Coração Verde e Branco
E finalmente neste domingo termina a Copa das Copas, um mundial onde um grupo de alienados acreditava que se conquistaria a sexta estrela para a camisa da CBF, mas que apenas corroborou o que quem entende um pouquinho de futebol já sabia, a seleção “brasileira” não tinha time para bater de frete com os principais concorrentes.
Nas rodas de amigos, sempre falei que a seleção CBF era mal convocada, muito mais focada em interesses pessoais e financeiros de agentes e empresários do que na qualidade técnica, comentava também sobre o erro na escolha de Felipão, deu no que deu, quem vestiu a camisa mais importante do futebol mundial em sua maioria não tinha qualidade para um jogo de casados x solteiros.
Felipão errou em deixar de fora Miranda e Filipe Luis (que formaram, para mim a melhor zaga da Europa). Apostar em um goleiro que só joga porque está no Canadá é sacanagem, não dava para tentar o Diego Alves do Valencia? Philipe Coutinho e Firmino não jogam mais que Oscar e Luis Gustavo? Rafinha e Adriano deixam algo a desejar para Daniel Alves e Marcelo? E na boa? Eu teria levado o Alex de olhos fechados, e pelo jeito não sou só eu, deem uma olhada nesse link e prestem atenção no que o Pepe, bicampeão mundial em 58 e 62 fala do NOSSO camisa 10 (é bem curtinho). Mas aí amigo, existem os interesses, tentem pesquisar a relação que um tal de Kia Joorabchian (lembram dele?) que por acaso aparece ao lado de Mick Jagger em nossa partida contra a Alemanha tem com alguns (vários) dos convocados pela CBF.
A pancada sofrida contra a Alemanha somente escancarou os diversos erros que temos em nosso futebol. Poderosa cobrindo até reunião fechada da equipe, amigos e pagodeiros azucrinando o dia todo, jogador de seleção treinando fundamentos (?), sim, pasmem, isso acontecia, isso só para falar dos detalhes de concentração porque se for para falar como um todo, o problema começa no fato de um piá de 10 anos já ter o passe dividido em 3 ou 4 partes e um ou dos empresários. Sem contar é claro com as indicações de empresários e dirigentes que muitas vezes acabam impossibilitando o “nascimento” de um jogador de valor e é claro, a maldita Lei Pelé, que acabou com os direitos do clube, buscando ser uma espécie de carta de alforria, mas que na verdade somente serviu para criar a figura do empresário, prejudicando a atletas e principalmente ao clube. A situação no futebol hoje é tão podre que um amigo me confidenciou que a alguns anos atrás quando tentou a vaga em um clube aqui de Santos, chegaram a lhe pedir 200 mil reais, algo que ele me contou ser normal, pois não foi apenas um que tentou cobrar pela vaga no elenco.
Durante a Copa os atletas do Coritiba tiveram uma pausa de 2 semanas, durante este período o planejamento era de conseguir de 4 a 5 reforços, ou seja, atletas que viessem para vestir a camisa e irem para o gramado, pois bem, dos atletas contratados: Élber, Hélder e Martinuccio, acredito que somente o primeiro e o último tem condições de brigar por uma vaga no 11 titular. Dentre os reforços pretendidos, o mais importante era a de um camisa 9 e justamente este não veio. Após a troca do DM, André Lima voltou a pauta, mas por problemas com a FIFA foi finalmente descartado (ufa!) e nós seguimos sem um camisa 9.
A cada dia que passo me decepciono mais e mais com o rumo que nosso departamento de futebol está tomando. Anderson Barros já mostrou ser fraco e com um profissional como estes não consigo ver atletas interessantes chegando, não estou pedindo ninguém de nome, apenas um trabalho bem feito e não vejo isso no Coritiba, volto a insistir que o cargo de gerente, supervisor, diretor, presidente, Deus ou lorde do futebol, sei lá como estão chamando hoje, tem que ser de um Coxa, Pedroso, Vialle, Cardoso ou alguém que entenda de bola e principalmente, de Coritiba, até Renè Simões seria uma boa, mas não pode pertencer a um alienígena.
Bom, finalmente quarta-feira voltamos ao batente, Coxa em campo novamente, espero que desta vez com uma postura diferente, mais aguerrida, com vontade de vencer e de nos tirar da situação ridícula e muito perigosa em que nos encontramos.
Saudações Sempre Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)