Coração Verde e Branco
Rafinha e Davi vão voltar. Essa era o principal esperança de alguns torcedores, na maioria deles muito jovens ou muito inocentes sobre futebol para a montagem do elenco de 2015.
Quem acompanhou minimamente as propostas das chapas que concorriam a eleição no Coritiba facilmente perceberia que uma gestão mais austera no âmbito financeiro deveria ser implantada. E isso é necessário.
A limpa no elenco com jogadores caros, que não estavam sendo aproveitados ou com rendimento abaixo do esperado já começou e até dia 31 devemos lotar um ônibus, e isso é ótimo.
Bom, quem esperava por Rafinha e Davi pode tirar o cavalinho da chuva, ambos tem salários muito altos e tiveram anos muito bons em seus clubes. Se não estou enganado o contrato do Davi encerrou agora, mas o cara tem mercado na Ásia e não deve sair, a não ser que receba uma proposta com um salário bem interessante, e lembre-se que o asiáticos não costumam brincar quando o assunto é dinheiro e tem investido bem no futebol. Já Rafinha está em um momento muito especial em sua vida particular. Desejo muita saúde e alegria para ele e sua família.
Outros torcedores pediam o repatriamento de outros jogadores que deixaram saudade aqui; Marcos Aurélio era um deles, mas com o futebol apresentado em 2014, você acredita que ele seria solução para algo em 2015?
Alguns torcedores de memória curta tiveram a pachorra de pedir o repatriamento de Ariel, pelo amor de Deus, me nego a discorrer sobre isso. Ariel? Depois do que esse picareta fez? Não mesmo, obrigado. E nem em venham com esse papo de raça e blá, blá, blá. Esse é mau caráter.
Por fim, a última que escutei foi sobre o retorno de Léo Gago, inclusive que este já estaria acertado para o próximo ano. Eu gostei muito da primeira passagem do volante por aqui, o problema é que desde que saiu do Coxa Léo Gago não jogou mais nada em lugar nenhum e não consigo acreditar que ele vá se redimir somente respirando o ar ou bebendo da água do Couto Pereira.
Temos que usar a base (temos?)
Há alguns anos tenho ouvido a torcida do Coritiba gritar, reclamar e exigir o melhor aproveitamento da base na equipe principal. OK, sou muito a favor de usar a base, até porque eles GERALMENTE são mais baratos e possuem maior identificação com nossa camisa, porém, quem acompanhou os jogos do time sub-20 pelo Campeonato Brasileiro pode perceber que não tem muito o que se aproveitar ali, talvez o atacante Paulo Vitor (PV). Antes que o amigo leitor responda que nosso time venceu o Santos, modelo em categorias de base no Brasil, gostaria apenas de informar que jogamos contra o sub-17 do time paulista, o sub-20 está treinando para outra competição, palavras do treinador deles, que por acaso é meu amigo pessoal e que também não acompanhou o time no torneiro vencido pelo Corinthians e tendo como vice o bom elenco do time das terras baixas.
Ainda sobre a base, gostaria de defender a utilização de jovens atletas que ao meu ver se destacaram muito no inicio de 2014, sendo eles, Willian Menezes, Igor Leandro, Wellerson e Ícaro. Rafael Lucas e José Rafael devem e merecem ser testados e avaliados novamente. Também gostaria de ver no elenco o jovem atacante Douglas, que teve algumas poucas chances em 2014, e que apesar de seu porte físico, demonstrou boa velocidade e ótima conclusão, gostei desse menino, espero que tenha mais oportunidades. Outrossim, alguém tem notícias sobre o Mosquito, atacante que se destacou nas categorias de base no início deste ano?
Ai o amigo leitor pode pensar: “poxa João, mas você vai cornetar tudo antes o ano começar?” muito pelo contrário, meu ponto aqui é apenas mostrar quão inocente alguns foram em acreditar nas voltas de Rafinha e Davi e pior, insistirem na volta de outros jogadores que já se foram inspirados somente em boas lembranças, algo muito perigoso, além é claro que dar minha opinião sobre a base de hoje, tida por alguns como o Eldorado e salvação para nossos problemas a curto prazo.
Giva a caminho?
Surgiu hoje a informação de que o atacante Giva estaria vindo para o Coritiba. Tentei confirmar aqui em Santos mas a única coisa que consegui é que ele realmente não terá o contrato renovado. Um dos motivos seriam as lesões sofridas em 2014, o que o permitiu participar de somente 4 ou 5 partidas durante o ano. Giva é bom jogador, mas esse histórico recente de lesões preocupa. Na boa, eu queria mesmo era o Stefano Yuri que está encostado aqui no Santos e é um baita centroavante.
Maurício Cardoso e Ernesto Pedroso entendem de futebol e tenho certeza que tem as qualificações necessárias para montar um time próximo do que necessitamos para o ano que está chegando; barato mas com qualidade, mas não esperem um título mundial não, até porque tem uma coisa que eu aprendi com o futebol moderno: Não existe futebol sem dinheiro.
Tomara que no dia 5, data da reapresentação do time realmente tenhamos boas novidades.
Para pensar: João Paulo Medina, o novo CEO do Coritiba disse que seu planejamento é algo para 5 ou 6 anos. Ok, mas você acredita que no Coritiba existe paciência para isso? Eu até gostaria, mas não consigo acreditar nisso.
Dica de leitura
Se você ainda precisa dar um presente atrasado para alguém ou é apenas um amante da leitura, então você não pode perder a biografia do Rafael Cammarota. Escrita por Gilson de Paula, em uma linguagem extremamente simples e intimista, o livro possui a qualidade de prender o leitor desde a primeira página e não são raras as vezes em que você sente como se o autor e o campeão estivessem na sala com você contando as histórias e rindo dos causos. Vale muito a pena conferir.
Saudações Sempre Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)