Coração Verde e Branco
Primeiramente gostaria de esclarecer que o blog tem esse nome (Coração Verde e Branco), exatamente pelo fato de eu ser um torcedor que realmente ama o clube, e como todo apaixonado, tenho minhas fases mais malucas pelo clube, minhas desilusões e sofrimentos e sendo assim, me sinto no direito de em um post rasgar elogios, e no outro descer o cacete, porém, que fique claro que NUNCA deixei de apoiar o Coritiba, NUNCA deixei de torcer, dentro ou fora do estádio, mas também, desde os meus 6 me recuso a vaiar o time durante a partida, após é outra história.
Pontos esclarecidos, vamos às minhas considerações...
Zaga
O Coritiba tem se mostrado o campeão em queimar minha língua, minha e de muitos outros torcedores, diga-se de passagem; bastou elogiar a zaga para eles começarem a tomar uma penca gols bestas. Contra a.mineiro, Botafogo, Goiás, um festival de bobagens que tem nos custado pontos importantíssimos. Parece que os jogadores entram em uma zona de conforto e acham que tudo vai dar certo somente porque é ele que está lá, porém agora parece que vão ter que reconquistar a confiança de boa parte da torcida.
João e Maria.
Na fábula infantil, o casal de irmãos vai para a floresta, e para não se perder, deixa pelo caminho migalhas de pão, o problema é que eles vão se enfiando cada vez mais fundo na floresta, que vai ficando mais escura e perigosa, até serem encontrados e capturados pela Bruxa, que queria devorar os dois. Igual a João e Maria, o Coritiba, após a partida contra o Vasco, se perdeu, e está se enfiando em um ambiente escuro e hostil, precisando urgentemente voltar ao caminho das migalhas para não ir parar na casa da Bruxa, até porque, nessa altura do campeonato, não tenho certeza se dá tempo de escapar dela caso sejamos capturados.
O feijãozinho no algodão.
Marquinhos Santos declarou na coletiva após a última partida que viu uma evolução no time nesta partida. Concordo que o time se portou melhor, pressionou, meteu 3 bolas na trave, criou mais e não saiu com a vitória por detalhes. O problema é que o futebol é feito de detalhes, e são esses detalhes que determinam quem vence e quem perde, quem é campeão e quem é apenas o primeiro dos últimos, quem vai e quem fica. Temos que acertar esses detalhes, fazer a bola entrar, não tomar os gols idiotas que estamos acostumados, enfim, achar o caminho. Em minha opinião, o único meio de achar esse caminho novamente é encaixar uma sequencia de vitórias, recuperando assim a confiança dos atletas. Sinto que quando toma um gol, alguns jogadores jogam a toalha, como se dissessem: “droga, perdemos novamente”, mesmo que o adversário tenha apenas empatado o jogo.
Espero realmente que o treinador tenha novamente encontrado o embrião do bom futebol e que faça isso evoluir logo e não no ritmo do feijão no algodão.
Lesões
Eu não acho que temos um número alto de jogadores que temos afastados por lesões, alto para mim seriam 4 ou 5, 14 é um número absurdo.
Tenho certeza que levantaremos com no mínimo 9 rodadas de antecedência, o título de time com maior número de lesões.
Lembro de ter lido em certa ocasião uma entrevista do Tostão, maior camisa 10 que eu vi vestir o manto sagrado do Coxa, onde ele lembrava de situações em que forçavam muito a parte física dele, e quando chegava no dia da partida ele mal podia erguer as pernas, até que apareceu alguém com dois neurônios que funcionassem e percebeu que ele não poderia sofrer aquela carga.
Impressiona o número de lesões musculares no Coritiba, e ao contrário do que o clube tenta mostrar, não vejo isso em outras equipes, alguém pode me ajudar?
Que me desculpe o departamento de fisiologia e médico do Coritiba, mas isso não está certo, ou será que quem tem que pedir desculpas é o departamento financeiro?
Antes que alguém pergunte, não, não sei se o salário está atrasado, li que os direitos de imagem estavam, mas isso é pago para apenas 3 ou 4 atletas, o resto são conjecturas, mas todos sabemos que temos no elenco atletas que não entram em campo se o bolso não estiver recheado.
