom e rosa ficar azucrinando e falando mal do Deivid, o cara é aquilo mesmo e está lá para fazer gols, e isso ele sabe fazer, se preparem.
Saudações Sempre Alviverdes
Dedico este texto às famílias que perderam seus entes queridos na tragédia de Santa Maria/RS. Que Deus conforte seus corações e dê forças para continuar.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)