Coração Verde e Branco
“Abandonai toda a esperança, vós que entrais!
Estas palavras estavam escritas em tom escuro, no alto de um portal. Eu, assustado, confidenciei ao meu guia:
- Mestre, estas palavras são muito duras.”
Com estas palavras Dante Alighieri descreve em sua obra prima A Divina Comédia, sua chegada à porta do inferno junto de seu guia Virgílio.
Usei as palavras do mestre italiano para tentar ilustrar o que eu gostaria que todos os adversários, a partir do Vicetória no domingo passassem a encontrar no Couto Pereira, um ambiente hostil, de medo e terror, um lugar com um dono terrível, um templo que nós, e apenas nós, chamamos de lar.
Depois de oito rodadas, somos o único time invicto no Campeonato Brasileiro. O empate no domingo passado aqui em Santos alavancou ainda mais o nosso nome, o nome de uma equipe centenária, capitaneada por um maestro apaixonado que veste a camisa 10.
Se aqui em Santos nós cantamos 90 minutos, agora é a sua vez, sortudo torcedor do Coritiba que poderá acompanhar a partida dentro de NOSSA CASA. Lembre-se que o inferno verde não precisa ter luzes, pois verde é a nossa cor, e o inferno quem cria somos nós. Sendo assim, o que você está esperando para confirmar presença na partida que pode nos devolver a liderança do Campeonato?
Mudanças forçadas
Para o jogo em questão, perdemos o excelente Leandro Almeida, porém, para suprir esse desfalque, teremos ninguém menos do que Emerson, um dos melhores zagueiros do Brasil. Já com a contusão de Deivid, o esquema de Marquinhos Santos terá que ser revisto, uma vez que o substituto deverá ser o recém repatriado Bill.
Deivid é um jogador de qualidade indiscutível e, em minha opinião, vinha sendo peça chave no esquema montado pelo jovem treinador Alviverde, voltando para auxiliar na armação e ora aparecendo para concluir, ora abrindo espaços para Robinho e principalmente Alex chegarem na área, e mesmo tendo marcado apenas três gols na competição, vinha se destacando. Futebol é coletivo e para mim não interessa quem faça o gol, desde que seja do Coxa.
Bill é mais voluntarioso e trombador, mas não tem a mesma qualidade técnica, no entanto, tenho certeza de que tudo já está ajustado, e agora com um “9” mais fixo teremos uma mudança tática que poderá até ser aprimorada com a entrada de dois centroavantes (Deivid / Keirrison ou Deivid / Bill).
Um novo Coritiba começa com você
Seja sincero, há quantos anos você não vê no Coritiba algo assim? Sai Leandro Almeida, entra Emerson, sai Deivid e entra Bill e o Keirrison está ali no banco, (Coxa) doido para entrar e fazer explodir a torcida alviverde em mais um grito de gol. Sem contar que ainda temos o Chico que está arrebentando na zaga e o Vanderlei, que voltou a ser aquela parede que deixa adversários loucos de raiva defesa após defesa, milagre após milagre. Há quantos anos não temos uma equipe de qualidade do gol ao ponta esquerda?
Torcedor Coxa Branca, não desanime com a mídia rosa e marrom. Pare de ler os jornais locais, vamos quebrar o bolso dessa turma. Busque informações aqui no COXAnautas, motive-se com os camaradas blogueiros daqui, com o sempre coeso e inteligente Berehulka, com o Elizeu, que manja tudo de bola, com o divertidíssimo AdriaNOFX, ou com o sempre ácido Dr. X. Isso só para citar alguns. Priorize os repórteres sérios. Sim, temos alguns poucos aí em Curitiba que têm interesse apenas em passar a notícia e não em criar factoides. Leia os jornalistas sérios e de gabarito aqui de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Preste atenção no que eles estão falando do SEU time,você vai perceber as mentiras que os “jornalistas” locais falam do nosso Coxa.
Acredite, torcedor Coxa Branca! Esse tem tudo para ser o nosso ano. Pela primeira vez desde 1989, temos chances reais de sermos campeões brasileiros da série A novamente, precisamos apenas que você incorpore esta mentalidade vencedora e contamine seus amigos e familiares. Esse é o espírito da Revolução Alviverde.
Vai prá cima deles Verdão!
Teremos agora duas partidas em casa, dois jogos difíceis, mas que obrigatoriamente têm que ser vencidos. Vá ao estádio, apoie, cante sem parar, suba para cabecear, chute junto, ajude a empurrar a bola prá dentro do gol. Da arquibancada, seja o décimo segundo jogador que o Coritiba precisa.
CORITIBA 1985 – 2013, CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, EU ACREDITO.
Quem não compartilha de meu amor, jamais entenderá minha insanidade.
Saudações Sempre Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)