Coração Verde e Branco
Já perdi as contas de quantas vezes defendi e elogiei o presidente Vilson Ribeiro aqui neste espaço. Acredito no trabalho, na figura e na importância de VRA, mas eu tenho que ser honesto comigo, com meus princípios e com quem me dá a honra e o prestígio de ler o que posto, e dessa vez o Presidente Vilson pisou na bola, e pisou feio.
A partida entre Coritiba e o time das terras baixas será disputada no estádio Willie Davids devido a uma punição sofrida pelo time do meio pet-shop. Desse modo, a fiel torcida Coxa Branca que deseja acompanhar o clássico terá que se deslocar até Maringá e ser visitante lá, até aqui nada de anormal, afinal, nossa torcida é muito abnegada e sempre segue o Coxa, onde quer que vá.
Na quinta-feira surge a noticia de que VRA e PETralha estariam costurando um acordo para que os clássicos este ano fossem disputados com torcida única, alegando falta de segurança, taxando os torcedores que para lá se deslocassem de marginais, declarando que quem fosse para lá estaria apenas interessado em brigar. O presidente do Coritiba ainda usou uma informação de Petralha para embasar sua decisão:
“O próprio Mario (Celso Petraglia, presidente do time da Baixada) me falou. Só existe um caminho, uma estrada para lá. Termina o jogo e a saída de torcedores é próxima. A polícia teria de ir e voltar fazendo escolta, imagina o custo disso. A maioria das pessoas é bem intencionada, mas têm marginais infiltrados nas torcidas. Nós queríamos evitar isso. Aqui em Curitiba seria outra coisa. É uma irresponsabilidade”. E depois dizendo que não acreditar que a torcida do Coxa iria ao estádio:
“O Coritiba vai receber os ingressos, eles estarão à disposição dos torcedores, mas duvido que alguém compre”.
Agora vamos por pontos:
1) Não acreditar que a torcida do Coritiba compre sua cota de ingresso é muito desconhecimento da nação Coxa, que apesar de encontrar ingressos a preços surreais e ter de aturar jogadores medíocres vestindo nosso manto sagrado, segue acompanhando o time onde quer que ele esteja. Sou morador da cidade de Santos/SP e prova viva de que aqui em SP sempre temos o apoio da torcida organizada e de outros torcedores que se deslocam de Curitiba ou de outras cidades para acompanhar o nosso Coxa.
2) Fico muito indignado com a declaração dada pelo Presidente Vilson por ser também o Cônsul do Coritiba aqui em Santos/SP. Quando li o que disse nosso mandatário pensei: !@#$ &&% &%$#@, imagina como o pessoal do consulado do interior deve ter ficado feliz em ler isso. A chance deles de assistirem um poodleTIBA em sua região, de mostrar sua força, de darem seu show e o próprio Presidente, o cara que deveria apoiar, o mesmo sujeito que nos cobra por novos sócios, nos dá essa punhalada nas costas? É de largar os bets.
3) Ambos os presidentes reclamam da falta de representatividade dos clubes da capital no interior, inclusive o Presidente Vilson lançou a campanha, sou Paranaense, torço pelo meu estado, e aí me fala que não acha seguro a torcida Coxa invadir Maringá? Cadê a coerência?
4) Existe o risco de briga? ÓBVIO QUE SIM. Aqui em Santos/SP os ônibus da torcida organizada sempre são apedrejados, a torcida peixeira, se aproveitando do labirinto que é a Vila Belmiro, sempre arma tocaias para tentar agredir a torcida visitante, e como cereja do bolo, no ano passado, parte da torcida Coxa que veio prestigiar a partida preferiu não entrar no estádio para poder tentar surpreender a torcida local. Resumindo, atitude de bandido dos dois lados.
O Presidente Vilson tem que ser mais malandro, mais inteligente, futebol não é para ingênuos. Porque ele, como Chefe da Delegação da equipe Brasileira na Copa não utilizou esse prestígio político para ao invés de aconselhar a torcida Coxa a não comparecer ao estádio, exigir que a polícia militar do ESTADO designasse um efetivo compartilhado, cidade a cidade para garantir a escolta e a segurança dos torcedores?
Digo mais, o torcedor de bem, aquele que quer apenas ver o jogo, não vai sair provocando outros torcedores, ele vai de carro com amigos, com família, assiste o jogo e volta para casa, os que querem brigar vão em bandos, de ônibus e se querem brigar, deixe que se matem, seria um bem para os estádios e até mesmo para as torcidas organizadas que deixariam de ter seus nomes manchados por ações de marginais.
Presidente Vilson, o senhor ao invés de estar pedindo para a torcida Coxa não acompanhar o time em um clássico deveria estar cobrando Anderson Barros e o Mazzuco, quem sabe assim não tivéssemos que ver Maiquinho, Diego Sodré, Moacir, Misael, Júlio Cesar, Zé Love entre outros vestindo nossa camisa, quem sabe se o senhor estivesse apertando o departamento de futebol já tivéssemos um centroavante ao invés de termos que esperar um milagre e que após um ano sem jogar André Lima seja a salvação do nosso ataque, isso claro se ele conseguir ser registrado o que eu sinceramente não acredito. Quem sabe se o senhor estivesse olhando para o futebol ao invés de se preocupar com a arquibancada do rival não tivéssemos tendo que assistir um time ridículo, com um técnico teimoso, porém, sem opções e correndo sério risco de sermos rebaixados.
Desculpe Presidente Vilson, o senhor continua tendo meu apoio, mas quando eu disse através de nosso amigo em comum que o senhor tinha que voltar a falar, tinha que aparecer, mostrar quem é que manda, não foi bem isso que eu queria dizer. O senhor é figura pública, é o mandatário do MAIOR TIME DO ESTADO DO PARANÁ e tem que ser mais inteligente na hora de falar. Se eu estivesse ao seu lado na hora das duas declarações acima teria olhado bem nos seus olhos e gritado: CALA A BOCA MAGDA!
Peço desculpas aos amigos leitores, sempre procuro ter meus textos seguindo uma linha motivacional e tentando fazer o leitor se sentir como se estivesse em uma conversa de boteco, mas dessa vez não deu mesmo. Chega uma hora em que algumas coisas tem que ser ditas e não dá para deixar para depois.
Saudações Sempre Alviverdes.
P.S. – não sei se consegui me expressar corretamente neste texto, esse foi de cabeça bem quente mesmo. Time que não vai, técnico teimoso, diretoria insistindo em um cara que não acredito que vai dar certo (André Lima) e ainda me vem uma dessas? Qualquer dúvida, mandem ver nos comentários que procurarei responder a todos (sou o JOAO7).
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)