Coração Verde e Branco
Hoje gostaria de pedir licença ao amigo leitor e usar este espaço para dar voz a um grupo de pessoas que tem buscado mais espaço para poder ajudar nosso amado Coritiba Foot Ball Club, a torcedora Coxa Branca. Pensando nisso entrei em contato com a idealizadora do Movimento Mulher Coxa Branca, Rafaela Lima para um bate papo a respeito do tema e do novo perfil das torcedoras do clube.
Olá Rafaela, bem vinda do Coração Verde e Branco. Poderia por favor se apresentar ao torcedor Coxa Branca e leitor do COXAnautas?
Me chamo Rafaela, tenho um filho de oito anos, sou casada e frequento o Couto Pereira desde 1998. Por ser uma tradição de família, o Coritiba sempre esteve presente nas reuniões familiares, avô, pai, irmãos. Desde que entrei pela primeira vez no estádio me apaixonei e levo comigo esse amor que passo agora para meu filho.
Como surgiu o Movimento Mulher Coxa Branca?
Sempre quis fazer algo pelo Coritiba e não sabia o que, então em uma conversa com amigos, e vendo que a política estava tão presente na vida das pessoas, pensei em criar algo para beneficio das mulheres que frequentam o Couto, mas não apenas participar da vida do Clube em dias de jogos, e sim no dia-a-dia.
Qual o objetivo do Movimento Mulher Coxa Branca?
Procurei ler o estatuto do clube e nele percebi que o principal plano para mulheres (Sócio Lady), não dá direito a voto, ou você paga o valor mais alto das categorias, ou não tem direito.
O objetivo do movimento é fortalecer a mulher politicamente dentro do clube, é sabido que a mulher em um ambiente tão masculino pode mudar a forma e a postura dos mesmos, por ter uma visão mais humana das situações que muitas vezes a precipitação masculina perde o foco. Outra pesquisa apontou que as Coritibanas são as que mais gastam com materiais originais do Clube.
O primeiro passo seria eleger mulheres como conselheiras, e apresentar projetos visando o público feminino.
Qual você acredita ser a maior dificuldade para aumentar a participação feminina na vida política do clube?
Em um ambiente tão masculino não é fácil encarar de frente o preconceito, e o machismo que ainda existem na sociedade, ainda mais no meio do futebol. Mas com as mulheres cada vez mais presente nos estádios, a violência tende a diminuir, isso atrai crianças que são o futuro torcedor, famílias inteiras se associam e isso gera lucro para o clube.
Você acredita que a obrigatoriedade do investimento no futebol feminino por parte dos clubes da Série A, possa ser interessante para o crescimento do esporte?
O primeiro passo para a mudança está agora na obrigatoriedade dos clubes da Série A também investirem na formação de um time feminino. Acredito que com mulheres na política do clube isso torna revelação e um desenvolvimento sadio na categoria, e claro usar a marca do clube com mulheres é muito vantajoso, sabendo que em questão de vaidade e consumo, mulheres superam os homens em vendas de roupas e assessórios.
Você tem conhecimento de um movimento parecido no Brasil?
Procurei me informar e não encontrei projetos parecidos em outros clubes. Gostaria que muitas mulheres pudessem se inspirar e transformar a visão política que existem hoje nos clubes brasileiros. Acredito que isso leva tempo, algo de médio a longo prazo, onde os maiores beneficiados são os clubes, principalmente financeiramente.
Já pensou em abrir a participação do movimento para torcedoras de outros clubes?
A um tempo atrás, uma torcedora do a.paranaense (editado para manter o padrão do blog) me procurou. a ideia era unir forças. Estamos amadurecendo algumas questões, espero poder um dia ter feito algo para que mulheres sejam respeitas em qualquer local, inclusive no futebol.
Como as torcedoras podem entrar em contato contigo ou fazerem parte do Movimento?
Muito simples, basta acessar a página do Movimento Mulher Coxa Branca no facebook.
Saudações Sempre Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)