Abner
Boa partida do jovem lateral esquerdo. Para ser sincero foi a primeira vez que vi uma partida boa dele com a camisa do Coxa, tomara que continue nessa tocada, pois ao contrário de um lateral que está voltando, esse sim tem potencial para resolver nosso problema.
Uma pergunta: porque Abner foi escalado? MINHA OPINIÃO: tentar acalmar a torcida. SE isso for verdade, se chama COVARDIA, e tenho certeza de que não partiu do treinador.
Jânio
O garoto deu outra dinâmica ao ataque do Coritiba, mas o grande diferencial dele com relação a Bill é a vontade, só isso, ele quer, ele parece não ter medo de ser feliz e principalmente, parece querer isso. O que não podemos é colocar todo o peso da responsabilidade da nossa escassez de gols nas costas de um piá da base que está tentando resolver o que Bill, Júlio César e Keirrison não tiveram, vontade, capacidade ou competência de fazer.
Quanto ao Keirrison, gostaria de esclarecer que sou fã do cara, mas ele tem que se acalmar, colocar a cabeça no lugar e parar de agir como um gato assustado, correndo para São Paulo visitar o médico com qualquer câimbra, e fazer o que ele sabe, gols. Óbvio que a questão emocional é muito forte, mas ele precisa se dar uma chance, senão vai ter o mesmo fim do companheiro de base dele e virar comentarista de coisas que ninguém lê.
Treinador, vai ou fica?
Eu gostaria que o Marquinhos ficasse, nem sempre o fato novo é bom, até porque, ao contrário do que eu gostaria, não traríamos um Abel Braga, pois este não aceitaria certas situações que ocorrem no futebol. Tirar o Marquinhos para trazer um nádegas flácidas não me parece vantagem.
É importante se ter em mente que temos no elenco jogadores rodados, os chamados, macacos velhos, os quais geralmente são lideranças no elenco, ou seja, não é qualquer um que segura essa bucha.
Prioridades
A primeira coisa que o Coritiba tem que fazer, é definir o que quer da vida. A alguns dias atrás, Marquinhos Santos declarou que pouparia jogadores na partida da Sul-Americana, hoje já surgiu a informação de que vamos para a Colômbia com força máxima, ou ao menos o que tivermos dela.
Então vamos lá: nas últimas 10 partidas vencemos apenas uma, empatamos 4 e perdemos 5, precisamos de 15 pontos para matematicamente escaparmos do rebaixamento e vamos apostar nossas fichas na Sul-Americana? Deixando claro que isso obviamente é uma decisão de nível de diretoria, pois o treinador não tem poder para decidir isso, e nem deve ter.
O que vejo aqui é muita confiança no taco de um time que não vem jogando bem, isso para não dizer muita burrice. Parece que querem a todo custo fazer a torcida esquecer a boa fase do início da competição e a atual boa fase do rival, na esperança de que novos ares nos tragam de volta os bons tempos. A competição não é difícil de se vencer, mas nossa situação, com a bola que estamos jogando não é cômoda.
Vale mesmo a pena levar o Alex para a partida contra o time da Colômbia poupando ele no Brasileirão?
Hoje li que nosso capitão e camisa 10 deve ser poupado da partida contra o Fluminense, como Lincoln também não deve jogar, vai sobrar para o Robinho e para o Bottinelli ou ainda para alguém da base, claro que Alex tem sim que ser poupado para não ficar mais tempo fora, mas já está na hora? Não tem como segurar para uma partida em que o Lincoln esteja disponível?
Abandonar o navio!
Esta tarde o vice presidente do Coritiba, Paulo Tomas de Aquino, pediu licença de suas funções, o motivo? Problemas particulares, seriam por acaso os mesmos problemas que atacaram Pedroso e Vialle? Acho que essa ninguém vai me responder né?
Nem tudo está errado no Alto da Glória, mas temos sim, muito para ser corrigido, e isso tem que ser feito com urgência. Salários (se for o caso), preparação física e psicológica, treinamento, definição de prioridades, hierarquia, funções, cargos e tarefas.
O tempo está correndo e as rodadas passando, é preciso reagir.
Saudações Sempre Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)