Coração Verde e Branco
E o cenário político do Coritiba esquentou nesta semana com a confirmação da candidatura de Vilson Ribeiro de Andrade a Presidência do Coritiba.
Vilson estava trabalhando na composição, buscando unir as chapas e evitar uma eleição, como não houve acordo ele vai contra a Coritiba Ideal, bastaria agora saber quem seria seu G5, e é aqui que a coisa pode ficar complicada, pois em MINHA opinião, incluir Samir ou alguém de seu grupo no G5 passaria a impressão de continuidade da pior gestão que já tivemos, assim como contar com algumas “celebridades" que lutamos tanto para chutar do Alto da Glória, e em uma rápida troca de mensagens tive a oportunidade de externar esse ponto de vista ao Vilson, o qual, muito gentilmente garantiu que montará um G5 capacitado.
Neste momento as coisas parecem um pouco confusas, Jango sabemos que desistiu, Viale não abria mão da presidência, mas pode ter mudado de opinião em prol de VRA, eu sinceramente apenas torço para que Samir fique com a cadeira de notáveis que a presidência garante a todos e que Renato Follardor e Vilson Ribeiro de Andrade montem seus grupos com sabedoria.
Quanto a Follador; não julgo errada a sua atitude, entendo, respeito e concordo com sua negativa a união dos grupos. A chapa Coritiba Ideal trabalha em sua campanha a mais de um ano, se a outra chapa não possui o mesmo ponto de vista ou ideais em que eles acreditam e defendem, então não devem se unir mesmo e sair como ˜chapa pura˜.Tenho escutado um monte de gente falando que isso é ego, que eles não pensam no Coritiba, apenas no poder, BOBAGEM, vejo isso apenas como diferença de ideologias entre os candidatos. Seria melhor a união de todos? Claro que sim, mas melhor um bate chapa do que pessoas com pensamentos totalmente contrários gerindo o Coritiba.
Eu já considerava a chapa Coritiba Ideal de Renato Follador como eleita, mas desde a entrevista de VRA ao Coxanautas (entrevista brilhante, diga-se de passagem), eu tinha 89,27% de certeza de que VRA poderia pintar, inclusive comentei que esse seria o único nome neste momento que poderia bater de frente com Follador e a candidatura já começou a mexer com os ânimos e paixões da torcida Coxa Branca e já prevejo um bate chapa de sair faíscas, nos moldes Lula x Collor.
Mas e o jogo?
Com mais um gol de pênalti o Coritiba encontrou sua terceira vitória em 10 partidas, a segunda vitória sob o comando de Jorginho, que também já empatou duas e perdeu outras duas, mas meu sinal de alerta, continua ligado.
Começamos o jogo muito bem e fizemos um primeiro tempo coeso onde o Vasco praticamente não teve chances, mas o segundo tempo foi uma lástima e o resultado só não foi pior por causa do pênalti sofrido e convertido por Robson.
As saídas de Sarrafiore e principalmente Matheus Bueno, que segurava e dava mais cadência ao meio de campo, e as entradas de Yan Sasse e Thiago Lopes, mataram o meio de campo do Coritiba, antes coeso, com boa marcação e bom passe se tornou um cemitério de jogadas e passou a dar todo o espaço que o Vasco precisava. Como eu já disse em outras colunas: a pior parte de ter jogadores ruins no elenco é que uma hora eles vão jogar, e com Yan, Thiago Lopes e Gabriel não vai ser diferente, enquanto a gente não conseguir se livrar deles, vamos continuar passando raiva.
Lembrando que não é porque temos o direito de fazer 5 substituições que precisamos usá-las.
Temos que considerar os pontos positivos
O Coritiba hoje (primeiro tempo) foi muito mais time, atacou mais, criou, teve posse de bola, mas falta o matador; a gente vai ter entre 3/4 chances de gol por jogo e tem que marcar, se as bolas que caíram pra Robson e Thiago Lopes hoje, tivessem caído em um cara de qualidade seria rede na certa. Eu como eterno otimista e iludido que sou, acreditei que poderíamos tentar Ricardo Oliveira, o qual mesmo tendo 40 anos, acredito que resolveria nossos problemas, mas Jorginho e Pelaipe descartaram o nome. Espero que realmente chegue um matador e não um Vizeu ou um Lincoln da vida.
Esperemos que a lição de hoje tenha sido aprendida e que contra o Fluminense as bobagens nas substituições não se repitam.
Saudações Sempre Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)