Coração Verde e Branco
Feliz Páscoa NAÇÃO ALVIVERDE
O Coritiba veio a Santos mas infelizmente o resultado não foi o esperado, e em meu ponto de vista, tampouco foi justo.
Para a partida deste domingo, Morinigo inteligentemente decidiu colocar Guillermo na lateral direita; com um jogador mais defensivo, o Coritiba bloquearia os ânimos do time paulista por aquele lado e poderia forçar mais com Egidio, notadamente mais ofensivo, faltou apenas ajustar melhor a cobertura pela esquerda, visto que Angelo sempre desce muito forte por aquele lado, e foi deste modo que saiu o primeiro gol e outras jogadas perigosas do adversário.
No segundo tempo o treinador ajustou a cobertura e com isso o time do Santos encontrou muito mais dificuldades para chegar ao gol de Alex Muralha.
Por que perdeu?
Em meu ponto de vista o Coritiba perdeu por erros já sabidos e por uma falha individual.
Nossos dois zagueiros já não são meninos e tampouco são velozes, se colocar correria pra cima deles e gente pode se complicar, e é assim que o Santos joga.
O gol contra foi uma fatalidade e pode ter sido falta de comunicação, Muralha estava inteiro na bola e o experiente Henrique deu azar.
Outro fator que colaborou para a derrota foi que o meio de campo hoje não funcionou como de costume; Andrey bastante marcado não foi o motorzinho a que estamos acostumados, Thonny Anderson se lesionou e teve que deixar o gramado e Robinho infelizmente não entrou tão bem, assim como Alef Manga, que hoje não teve sua melhor jornada, sem contar que Léo Gamalho apesar da chance aos dois minutos, no geral ficou encaixotado na zaga, e isso não é bom.
Então está tudo errado?
Não amigo leitor, apesar da derrota o Coxa se apresentou muito bem, tivemos outras chances de marcar, nosso ataque, principalmente com Paixão incomodou muito e o Coritiba novamente mostrou estrutura e esquema de jogo muito bem definidos; lembram do livro Do Caos ao Topo do René Simões? (se você ainda não leu este livro, faça assim que terminar esta coluna), uma das coisas que o na época treinador e hoje Head de futebol do Coritiba fala é que mesmo perdendo o importante é não abandonar o esquema de jogo, e é isso que o Coxa tem feito e podem apostar que isso vai nos garantir muitos pontos nesse campeonato.
Precisamos de reforços? Claro que sim e a diretoria sabe disso, mas agora tem uma janela e temos que esperar, é um período para pesquisar com calma e trazer peças pontuais.
O preço dos ingressos e o plano de sócios
Muito se discutiu essa semana a respeito do preço do ingresso para partida da Copa do Brasil contra o mesmo Santos, então gostaria de me posicionar aqui.
Apesar de muita gente ser contra, eu não penso que isso tornará o Coritiba elitizado, muito pelo contrário, mas tentemos pontuar os tópicos:
- O Coritiba possui um plano de sócios modelo arquibancada que é bem acessível (R$55/mês), o qual dá direito a ingresso.
- O Coritiba atingiu a marca de 37.000 sócios
- O Couto Pereira tem capacidade para 40.502 pessoas, lembremos que temos também a obrigatoriedade dos 10% para a torcida visitante, ou seja, 4000 lugares.
- Existe uma obrigatoriedade de manter uma porcentagem dos ingressos para venda em bilheteria.
Obviamente temos que considerar que temos muitos sócios que pagam cerca de R$20,00 por mês e tem direito a 50% de desconto no ingresso, mas se seguirmos nessa toada de crescimento, e eu espero que isso aconteça, logo, logo teremos um estádio somente para sócios, e isso é ótimo. É óbvio que eu concordo que todos devem ter o direito de ver seu clube de coração, eu sei que existem torcedores que querem ir no Alto da Glória somente 1, 2 ou 3 vezes ao ano, normalmente contra os “grandes” ou no clássico, mas por outro lado, o sócio garante uma projeção de fluxo de caixa e uma garantia de divisas, e sem isso é bem mais complicado trabalhar, esta também é a razão da exigência do pagamento de 6 meses para os novos sócios, isso além de afastar o torcedor que usa do artifício de se associar para evitar pagar um ingresso caro mas deixa de pagar logo na sequência.
Agora, o que não pode acontecer é aumentar demais o preço dos sócios ou modificar muito os benefícios, isso sim pode elitizar e afastar o torcedor do estádio, vamos aguardar.
Considerando todo o acima: sinceramente não vejo como elitização, mas como uma tentativa de organizar o fluxo de caixa do Coritiba, algo que só aconteceu na gestão de Giovani Gionédis.
Sou dono da razão? Não. Posso mudar de opinião amanhã? Claro que sim.
E você amigo torcedor, viu o mesmo jogo? Qual sua opinião sobre os planos de sócio e preços dos ingressos? Comenta aí.
Saudações Sempre Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)