Coração Verde e Branco
Se a meta no início de 2012 era de manter 75% / 80% do elenco que teve um excelente ano, não entendo que devêssemos ter a mesma postura quando falamos do time para 2013.
O ano de 2012, no papel pode não parecer tão ruim, tricampeões paranaenses, novamente finalistas da Copa do Brasil, a qual novamente perdemos em casa, dessa vez, vergonhosamente roubados em prol de um time rebaixado do eixo do mal, e nos mantivemos na "elite" do futebol nacional, apesar de uma campanha ridícula. Mas olhando meu amado Coritiba neste ano, não consigo ter outra sensação de que no lugar de Vilson Ribeiro, trocaria boa parte do elenco, mas pelo jeito não é isso que será feito.
Sou totalmente contra ao fato do time buscar o atleta indicado pelo treinador, este como funcionário do clube deve trabalhar com o que tem nas mãos, a responsabilidade do técnico deve ser de apontar ao Departamento de Futebol as carências para a realização de um bom trabalho e cabe ao Departamento de Futebol, encontrar as peças que se encaixem no perfil do time e do clube.
A tarefa de contratar jogadores não é fácil e por vezes se torna um garimpo, o qual hoje é capitaneado por Felipe Ximenes, profissional de reputação reconhecida nacionalmente e cobiçado por grandes clubes brasileiros, sendo que em 2011 fez um excelente trabalho e caiu nas graças da torcida, inclusive nas minhas, mas em 2012 ao meu ver deixou muito a desejar.
No corrente ano tivemos 21 contratações, dentre eles, Bruno Fuso, Chico, Diego, Emerson Santos, França, Henrique, Júnior Urso e Lima, atletas que em minha opinião não demonstraram qualidade suficiente para fazerem parte do elenco do Coxa. Dos 13 restantes, para mim, apenas 7 teriam condição de ser titulares, sendo eles: Ayrton, Victor Ferraz, Deivid, Keirrison, Lincoln, Sérgio Manoel e Escudero. Muito pouco para um time com recursos financeiros escassos e que exatamente por isso não poderia errar tanto em contratações.
Olhando um pouco mais a fundo o elenco, verificamos que nossa categoria de base foi praticamente ignorada, onde apenas Dennis e Luccas Claro, realmente se firmaram, este último mais pelas ausências de Pereira e Emerson do que por opção da comissão técnica e Dennis porque competir com Eltinho é chutar cachorro morto. Os jovens meias Primão e Rafael Silva e o atacante Alex Santos tiveram algumas oportunidades mas destes apenas Primão se destacou, porém, devido a uma lesão acabou tendo seu tempo abreviado e retornará somente em 2013.
Agora me pergunto, será que precisávamos mesmo de tanta gente assim no time? Tinha mesmo que trazer o Bruno Fuso tendo Vaná, Victor Brasil e Rafael Martins como opções para o gol? Em que Chico e Júnior Urso agregaram para o elenco de 2012? Não poderíamos mesmo ter negociado Anderson Aquino? E mais além, para que um contrato tão longo com um jogador tão limitado? O que fazem no elenco Everton Costa e Jefferson Luis? Não temos mesmo ninguém na base com condição de substituí-los?
Essa semana começaram a pipocar as notícias de renovações, negociações e dispensas e gostaria de focar em dois peças do elenco Coxa Branca, Chico e Júnior Urso.
Quem em sã consciência pensaria em renovar o contrato desses atletas, que por acaso está vencendo, se nenhum deles apresentou nada que justificasse o banco de reservas nem no "time da firma"?
Por outro lado vejo especulações sobre as saídas de Willian, Rafinha, Emerson e Everton Ribeiro, os quais para mim deveriam ficar para junto com Alex e Deivid montarem a espinha dorsal do time. Claro que especulações sobre bons valores sempre vão existir, e por razões óbvias, ninguém vai especular sobre interesse de outras equipes em meus dois alvos acima.
Gostaria sinceramente de entender como está sendo feita a avaliação para manter ou não as peças do elenco para 2013, e vou mais além, como está sendo feita a avaliação para a contratação de novos nomes. Espero que seja exatamente ao contrário do que foi feito neste ano, onde buscamos diversas peças de um time rebaixado (me explica por favor, como isso poderia dar certo).
Sei muito bem e já repeti diversas vezes que alguns atletas não encaixam, o próprio França não foi bem com a camisa do Coritiba, mas estava bem na Série B, defendendo o Criciúma, isso é da bola, um ou outro jogador não vai corresponder, mas não na proporção de 3x1.
Se realmente buscamos algo a mais em 2013, devemos começar com uma mudança de pensamento, melhor trazer dois REFORÇOS, atletas que cheguem, vistam o manto Alviverde e desempenhem um bom papel do que encher a prateleira de tiriças e montar o time do Malutron depois.
Demos um passo muito bom, temos Alex e Deivid, somados à Vanderlei (ou a um melhor), Emerson, Escudero, Gil, Willian, Rafinha (a fim de jogar futebol) e Everton Ribeiro, já temos uma base muito boa, quatro contratações de qualidade seriam suficientes para montarmos um time competitivo o bastante para alçarmos voos mais altos e cumprir o que prometemos à nosso menino de ouro.
Somente para finalizar o texto com uma polêmica, coisa que faz tempo que não faço: eu dispensaria o Lincoln.
Saudações Sempre Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)