Coração Verde e Branco
E lá se foram as primeiras 19 rodadas do Campeonato Brasileiro da Série B mais ridículo de todos os tempos. Um campeonato em que times que disputam o tradicional Peladão de um jornal da capital paranaense tem condições de brigar por uma vaga no meio da tabela, mas mesmo assim nosso saldo foi de 7V, 7E e 5D, totalizando míseros 28 pontos, muito pouco para o time com o maior orçamento da competição.
Tenho me mantido longe do teclado porque realmente não gosto de ficar repetindo o que falo e fazer isso por 19 rodadas mais as do estadual e Copa do Brasil seriam tão úteis quanto olhos azuis em gente feia, mas com o fechamento do turno podemos reforçar alguns pontos.
Eduardo Batista
Após 18 rodadas, o “treinador” não conseguiu compactar o time, não conseguiu acertar a defesa, não conseguiu acertar o ataque, não armou um meio criativo, não montou jogadas pelas pontas, fez substituições inexplicáveis, resuscita jogadores com a mesma facilidade que os joga ao ostracismo e nas últimas semanas faz exatamente o que fez no Palmeiras: pede um time novo a cada entrevista.
Não lembro onde ouvi isso, mas cai muito bem na nossa realidade: “time com treinador ruim, quanto mais treina, pior fica” e isso é exatamente o que vejo com o Coritiba.
A situação é tão absurda e está tão crítica que ele já foi criticado por Simião, Wilson, Belusso entre outros e segue lá. Todo mundo já percebeu que com ele nosso acesso está muito ameaçado, menos a diretoria, que segue bancando, assim como bancou Forner e banca Augusto Oliveira.
Não consigo entender o que falta para a troca de treinador, se a diretoria acredita que não temos o nome ideal no mercado, então que efetivem Tcheco momentaneamente, já que este não quer a função, até o nome certo aparecer. Na única oportunidade que Tcheco teve fez o básico do básico, sabendo que não temos elenco pra jogar pelas pontas, povoou nosso meio de campo e nos deu uma coisinha chamada POSSE DE BOLA, algo que SEMPRE esteve em nosso DNA, ali tivemos nossa melhor apresentação do ano.
Acesso
Vou ser muito sincero e muito óbvio: jogando desta maneira, não subimos, simples assim.
Para subir precisamos mudar toda uma situação que hoje é muito complexa e intrincada.
- Grupo não está fechado com o treinador;
- Treinador que não tem o grupo na mão;
- Treinador que não consegue dar padrão ao time;
- Falta de profissionalismo do departamento de futebol;
- Falta de conhecimento de futebol no G5;
- Puxa-sacos de plantão que cercam o presidente apoiando um projeto que nasceu morto;
- Confundir convicção com teimosia;
Dos pontos acima alguns são muito difíceis de corrigir neste ano, então vamos focar no que dá para fazer para tentar salvar nosso ano e consequentemente o Coritiba; o chamado fato novo.
Quem me conhece sabe que odeio o turnover, tenho verdadeiro asco pela troca de funcionários sem antes tentar de tudo com eles, mas neste caso sinto que infelizmente a melhor solução é a troca de Eduardo Batista, com isso em tese e se bem feita, eliminamos 3 dos 7 pontos que coloquei acima, os demais são muito mais complexos mas devem ser tratados no ano que vem.
O ano de 2019
Nosso futuro não tem muitos segredos.
Se subirmos teremos uma receita muito superior, mas seguiremos com a necessidade de reconstruir de verdade um clube. Isso implicaria em refazer todo um elenco e todo o departamento de futebol;
Se não subir (toc, toc, toc), estaremos falidos e todo o projeto de sanear o clube, pagar dívidas, montar CT, reformar Couto e várias outras boas ideias irá pelo ralo já que não teremos verba de TV, com este cenário; Samir não terá como administrar (se é que o faz hoje).
Fora Eduardo Batista ou fora Samir?
Eu avisei que Eduardo Batista não serviria quando ele fez sua décima partida, depois disso tivemos mais 9 e o treinador segue lá fazendo das suas, pedindo jogadores, substituindo mal, entregando de bandeja partidas fáceis e pontos que hoje nos fazem muita falta. Por outro lado, o presidente Samir segue bancando o técnico,assim como banca Augusto. Olhando por este lado, onde você amigo leitor acha que está o erro maior e qual é o mais fácil de corrigir?
Eduardo cai ou não cai?
A informação que tenho é que não, não cai, afinal, apesar de ocuparmos a nona colocação, estamos a apenas dois pontos do G4.
Importante reforçar que sim, estamos a apenas 2 pontos do G4, mas por mais incrível que pareça isso se dá porque os outros clubes conseguem ser ainda mais incompetentes que nós, porém isso não basta, o segundo turno costuma ser ainda mais acirrado e estamos muito longe de passar qualquer confiança de que temos chance de subir, muito pelo contrário.
Novamente peço ao presidente: pare de confundir convicção com teimosia, ou mude seu foco para: retornar a primeira divisão, SE fizer isso em dois segundos vai perceber que mudanças drásticas são necessárias.
Que Deus nos abençoe, porque vamos precisar.
Saudações Sempre Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)