Coração Verde e Branco
Salve, Nação Alviverde!
A partir de hoje, com muito orgulho e satisfação, começo a fazer parte do incrível time dos Coxanautas.
É difícil para mim expressar quão feliz estou com esta oportunidade. Acompanho este canal desde o início e sempre tive imensa vontade de fazer parte dessa equipe. Pois bem, meu dia chegou...
Agora, o amigo leitor, que também é um Coxanauta, deve estar se perguntando: quem é esse tal de João? O que esse cara faz? O que ele quer aqui no site que visito todos os dias?
Bom, primeiramente, o João é um torcedor apaixonado pelo Coritiba, e esse amor já lhe rendeu várias e várias discussões com a esposa, com amigos e com a família. Nascido em Curitiba e radicado em Santos desde o fim de 2006, é o Cônsul do Coritiba nesta cidade, onde luta para atrair mais torcedores, ou ao menos o respeito por nosso time. Devido a isso, ficou mais conhecido simplesmente por Coxa.
Sinceramente, gostaria de ter um primeiro post com uma breve apresentação e falar de mais uma vitória em nossa casa, mas infelizmente o “fator Neymar” não deixou isso acontecer, então: volta Marcelo Oliveira... (?) Claro que não. Marquinhos Santos deu uma cara de equipe ao Coritiba. A situação ainda é muito delicada, mas ao menos agora temos uma chance de escapar do fantasma que nos ronda.
Somente para ilustrar ao menos avisado o quão periclitante é nossa situação; hoje temos 28 pontos e estamos na 15ª colocação, a 4 pontos da zona de rebaixamento, necessitando de cerca de 17 pontos (5 vitórias e 2 empates) para escapar da degola e, para isso, teremos 7 partidas no Alto da Glória e mais 6 jogos fora. O problema é contra quem serão as batalhas. Enfrentaremos todos os times que estão brigando na parte de cima da tabela, sendo 3 deles recebidos em nossa casa. Analisando desta maneira, a busca por pontos fora de casa será extremamente importante e cada pontinho será muito, mas muito bem vindo. Essa caça aos pontos fora de casa deve começar já na próxima rodada, contra o Xpó, primeiro time na zona maldita. Será uma legítima guerra (sim guerra) de seis pontos.
Para quem gosta de história, vale lembrar que no fatídico ano de 2009, neste exato momento do campeonato estávamos com 27 pontos, ou seja, um ponto a menos que hoje, mas somente um acima do primeiro time virtualmente rebaixado da época.
Assim, gostaria de firmar esse primeiro post com um pedido à torcida e aos jogadores. Sim, os jogadores leem o Coxanautas e o site tem grande repercussão entre eles.
À torcida, peço que não deixem de apoiar o time. Torcedor, sempre que puder, compareça ao estádio. Sei que o ingresso está caro, então, torne-se sócio. Seja sempre parte da Torcida que Nunca Abandona.
Você não sabe o quanto é difícil querer estar no estádio e não poder, querer estar novamente no Couto, como eu fazia em todas partidas quando morava em Curitiba, mas saber que isso não é possível. Realmente é doído estar a 400 km de distância, gritar, mas não sentir o calor da arquibancada ou o balanço do Couto embaixo dos pés, tendo somente a TV em frente ou a web rádio no ouvido, então, façam tudo isso, não por mim, mas por todos os Coxas Brancas que moram longe de nossa capital, façam isso por vocês, e principalmente, façam isso pelo Coritiba, sim, pelo Coritiba, ele precisa muito de nós neste ano.
Aos jogadores, peço que honrem esse manto que já foi vestido por Kruger, Tostão, Leocádio, Paquito, Abatiá, Duílio, Fedato e tantos outros gênios da bola que me tomariam páginas e páginas para enumerar. Nunca deixem de lutar, pois estaremos sempre com vocês. Não decepcionem esta nação que ama tanto esse clube.
Dedico esse primeiro post a meu pai, que começou a me levar ao Couto Pereira quando eu tinha 6 anos de idade, me carregando inclusive para assistir várias partidas naquele maravilhoso ano de 1985 e, entre outras, a final de 89. Dedico essas palavras também a minha mãe, esposa e meus irmãos, por sempre apoiarem meu amor incondicional e minha loucura pelo Coxa, aos amigos do Consulado, especialmente ao Maurício, meu braço direito que agora levanta a bandeira verde e branca na Bahia e, finalmente, a meus colegas de trabalho, Vivi, André, Nath e Carol, pelo apoio e pelas brincadeiras de futebol.
Por hoje é isso. Em breve voltaremos a falar mais sobre nosso amado Coritiba e, se Deus quiser, com boas vibrações no post e boas notícias para toda nação Coxa Branca.
Saudações Sempre Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)