Coração Verde e Branco
Finalmente acabou o Campeonato Brasileiro de 2012, pelo menos para mim. Escapamos do temido rebaixamento e não prospectamos nada mais nesta temporada.
Envergonho-me de dizer que, após o segundo gol do Cruzeiro, passei a acompanhar mais a partida do Fluminense, que com um empate heroico contra o valente time do Sport em Recife garantiu nossa permanência na Série A de 2013.
Não vou negar que, da metade do primeiro tempo em diante, o Coritiba até conseguiu equilibrar as ações da partida, o mesmo se deu na parte final da segunda etapa, porém, o vácuo que existe no meio de campo impossibilita um melhor desempenho ofensivo Coxa Branca. Este vácuo era preenchido por Deivid, o que não vem mais sendo feito, até porque temos jogado com três meias de criação, e se mesmo assim temos o limbo entre meio e ataque, isso deve ser corrigido pelo técnico. Além disso, nossa defesa é uma mãe. Há muitos anos não temos uma defesa tão ruim, o que, para mim, influi diretamente nas críticas que Vanderlei vem recebendo. Algo tem que ser feito com urgência quanto a isso, e eu iniciaria com a troca do preparador de goleiros e a manutenção de Emerson, ou a contratação de um zagueiro de melhor qualidade.
Ainda sobre a defesa, é importante frisar que o combate se inicia lá na frente, o que não vem sendo feito e nosso meio defensivo não está correspondendo como deveria. Gosto muito de Gil, mas senti uma queda brusca no rendimento do William. Isso é normal. Com a troca de comando e filosofia, alguns atletas se destacam, como foi o caso de Lincoln e Everton Ribeiro, enquanto outros tem uma queda no desempenho, como ocorreu com William, mas isso pode e deve ser corrigido na pré temporada.
Há algumas semanas atrás cobrei em uma coluna que a diretoria não cometa os mesmos erros do início deste ano, se desfazendo dos atletas de qualidade e não substituindo à altura. Citei ainda que duas andorinhas (Alex e Deivid) não fariam nosso verão mais Alviverde, que a necessidade de qualificação do elenco com REFORÇOS seria imprescindível para não passarmos o mesmo sufoco de 2012. Lembro de que alguns comentários criticaram minha postura, dizendo que não seriam duas andorinhas, pois teríamos Rafinha, William, Everton Ribeiro, Emerson etc. e que não havia a menor probabilidade de termos um segundo ano ruim na sequência.
Pergunto agora novamente: não precisamos mesmo de reforços? Rafinha, Everton Ribeiro e Emerson possuem propostas para deixar o elenco. Em contra partida, a diretoria aposta nas renovações de Robinho e CHICO?
Sou a favor da manutenção de Everton Ribeiro e Lincoln. Para mim, foram eles que mais cresceram com a chegada de Marquinhos Santos. Também desejo muito que Rafinha fique, mas quero o Rafinha de 2011, não esse que me passa estar desmotivado, triste. Quero aquele Rafinha endiabrado, partindo para cima da zaga adversária, aquele GUERREIRO que caiu em nossas graças, incorporando o espírito da ALMA GUERREIRA. Infelizmente, acho que ele não fica. Devemos ainda abrir os olhos e nos esforçar para manter Everton Ribeiro. Aqui em Santos o nome dele anda sendo muito comentado, inclusive com uma “tentadora” proposta de troca por (pasmem) Bill. Talvez o mais importante disso tudo seja: se perdermos um atleta importante, devemos repor com qualidade igual ou superior. Isso é difícil? É sim, mas temos um profissional responsável por isso. Se fosse fácil, eu mesmo o faria. Tenho a consciência de que um atleta pode dar certo em um time e em outros não, o futebol está cheio de exemplos assim, mas existe uma margem de segurança para isso e em minha opinião erramos muito em contratações esta ano.
Para finalizar, gostaria apenas de citar uma frase do técnico Campeão Brasileiro de 2012, Abel Braga.Ele explicava que foi questionado sobre jogadores pela diretoria e respondeu apenas: “um time, para ser campeão, tem que ter jogadores que tragam títulos, jogadores acostumados com conquistas”. Pode parecer extremamente óbvio, mas não é bem assim. Hoje, em nosso elenco temos alguns jogadores assim, como Alex, Deivid, Lincoln, mas devido a nossa condição financeira, não devemos ter muito mais que isso, porém, se você virar a moeda, entenderá que um time campeão não busca meio time rebaixado no ano anterior acreditando que só porque é com você vai dar certo, simples assim.
No mais, agora é terminar de encher de terra a cova do Figueirense e entrar forte em 2013, onde todos nós esperamos um Tetra campeonato Paranaense e grandes atuações na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro.
Saudações Sempre Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)