Coração Verde e Branco
Após uma vitória incontestável contra o a.Mineiro no Couto Pereira, uma partida sofrida contra o Santa Cruz e um empate heroico no Maracanã contra o Flamengo, o Coritiba sacramentou sua permanência na primeira divisão de 2017 e já começou a trabalhar, pensando no futuro.
Kleber e Capegiani confirmados
A renovação de Kleber foi uma ótima notícia. O atacante reencontrou seu bom futebol no Alto da Glória, foi artilheiro da equipe e ganhou a confiança da torcida. Para melhorar, hoje tivemos a confirmação da renovação do contrato do treinador Paulo César Carpegiani.
Confesso que estava em dúvida quanto a viabilidade da extensão do contrato do treinador. Se por um lado, Carpegiani ajustou o time e nos salvou da degola, por outro, sua mania de querer inventar e improvisar atletas me irrita muito. Contra o Flamengo eu estava esperando o Benitez ir jogar na frente com Kazim e Kleber, afinal, já tinha passado pelas duas laterais e fechado pelo meio.
Pesando todos os prós e contras, indubitavelmente tomamos a atitude correta, fechando com Carpegiani, iniciaremos após alguns anos, a temporada com um treinador qualificado, e melhor, que conhece o elenco. Some-se a isso o fato de que o Carpa gosta de olhar para a base e dar oportunidades para nossos garotos, algo muito raro nos treinadores atuais, com isso quem sabe Kady, Gustavo Mosquito e Gustavo Soares (índio), não ganham uma chance no time de cima...
2016 foi um ano em que o fantasma do rebaixamento se dissipou após algumas rodadas com o novo treinador, e foi finalmente exorcizado na 36ª rodada. Uma pena termos perdido tanto tempo com Gilson Kleina e Pachequinho, com um treinador de verdade poderíamos ter tido um ano muito mais auspicioso, com menos sustos e com uma qualificação muito melhor. Nos resta ter em mente que ao menos teremos esta oportunidade em 2017.
Outro fator que nos prejudicou muito em 2016 foram as lesões. Normalmente a bruxa nos ataca em setembro, o famoso setembro negro, porém este ano ela resolveu ficar por aqui em outubro, atrapalhando e muito nosso clube com uma grande movimentação no DM. Foram duas fraturas e diversas lesões, isso em um clube com elenco não tão qualificado derruba qualquer planejamento.
Mas e agora, o que fazer?
A primeira coisa é olhar a prateleira e jogar fora o que não presta. Jogadores como Vinicius, Ortega, Conceição, Braguinha e Felipe Amorin, não possuem a mínima condição de jogar no Coritiba. Depois das boas apresentações, mudei radicalmente minha opinião quanto a Amaral, mas sigo sem ver futebol em Leandro a ponto de mantê-lo para 2017.
Outro passo importante é minimizar os erros nas contratações, Felipe Amorin, Braguinha e Conceição eram erros óbvios, e isso custa dinheiro e impede a contratação de um atleta que agregue em qualidade. Mantendo nossa base titular, acredito que com mais dois volantes de qualidade, um lateral esquerdo e um 9 fecham nosso elenco, isso considerando que Gonzalez fique e jogue, afinal, o histórico de lesões dele é alarmante.
Paranaense
Ao contrario do que muitos pedem, sou veementemente contra a utilização de um treinador e um time alternativo para o Campeonato Estadual. Somos o maior do Estado e temos a OBRIGAÇÃO de vencer a competição.
E o Brasileirão?
Não vejo o Coritiba com possibilidade de vencer um campeonato por pontos corridos, a diferença de orçamento impede a formação de um elenco tão grande e qualificado, deste modo, prefiro um bom time que consiga competir e se manter no meio da tabela, sem passar sustos e focar na Copa Sulamericana. Eu gostava muito da Copa do Brasil, mas essa nova regra onde times eliminados da Libertadores ingressam em fases mais avançadas da CB, em minha opinião estragaram a competição.
É muito importante para um time grande se manter com um histórico bom nas competições, time que sempre chega, uma hora levanta o caneco.
Primeira Liga
Concordo com a ação do Coritiba em abandonar a competição que ele ajudou a criar, infelizmente, como já era previsto, a inclusão de cariocas gerou discórdia na divisão das cotas. O correto teria sido fazer uma COPA SUL, nada de Sul Minas, nada de sudeste, nada de cariocas, SUL, apenas SUL.
Agora é ir ao Couto, festejar a última partida do ano em nossa casa, abotoar o Vitória, carimbar nossa passagem para a Sulamericana e aguardar as cenas dos próximos capítulos, afinal, o ano apenas começou.
Saudações Sempre Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)