Coração Verde e Branco
"Seus problemas se acabaram-se"
E por fim, após 6 rodadas do Campeonato Brasileiro, a diretoria do Coritiba ouviu novamente o clamor da torcida e despediu Marquinhos Santos. Sinceramente eu acho que os cartolas do Coxa tomam decisões baseados em comentários de blogs e facebook, porque é impressionante as coincidências.
Pessoalmente eu não concordo com a saída do treinador. Em minha opinião o que falta ao Coritiba é material humano e talvez uma liderança em seu apoio, sim, um jogador mais rodado, com voz no vestiário, como foram Deivid, Alex e Tcheco, seu primeiro auxiliar. Hoje o Coritiba carece de lideranças positivas no vestiário e tenho a impressão que Marquinhos não conseguiu domar o ambiente.
O fato de que o treinador não era unanimidade no Couto Pereira não era novidade, uma fonte chegou a me dizer que o próprio Medina já pretendia fazer a troca.
Concordo com o amigo torcedor que diz que não tínhamos uma jogada ensaiada, eu mesmo cheguei a reclamar que nossa única maneira de jogar era atacar pelas pontas com os laterais e cruzar na área, mas como fazer diferente se não tínhamos ninguém com a mínima condição de pensar o jogo pelo meio? As chegadas de Thiago Galhardo e Ruy melhoraram um pouco esse cenário, mas ainda assim o Coritiba continua “sendo burro”.
Ney Franco vem com apoio de grande parte da torcida, a qual tem ainda na lembrança o bom time montado em 2010, mas é importante frisar que naquela época o Ximenes trabalhava direitinho e havia uma boa parceria com a L.A. Sports, a qual nos cedeu bons jogadores, hoje não temos nada disso e qualquer um que olha para o elenco sente calafrios, para o banco de reservas então nem se fala.
É importante ter em mente que a saída do treinador e a chegada de Ney Franco não vai fazer o Negueba deixar de ser um peladeiro, a zaga parar de dar as bobeiras que vem dando e gerando gols aos adversários, não vai ensinar o Ivan a cruzar bola na área ou o João Paulo a armar o jogo e principalmente ensinar futebol para meia dúzia de aproveitadores que circulam pelos corredores do Alto da Glória. O Coritiba precisa de REFORÇOS, jogadores que venham para vestir o manto e resolver, porque de meia boca a gente já está cheio, ou melhor entupido, e esses jogadores que não nos servem, consomem o pouco de dinheiro que temos, já ouviram a expressão jogar dinheiro no lixo? Pois bem, é exatamente isso que estamos fazendo. Acredito que virá uma lista de dispensas, ou melhor, de empréstimos, mas temos que convir que alguns atletas não interessam a ninguém, ou melhor, a quase ninguém, visto que estão empregados em outro clube que não o de origem.
André é Pablo no Coxa?
Hoje surgiu a notícia de que os atacantes André e Pablo, atualmente no atlético Mineiro estariam negociando para serem emprestados ao Coritiba. Vamos parar e pensar um pouquinho: São jogadores jovens, que não vem para serem titulares, André tem uma ficha corrida de dores de cabeça enorme, onde podemos encontrar: indisciplina, falta de comprometimento, balada, cachaçada e sobre peso, o que gerou seu afastamento no Galo. Se o jogador estivesse marcando gols a rodo, eu não me incomodaria, eu quero um centroavante e não um noivo para minha filha, mas André a dois anos já não balança as redes como costumava fazer, e deste modo o que fica na memória são suas atuações extra campo. Considerando isso, não seria melhor apostar no Keirrison, que já é nosso e que em minha opinião tem mais qualidade que o jogador do time mineiro? Isso sem contar que para a posição já temos Rafhael Lucas, Wellington Paulista e o K9 que neste momento negocia sua transferência para o Avaí, precisamos mesmo de outro 9?
Com relação ao Pablo a situação é um pouco diferente; não entendo que ele viria para ser titular, tem 22 anos e é um jogador de mais velocidade, recém contratado pelo time mineiro e que será emprestado para pegar experiência, ou seja, vamos trabalhar um jogador dos outros, o qual no futuro pode render dinheiro para eles. Aí eu pergunto: não temos ninguém na base para ocupar essa vaga? Evandro, artilheiro da Dallas Cup, Douglas que apesar de grande porte físico tem ótima velocidade, Kady, destaque da base, Gustavo Mosquito, que dispensa apresentações, Bartola que apesar de ser artilheiro nunca teve uma chance no Coritiba, será mesmo que não temos uma joia para lapidar ao invés de buscar na coroa de outros?
Um assessor de imprensa para Pedroso
Está na hora de alguém proibir o Pedroso de abrir a boca perto de um microfone, esse negócio de:
- Estamos negociando com Marcos Aurélio;
- Se ele está vindo para Curitiba o problema é dele;
- Lúcio Flávio está apenas mantendo a forma
- Lúcio Flávio está contratado;
- Estamos negociando com um camisa 10, ele é jovem, vem do exterior, é destaque em seu país e após 3 horas dizer que está revendo, que interpretou mal, que já temos Lúcio Flávio, Ruy, Esquerdinha e Galhardo para a função é no mínimo ridículo.
Seria muito melhor falar sempre a verdade ou simplesmente não comentar nada, não falar do Marcos Aurélio, não falar do Lúcio, ou apenas dizer: “está fazendo testes, se for aprovado vamos abrir negociações” e não tocar no assunto do camisa 10. Algumas vezes, menos é mais e no caso dele, ultimamente quanto menos abrir a boca melhor.
Bom, desejo de parte da torcida realizado, Marquinhos Santos rodou, sendo assim, desejo a Ney Franco toda a sorte nesta nova etapa no comando do Coritiba, que ele consiga acertar o time e nos levar as vitórias que necessitamos para escapar de mais uma vergonha e se possível que nos dê um ano mais calmo.
Saudações Sempre Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)