Coração Verde e Branco
Finalmente houve a reapresentação do elenco do Coritiba, o qual agora realiza exames e depois segue para Foz do Iguaçu para a famigerada pré-temporada.
Neste período sem bola rolando, o Coxa contratou, dispensou, teve jogador especulado, negociou e não deu certo, enfim, a loucura de todo ano e que é normal em qualquer clube. Neste texto vamos tentar deixar todas as informações um pouco mais redondas e obviamente colocar minha opinião a respeito do tema, mas antes de começarmos, precisamos ter em mente algumas coisas:
O time está sendo montado do modo que o Carpegiani quer, ou seja, os jogadores contratados devem possuir as características que ele pede;
Carpegiani quer um time rápido na frente e com laterais defensivos, isso por si só explica muita coisa;
O Coritiba segue sofrendo problemas financeiros, deste modo, jogadores caros devem sair e o teto deve ser respeitado.
Defesa
Conforme dito acima; Carpegiani quer um time veloz na frente e com poder de marcação atrás, por isso os laterais e volantes deverão ter forte poder de marcação. Bons laterais evitarão que ele transforme um ótimo zagueiro, como Juninho, por exemplo, em um lateral “meia boca”.
Infelizmente isso também explica a não utilização de Carlinhos, que apoia muito bem, mas acaba deixando espaço para contra ataque.
A chegada de Willian Matheus deve culminar com o retorno de alguém da posição em nossa lateral esquerda, afinal, foi um pedido do treinador. Na direita, Dodô vai disputar posição com Rodrigo Ramos, que retornou da Liga Norte Americana.
Agradou-me muito a contratação do volante Jonas, atleta de muita pegada, mas que precisará de um bom trabalho psicológico para evitar expulsões desnecessárias. Outro volante que me agradou muito foi Matheus Galdezani, que tem bom passe e pode ajudar na saída de bola.
Estou muito empolgado com a chegada dos dois volantes e acredito que serão não apenas contratações, mas reforços e, junto com Alan Santos, farão um ótimo trabalho.
Com a chegada desses jogadores, João Paulo e Edinho, devido aos altos salários, devem ser emprestados.
A defesa deverá contar ainda com Romércio e Geovane como opções para PCC.
Meio Campo
Aqui está, em minha opinião, o problema de nosso atual elenco. Com as saídas de Veiga, Gonzalez e Juan, ficamos apenas com Thiago Lopes, que deverá ser usado como lateral, Kady e Ruy, que não apresentaram futebol suficiente para assumirem a responsabilidade pela armação das jogadas e Yan, que tem moral com o treinador, como meias criativos e o recém contratado Thiago Real, jogador formado no Coritiba que rodou por diversas equipes sem mostrar futebol em nenhuma delas. A meu ver, uma contratação, muito, mas muito equivocada.
Importante citar que tanto Juan quanto Gonzalez receberam uma proposta do Coritiba. Juan, com uma proposta igual ao contrato atual, e Gonzalez com redução de salários e pagamento por produtividade, algo extremamente justo, devido à altíssima quantidade de lesões do jogador.
Outra informação que chegou até mim é que a esposa de Gonzalez não teria se adaptado ao Brasil e queria voltar para a Venezuela. Isso explicaria porque ele fechou com o La Guaira e não com outro interessado.
Ataque
Acredito que nossa linha de frente deverá contar com Rildo Kleber e Neto Berola (assim que este reúna condições de jogo).
A saída de Kazim se deu pelo alto salário. Eu gostava muito do gringo e acreditava que ele renderia muito em 2017 após a pré-temporada, mas tenho consciência dos valores e da situação financeira do clube e entendo a decisão. Desejo toda a sorte do mundo ao Kazim, mas acho que ele escolheu o time errado para jogar.
Ainda como opções para o ataque, com o empréstimo de Evandro para o Red Bull e Rafhael Lucas para o Mirassol, temos Lago e torço muito para que Gustavo Mosquito e Índio recebam chances com Carpegiani.
Apostas ou burradas anunciadas?
As contratações de Werley, Marcio, Leo Santos, Thiago Real e Yilmar Filigrana me soaram muito estranhas e, sinceramente, não gosto da ideia de nos livrarmos de um monte de tiriças e enchermos novamente a prateleira com jogadores sem condições de vestirem a camisa de um clube de primeira divisão. Torço muito para que sejam gratas surpresas e não novas versões de Conceição, Felipe Amorin, Bernardo e Braguinha, mas sinceramente não consigo entender como dois zagueiros que não se firmaram em lugar algum, um atacante reserva da segunda divisão colombiana, um meia/atacante reserva do Náutico e um meia, revelado na casa, que rodou por diversos clubes sem se firmar ou deixar saudade em nenhum e que foi contemplado com a titularidade no Troféu Bola de Lata, concedido aos piores jogadores do ano (no caso, 2016) podem ser úteis ao Coritiba.
As perguntas que ficam são:
Carpegiani aprovou as contratações?
Essas contratações passaram pelo UNIFIC?
Foram contratados com que custo?
Vieram por qualidade ou como favor para alguém?
Especulações e negociações
Thiago Longuini – meia – a informação que tive aqui em Santos é de que Dorival Jr. pretende utilizar o atleta em 2017;
Henrique Almeida – atacante – entre Coritiba e Grêmio já estaria tudo acertado, porém, os empresários do jogador teriam preferência por tentar colocar o jogador em times do eixo;
Matías Suarez – meia – o que chegou até mim seria que Coritiba, Belgrano e atleta teriam chegado a um acordo, mas de repente o jogador decidiu que queria vir apenas no meio do ano;
Ricardo – volante – destaque no Luverdense, o Coritiba aguarda uma resposta do jogador. O que me foi passado é que a data limite teria sido ontem;
O Coritiba deve tomar muito cuidado. Se ele está se desfazendo de jogadores caros, em sua grande maioria que não apresentaram resultados satisfatórios, não adianta repor esse monte de tiriças caras com outro monte de tiriças. Lembrando que um atleta que venha com custo de R$ 1, se não der resultado, custou caro, visto que o dinheiro foi desperdiçado e ele acaba por tomar o lugar de alguém da base.
Esse período de entressafra entre o fim do Campeonato Brasileiro e o início do Estadual é muito profícuo em boatos, afinal, os jornais precisam continuar vendendo e as rádios transmitindo. Adicione-se a isso, o dinamismo do futebol, o que faz com que todo um cenário seja alterado em 20 minutos. É importante frisar que muita gente cria boatos com intuito de valorizar um jogador, por haver entendido errado uma informação ou pelo simples prazer de criar confusão, o que é agravado pela velocidade de compartilhamento das redes sociais e do whatapp.
Tenho certeza de que ainda teremos saídas e chegadas no Coritiba e muito provavelmente a semana que vem trará novidades, as quais espero se sejam boas, e não, uma nova sensação de dormir sonhando com a chegada de Suarez e acordar com a confirmação de Thiago Real, algo que realmente acaba com o fim de semana de qualquer torcedor que se importe minimamente com o clube.
Saudações Sempre Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)