Coração Verde e Branco
O Coritiba termina a mini excursão e trás na bagagem dois pontos, conquistados com os empates contra Bahia e Goias. Poderia ter sido mais? Em minha opinião poderia sim.
Antes de começar o texto vamos lembrar de que estamos todos (ou ao menos deveríamos) fazendo parte da REVOLUÇÃO VERDE, uma iniciativa da torcida do Coritiba em prol do clube, em apoio incondicional ao time. Críticas podem ser feitas, mas devem ser realizadas após as partidas, durante o jogo seremos o motor da equipe.
Tendo em consideração o acima exposto, vamos aos meus comentários:
Dois pontos na bagagem
No Campeonato Brasileiro não perder é muito importante, mas empatar demais também não é bom, como empatamos fora, temos que vencer em casa.
Evolução de atletas
Percebe-se uma diferença muito grande na atitude de alguns jogadores:
Júnior Urso está muito bem e não deixa a menor sombra de dúvida de que ganhou a posição de Willian;
Geraldo está em boa fase, mesmo não tendo toda a qualidade de Rafinha, desempenhou bem o papel que lhe foi confiado;
Muita gente, e me incluo nessa, criticou muito Lincoln, porém, temos que admitir que neste Brasileirão ele tem jogado bem. Como é bem menos badalado que Alex, não recebe por parte dos marcadores a mesma atenção de nosso capitão, e com isso tem conseguido apresentar o futebol que se espera dele.
Porque não vencemos fora?
Em minha opinião existiu uma diferença muito grande entre o Coritiba que enfrentou o A. Mineiro e o que disputou as partidas da excursão, a marcação.
O Galo mineiro ficou preso em nossa marcação e teve poucas chances de chutar a gol, chegavam em nosso campo de defesa, mas nos encontravam bem postados, dificultando as ações.
Contra Bahia e principalmente contra Goias isso não aconteceu. As conclusões de nossos adversários foram superiores em no mínimo 3 para 1 o que é muito arriscado.
Tomando como exemplo nossa última partida, o adversário teve no mínimo 4 chances claras de gol antes de efetivamente chegar ao empate, situação extremamente perigosa e que deve ser ajustada urgentemente, visto que com a 9 de nosso próximo adversário não teremos um cara com a barriga maior do que a da minha esposa, grávida de 7 meses e meio. Temos o camisa 9 da CBF. Vale lembra que nas três rodadas que tivemos até aqui, ainda não apresentamos um bom volume de ataque, ainda não ocorreu uma “blitz” do ataque Coxa Branca.
Alterações e cornetagem
Parte da torcida Coxa ainda não perdeu a implicância com Chico, Urso (principalmente) e Lincoln, mas o principal alvo é sempre o técnico Marquinhos Santos.
Contra o Bahia Marquinhos leu bem o jogo e tirou Alex, cansado, Robinho que não estava bem e Geraldo, colocando Lincoln, Bottinelli e Arthur e foi aí que o time melhorou e quase chegou a vitória. Já contra o Goias o treinador tentou avançar um pouco o Alex e fazer o Lincoln armar o jogo, mas mesmo com a qualidade individual de nosso capitão, o time perdeu a referência de ataque, a entrada de Júlio Cesar foi para tentar corrigir isso. O time melhorou, mas a má fase de Júlio Cesar eliminou qualquer chance de termos uma melhor sorte. Espero que a recuperação física de Keirrison nos garanta melhores opções de ataque, que nosso K9 volte a ser o nosso matador.
Vanderlei
Se contra o A. Mineiro nosso goleiro foi duramente criticado pelo gol sofrido, na partida de hoje ele foi o herói, nos salvou em diversas vezes e garantiu ao menos um pontinho.
A próxima partida
Para enfrentar o Fluminense devemos ter o retorno de Rafinha, porém, dois outros fatores serão muito necessários para garantir uma vitória: a Torcida Coxa Branca e a postura de marcação que tivemos na primeira rodada.
A parada vai ser muito dura, mas com a força de nossa torcida podemos sim alcançar a vitória.
Para finalizar vamos falar um pouquinho do Abner: A diretoria do Verdão se pronunciou declarando que o jovem lateral fica conosco, inclusive porque não tem idade para ir para o exterior. Precisamos ter muito cuidado com estas transações e parcerias com clubes de fora, entregar uma joia em troca de um atleta que não tem tido passagens tão gloriosas assim não me parece tão vantajoso.
Na quinta-feira teremos um difícil desafio e sua presença, seu grito de incentivo, seu apoio incondicional será muito importante. Vá ao estádio, vibre, grite, empurre o Coritiba rumo a mais uma vitória.
Saudações Sempre Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)