Coração Verde e Branco
Estréia de treinador sempre vem repleta de esperança, em especial quando ocorre em um time que havia perdido 4 partidas seguidas e jogando muito mal, pois bem, Jorginho, treinador do acesso está de volta e assumiu após uma boa partida contra o RB Bragantino sob o comando de Mozart.
Eu fui a favor da contratação de Jorginho pelo fator vestiário, atleta multi campeão e com moral com a boleirada, fala a língua dos atletas, conhece todas as manhas da turminha, conhece grande parte do elenco, ao meu ver conseguiria motivar o time e botar na linha vários personagens desnecessários que temos, ou ao menos, passar a Paulo Pelaipe, a incumbência de se livrar das laranjas podres.
Outro fator muito importante de Jorginho é que não acredito que com ele alguém vá se meter na escalação, algo muito comum em treinadores mais novos e inexperientes. Por fim, não temos como negar que a troca na comissão técnica foi um upgrade, em especial na saída do fraquíssimo Pastana, muito defendido por Samir, mas que causou um dano enorme ao clube o qual vamos levar muito tempo para corrigir. Pelaipe tem muito mais acesso a outros clubes e poderá nos ajudar a nos livrarnos de um monte de titicas, as quais se eu começar a nomear aqui teremos praticamente um Penha lotado.
A estréia de Jorginho
Falando um pouco de bola: hoje tivemos a re-estréia do novo treinador e apesar do pouco tempo de treinamento eu achei horrível, ainda pior do que eu esperava.
Estava muito claro na minha cabeça que apesar do discurso bonito, Jorginho joga um futebol reativo, muitas vezes por um contra ataque ou uma bola; aquela faltinha marota que o zagueiro guarda de cabeça ou um pênalti que a gente encontra, mas o futebol hoje foi ainda pior do que eu imaginei; jogando contra um fraquíssimo Sport conseguimos levar alguns sustos e apresentar um risco praticamente nulo ao adversário. Nossa posse de bola de mais de 60% foi ilusória e inútil porque o time não avançou, fora isso, peças que antes haviam se apresentado razoavelmente bem como Neilton e Jonathan por exemplo hoje foram horríveis.
Imaginemos assim: eu acreditava que jogaríamos no contra ataque com Robson, Neilton, Jonathan e William Matheus tentando municiar a Sassá e quem sabe com Robson e Neílton tendo algumas chances, não acreditava que sairia algo do meio de campo porque esse não existe, mas na realidade o que aconteceu é que entramos com o patético Patrick Vieira, William Matheus ficou muito preso, assim como Neílton, que foi peça nula hoje e o meio foi o fiasco de sempre, em suma: a gente poderia até ter uma flecha, mas não tinha um arco.
Mas se alguém espera por um futebol vistoso, de grande pressão no adversário e com um Coritiba jogando na garganta, pode tirar o cavalinho da chuva, o Jorginismo não prega isso, mas se der resultado a gente não vai se importar, certo? Precisamos apenas ter cuidado e diferenciar jogar feio e jogar bem, mesmo com um futebol reativo, temos que jogar bem, senão os possíveis resultados positivos não se sustentarão, e a primeira coisa é acertar a parte defensiva e definir como a bola vai chegar na frente em condições de gol.
O pênalti sofrido por Robson e o gol de Sabino nos tiram da zona, mas não passam a segurança de que mesmo jogando um futebol reativo teremos mais tranquilidade, muito pelo contrário, mas ao menos nos dá a esperança de que com um pouco mais de tempo, treinamento e reforços podemos tomar menos sustos e sofrer menos este ano, aí é torcer para que alguém sério assuma o Coritiba.
Reforços
É sabido que Paulo Pelaipe já está buscando por reforços no mercado, no inicio da próxima semana já deve pintar o volante Hugo, mas a meu ver, um ponta, um meia, porque pra mim Giovanni não é meia e nem jogador pra primeira divisão, sendo muito superestimado por ter marcado um gol importante, mas que na verdade não fez mais do que 3 partidas razoáveis e Giovane Augusto deve morar no DM, e um 9, simplesmente porque acho o Sassá extremamente superestimado. Isso pra começar, mas pra isso a gente tem que aliviar a folha, René Jr. já foi, Nathan Silva já deve estar de bilhete comprado, assim como Ruy e Iago, mas como eu disse acima, em minha opinião tem muito gente na fila.
Eleições
Como muitos devem saber, existe uma tentativa de unir as chapas e evitar as eleições, algo que acredito ser muito difícil, Vialle não abre mão da presidência, Follador está muito bem organizado, já está buscando fechar o G5 e não está de acordo com o ponto de vista de Vialle e convenhamos, ninguém quer o Samir, mas pessoas muito inteligentes e importantes como Giovani Gionédis e Vison Ribeiro de Andrade buscam esse apaziguamento e a união.
Infelizmente VRA me confirmou que não deve se candidatar, o que poderia sim ajudar neste ponto de união, desde que apoiado por GG, sendo assim, devemos ter uma eleição a qual apesar do puxa-sacos de miolo mole que pouco se importam com o Coritiba e apoiam o atual mandatário, acredito que seja somente entre Follador e Vialle.
Saudações Sempre Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)