Coração Verde e Branco
Mais uma apresentação ridícula do Coritiba, outra derrota fora de casa, desta vez para o lanterna do campeonato, o Náutico, a melhor frase para resumir tudo isso foi o que Alex disse ao final da partida: ”O momento é complicado (...) o time está em cacos”.
De líder do campeonato a candidato ao rebaixamento. Desde a 13ª rodada quando perdeu para o Vasco em casa, o Coritiba segue em uma queda livre tão assustadora quanto o futebol que vem apresentando. De lá para cá foram 12 partidas, 1 vitória, 5 empates e 6 derrotas, de 36 pontos disputados, conseguimos 8, aproveitamento de 22%.
Seu time está com problemas? Fale conosco.
E o Coritiba ressuscitou mais um morto, após 14 partidas sem vencer, o Náutico se reabilitou em cima do Coritiba, amarga sina essa de Viagra verde (essa denominação do Dr. X é perfeita).
Pantanal
A busca pelo novo técnico está perto de bater o recorde de novela mais longa da história.
Eu esperava que quando fosse demitir Marquinhos Santos, o presidente já tivesse conversado, ou ao menos sondado alguém para o lugar. Desde a demissão, o mandatário Alviverde tenta Caio Júnior, que quer um salário 10 vezes maior do que o do antigo treinador, contando com os 4 membros que quer trazer, algo que não me parece coerente.
O presidente Vilson falou que não vai atrás de ninguém empregado, e que busca um treinador com o perfil do anterior, uma pena, pois eu apostaria minhas fichas em Dado Cavalcanti, Jorginho (ex Portuguesa) e até em Vadão.
E o Caio?
Bom, eu conversei com vários amigos sobre esse treinador, e de todos eles ouvi a mesma coisa: “Caio Jr. é um Marquinhos Santos mais caro”. Mas João, você já vai cornetar o cara, sendo que ele ainda nem chegou? Não estou cornetando, estou emitindo minha opinião, opinião de alguém que quer o melhor para o Coritiba, opinião de alguém que está vendo a vaca indo para o brejo.
O importante é: seja quem for o novo treinador, é melhor ele chegar logo e dar jeito mais rápido ainda.
E se deixarmos assim?
O presidente Vilson cogitou manter a equipe interina (Marcelo Serrano e Tcheco) no comando até o fim do ano, bom se essa for a decisão final, podemos ir nos preparando para enfrentar o Náutico e o Criciúma na Série B de 2014. O que vimos hoje foi ainda pior do que vinha acontecendo, não dá nem para dizer que foi mais do mesmo, pois conseguiu ser ainda mais terrível.
Um detalhe tem que ser levado em consideração, existe um problema grave dentro do Coritiba, e se o presidente não resolver isso, ele pode trazer até o Telê Santana, que nem ele nunca vai dar jeito no time, a situação é bem simples e ao mesmo tempo muito complicada. Acerta a vida dos atletas presidente, que daí eles acertam a nossa.
É muita ingenuidade pensar que todo o problema está no DM, vamos pontuar um caso bem típico: Leandro Almeida e Júnior Urso iriam jogar contra o Fluminense, depois foram poupados para a partida da Copa Sul-Americana, onde novamente foram poupados, desta vez para estarem 100% para enfrentarem o Náutico, e nem viajaram. Acorda gente, isso é bolsite vazius crônica, e se não melhorar tem um monte de atletas que vai continuar de fora.
Porquê você faz isso?
Algumas coisas me irritam no atual Coritiba:
A maldita mania de ficar recuando a bola para o goleiro dar um chutão para frente é uma delas, até porque Vanderlei (eu sei que o goleiro de hoje foi o Vaná) deve ser o pior repositor de bola do Brasil, então é a mesma coisa que jogar uma bola na parede, pois inevitavelmente ela vai voltar.
Outra coisa irritante é essa insistência em colocar o Alex de centroavante, não adianta, isso burrice, ele pode até concluir melhor que os demais atacantes, mas ele é o cara que faz a bola chegar na frente, e ele não pode fazer a bola chegar na frente para ele mesmo. A camisa 10 não é vestida pelo Multi-Homem, aquele ali é o Alex.
Com a expulsão de Escudero eu não faria alteração nenhuma, no máximo tiraria o Bill, mas para colocar qualquer outro no lugar, quem sabe até um cone, pois aí talvez o Alex tivesse com quem tabelar, mas na boa, deve dar desespero olhar para o banco de reservas do Coritiba.
Nada está tão ruim que não possa piorar
Surgiu agora no fim da noite nas redes sociais, a informação de que Deivid, jogador que eu acreditava que ajudaria a nos tirar dessa fase terrível não jogará mais em 2013, o motivo seria uma cirurgia no joelho. Se isso se confirmar, estamos com problemas ainda maiores, minha esperança seria o Keirrison resolver voltar a ser jogador de futebol.
Não é hora de largar os bets / Nós vamos cuidar de você Coritiba.
Galera, primeiramente me desculpem pelo texto cheio de ódio, eu gosto muito de textos com tom mais motivacional, mas já faz um tempo que mudei o teor, exatamente porque não tem como motivar sem apresentar mudança, e a primeira coisa que precisa mudar é a postura do Coritiba, esse elenco precisa voltar a acreditar, precisam tomar um gol e encherem os olhos de sangue para correrem atrás de uma virada e não abaixarem a cabeça e as calças para o adversário, eles precisam lembrar que a camisa que eles vestem é a de um clube acostumado com vitórias e com uma torcida apaixonada que vai sim apoiar sempre, mas vai exigir dedicação e luta. Eu já aplaudi o Coritiba depois de derrotas e já vaiei depois de vitórias, pois para mim, a postura é determinante em um atleta e em um time.
Infelizmente como muitos de vocês já devem ter percebido, vai sobrar para nós novamente, mais uma vez a torcida vai ter que tomar as rédeas e carregar o time nas costas, portanto, mais uma vez eu peço: não abandonem o time, não parem de pagar o plano de sócios e principalmente: NÃO DEIXEM DE ACREDITAR, nós temos que tirar o Coxa dessa. Não sei se alguém com influência ou contato com a diretoria lê os meus textos, para falar a verdade, nem sei se alguém lê, mas eu acredito que uma conversa da torcida com os atletas do clube seria importante, mas teria que ser algo sem rusgas, sem raiva, sem ódio, teria que ser algo de peito aberto, para tentar mostrar para eles que nós precisamos que eles se doem em campo, que a torcida vai apoiar mas que eles vão ter que correr, tentar recuperar a confiança de alguns e mostrar para outros que estamos de olho, mostrar que nós acreditamos e que eles precisam acreditar, mas que esse time sem alma, de frouxos, nós não vamos aceitar. Sei que vou tomar um monte de porrada por escrever isso, mas ok, eu acredito nisso, já mudei as equipes que gerenciei várias vezes na base da conversa, mas o futebol é algo muito atípico, mexe com um amor muito estranho, algo maravilhoso e perigoso, já vi gente trocar de religião, de mulher, de emprego, de sexo, mas nunca ouvi falar de ninguém que mudou de time.
Galera, vamos cobrar sim, mas vamos também apoiar e incentivar, pois no final, quem vai sofrer somos nós.
Presidente, resolve a tua parte, porque senão, nem, o Telê, nem o Pepe Guardiola e nem a gente vai resolver, e que Deus nos ajude, porque vamos precisar.
Saudações Sempre Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)