Coração Verde e Branco
Fiquei espantado com a condenação do Escudero ontem pelo TJD-PR, não necessariamente pela condenação, mas por como ela se deu e pelo tempo do gancho.
Eu nem tento procurar uma explicação para justificar ao amigo leitor o porquê de uma punição de 360 dias por ter falado bobagem no twitter. O que eu poderia esperar de um "tribunal" que quase nos OBRIGOU a emprestar o NOSSO estádio para o nosso RIVAL? Não vou aqui ofender a inteligência do torcedor Coxa Branca com desculpas e justificativas vazias.
Não consigo entender como o Escudero pode ter sido absolvido por dar um soco em um jogador e uma ombrada em outro e pegar uma pena tão severa por ter dito que no domingo mataríamos os porcos e depois o famoso FODAÇE PORCO (sic).
O porco inclusive remete aos bons tempos do futebol de antigamente, onde o rival era sempre o porco. Quem, assim como eu, tem mais de 30 lembrará bem disso. O poodle veio bem mais tarde, depois de uma declaração muito infeliz de um atleta deles.
Voltando ao Escudero. Não consigo imaginar a justificativa dos "juízes". Pensei em algo como: "vejam ali, na leitura labial, Escudero claramente aponta para o lado e grita FUSCA AZUL, para depois descer a porrada no jogador do time rival", mas isso não faz sentido, o que me salta aos olhos é um sentimento de revolta, de inveja e de vingança. Vingança por ele ter feito o que fez e ainda assim levantar a taça de (t37ra) campeão.
Verificando os demais julgamentos, observei que outro atleta do time das terras baixas foi absolvido por ter dado uma cotovelada em Alex, sendo assim, só posso chegar a uma conclusão: bater pode, o que não pode é falar, sendo assim, Escudero poderá usar e abusar de seus famosos carrinhos, mas isso só daqui a um ano, claro.
Ainda navegando pela internet me deparei com a absolvição de Carlos Alberto de sua acusasão por dopping, e o melhor, sem apresentar a substância que teria utilizado, ou seja, tudo baseado na defesa e na qualidade da advogada.
Não consigo entender esse futebol de hoje em dia. Bater pode, dopping pode, mas a provocação, que é o que esquenta as torcidas para a partida, que movimenta o povo para ir ao estádio prestigiar o maior clássico de um futebol paranaense em franca decadência, ah, isso não pode. Quem não se lembra do cartão amarelo recebido por Jabá na partida contra o Santos, vencida por nós, de virada, por 4x2, onde nosso atacante foi punido por dar umas pedaladas na bola? Pedaladas essas que foram consideradas pelo Gaciba como menosprezo ao adversário (?). Ah, esse futebol moderno... Que vontade tenho de ter presenciado as diabruras de Miltinho, histórias que meu pai me conta desde que eu era apenas um coxinha branca.
Me desculpem os "juízes do respeitadíssimo TJD-PR", mas o que vocês fizeram foi ridículo, mais uma aberração jurídica que mostra o quanto entendem e prezam pelo nosso futebol, nada. Não é a toa que somos motivo de chacota no STJD.
É amigo leitor, é por essas e por outras que às vezes eu penso que o futebol paranaense tem que acabar mesmo, devíamos fundar nossa Sul-Minas, ou apenas Sul e largar desses amadores engomados que vão ao estádio apenas para beber whisky, cartolas que menorezam nosso amor, desrespeitam nossa paixão.
Para não dizer que não falei de futebol: li essa semana que nossa jovem promessa, o Abner, poderia estar sendo negociado com a Europa.
Peraí, o que é que nós não temos hoje? Não estou falando de esquema tático, jogada ensaiada, dinheiro em caixa ou padrão de jogo, a resposta correta seria: um lateral esquerdo, e agora que aparece um bom, e melhor, da base, vamos negociar? Ah, mas assim a gente coloca dinheiro no cofre. Ok, mas quanto você acha que vai receber por um lateral de 16 anos? Segure ele, coloca para jogar esse ano, sim, esse ano, por que não? Ele foi convocado para a Seleção Sub-20 da CBF, certo? Certo. Temos melhor? Pelo jeito não. Então é ele mesmo. Valoriza o menino, depois, se for o caso, com uma proposta melhor, aí sim negocia. Em minha opinião, não seria inteligente vender agora.
Finalizando: todos os caminhos levam ao Alto da Glória, o Coxa precisa muito de seu apoio contra o Nacional. Vamos resolver mais essa parada e levar nosso Coxa à próxima fase.
Saudações sempre Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)