Coração Verde e Branco
15 de maio de 2021 foi um dia histórico para o Coritiba Foot Ball Club. Após 33 anos o Coritiba conseguiu a façanha de ser eliminado na primeira fase do Campeonato Estadual.
Se já não bastasse as derrotas vexatórias para equipes incrivelmente menores, hoje conseguimos perder para o Rio Branco de Paranaguá, o qual estava lutando para não ser rebaixado para a segunda divisão do campeonato paranaense.
Algumas pessoas atribuem o empate do meia da semana e a derrota de hoje ao estado deplorável do gramado. Realmente, jogar na lama ou no potreiro de hoje não oferece as melhores condições, mas isso afeta a ambas as equipes, certo? Mas, e quanto as outras derrotas? E a derrota no Couto Pereira, foi culpa do gramado também?
Ironias a parte, muita, mas muita coisa mesmo precisa ser analisada e ajustada, e isso é para ontem.
Vira o disco João
Eu odeio ser repetitivo, mas estou falando isso a diversos textos: não me incomoda a derrota, mas como perdemos, e o Coritiba não muda, Wagninho segue titular na ponta e eu insistindo que tanto ele quanto Dalberto são banco do Léo Gamalho, mas o pior é a insistência de Gustavo Morínigo em jogar em um 424 quando ataca e no 433 quando defende, qualquer time que tenha 4 meio campistas vai ganhar o meio e por consequência ter mais condições de vencer a partida, se vierem com 5 então, as chances aumentam, isso explica porque a gente não consegue ganhar uma mísera segunda bola.
Neste esquema precisamos que os laterais fiquem mais fixos, que é o que já acontece, e que os dois pontas sejam muito rápidos para oferecer uma transição veloz, porém, como Rafinha está no meio campo e o que eu acabei de falar acima sobre Wagninho e Dalberto, não temos pontas.
Pelo que apurei, o Gringo já foi cobrado esta semana a respeito de seu modelo de jogo e não deve alterar o mesmo, foi assim que ele teve destaque com o Libertad e é assim que ele gosta de trabalhar.
Outro ponto que me chama muito a atenção é que este mesmo time costumava marcar lá em cima, ficar na garganta do adversário, trocar passes em velocidade e isso acabou, mas por quê? O que aconteceu?
O Grupo dos 12
Outro ponto que merece muito destaque é a qualidade dos jogadores contratados; Follador falou aos 4 ventos que teríamos um grupo de 12 pessoas CAPACITADAS para analisar todas as contratações e que jogadores de 50 mil faríamos em casa, pois bem, então quem aprovou Taílson, Wellington Carvalho, Valdeci, Wagninho, Dalberto e mais recentemente Willian Alves? Temos certeza de que Luizão não pode suprir um craque como Willian Alves que atuava sem destaque no modesto Chaves da segunda divisão portuguesa? Em minha opinião Thiago Gasparino e Paulo Aquino devem ser cobrados duramente e dar explicações quanto a estas e outras contratações.
Sem perder tempo
Conforme apurado, a diretoria se reúne amanhã cedo para discutir resultados e ações a serem tomadas e eu não estranharia se sobrasse para Gustavo Morínigo, mas repito, mesmo que isso aconteça, os culpados por encher as prateleiras do Coritiba de jogadores inúteis seguem lá e teremos perdido toda a pré-temporada.
Espero sinceramente que na reunião se defina a contratação do segundo grande reforço para o Coritiba citado por Brunoro, assim como todos os demais que são muito necessários, e que o grande jogador não seja o que me falaram que estamos namorando, porque esse de grande só tem o nome, que por acaso é no diminutivo.
Respondendo a pergunta
Sim, em meu ponto de vista é sim o momento de caça as bruxas e devemos buscar os responsáveis por essa campanha desastrosa e por contratações absurdas, agora, se deve sair alguém, quem deve sair ou quais as ações devem ser tomadas cabe a diretoria definir, eu cortaria Paulo Aquino e muito possivelmente Gasparino amanhã mesmo e Morínigo ficaria com as barbas de molho.
E você o que faria?
Saudações Sempre Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)