Coração Verde e Branco
Final do centésimo Campeonato Paranaense, duas belas partidas disputadas entre Maringá e Londrina, partidas de caráter agressivo, equipes jogando prá cima, sempre buscando o gol, qualquer uma das equipes que levasse o caneco seria merecedora.
Ao final das duas partidas, após dois empates e 6 gols, o Londrina se sagrou campeão vencendo a disputa de pênaltis.
Gostei muito da final do campeonato ter sido disputada entre as duas equipes do interior, mas não consigo esconder minha mágoa pela perda da chance do pentacampeonato, uma oportunidade incrível, algo que foi alcançado somente uma vez em nossa centenária e linda história.
Não sou hipócrita, eu dou valor sim ao campeonato regional, para mim todo campeonato é importante, sempre tem um troféu para a volta olímpica, para a festa da torcida, para manter hegemonia, enfim, o que vale é ser campeão e tínhamos time para isso, fomos muito mal armados, terminamos o campeonato sem conhecer a cara do Coritiba, temos um monte de certezas sobre fragilidades, mas não temos noção se mudando o esquema tático os problemas se resolvem ou ainda se temos algum ponto forte que não seja o Alex, este inclusive que novamente carregou o time nas costas.
Desde a eliminação, algumas coisas mudaram no Coritiba, a chegada de um treinador de renome, com fama de disciplinador e do preparador físico da Seleção da CBF, além de um diretor de futebol, foram as principais, esta semana, como presente de páscoa devemos ter a confirmação da contratação de André Lima, Reginaldo e acredito que mais três atletas, entre eles um zagueiro e um meio campista, mas o mais importante disso tudo deverá ser a mudança de postura. As contratações terão que ser muito acertadas, o novo treinador exige um grupo de 30 jogadores e com as novas contratações teremos mais de 40, ou seja, partindo do pressuposto de que quem vem, vem para ficar, alguns dos que estão devem ser emprestados.
Celso Roth não era meu favorito, eu era partidário de Mancini e Moraci Santana, mas entendo a escolha da diretoria e apoio a decisão, acredito que Roth consiga acalmar o vestiário, o qual mesmo sob negativas dos jogadores está sim com problemas.
Paulo Paixão vem para tentar resolver o problema que quase nos rebaixou, as contusões geradas por lesões físicas, espero sinceramente que ele tenha melhores resultados que seu companheiro de seleção Carlos Pracidelli, o qual em minha opinião não atingiu os resultados esperados com Vanderlei e por este motivo gostaria de ver de mais perto o trabalho de Tadeu e Willian Menezes.
Quanto ao novo diretor de futebol, Anderson Barros, sinceramente não gostei, esse cargo é remunerado e para mim tinha que ser de um COXA BRANCA, seria uma excelente oportunidade para trazer de volta Viale, Pedroso ou Cardoso, grandes profissionais, COXAS BRANCAS de quatro costados, pessoas que conhecem todos os caminhos do Alto da Glória, cada pedacinho do Couto Pereira, e acreditem, isso no Coritiba faz diferença. Bom, o cara está aí, boa sorte para ele. Espero sinceramente que tenhamos aprendido a lição e que este profissional não tenha toda a autonomia concedida à Felipe Ximenes.
O Brasileirão vem aí, após ser quase rebaixado em 2012 e 2013 e a perda da possibilidade de um pentacampeonato, o Coritiba entra cercado pela desconfiança de sua torcida, mas tenho certeza que apoio não faltará, um time melhor armado, dedicado, buscando a vitória e mostrando que tem Alma Guerreira será o combustível para inflamar novamente a Nação Alviverde.
Pausa para minha aporrinhação.
Galera, não é segredo para ninguém que a situação econômica do Coritiba não está bem, temos uma dívida grande, um alto passivo para pagar, dinheiro já foi adiantado e não nasce em árvore. Aí o amigo leitor pergunta: “ok João, mas o que eu tenho a ver com isso?” Minha resposta é: se você ainda não é sócio e puder se associar, mesmo que no plano de R$ 9,90, ajude, se já for sócio, convoque seus amigos e familiares, cada novo sócio é importante.
Tenho visto muita gente com um pensamento que não consigo entender, abandonando o plano de sócios porque o jogador X foi embora, porque o técnico Y não veio, não percebendo que o único prejudicado é o Coritiba.
Sempre que um atleta do Coritiba concorre ao gol mais bonito, craque da rodada ou do campeonato existe uma movimentação muito grande por parte da torcida, uma pena não termos a mesma atitude quando o assunto é plano de sócios.
Saudações Sempre Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)