Coração Verde e Branco
Se você não está retornando ao planeta Terra depois de merecidas férias em Urano ou de uma semana de meditação em um mosteiro no Himalaia, sabe que não se fala em outra coisa no mundo, que não, a possível contratação de Ronaldinho Gaúcho pelo Coritiba Foot Ball Club.
No começo todos acreditavam que não passava de mais uma desinformação de um notório torcedor do time das terras baixas, que já prometeu aposentar a máquina de escrever, mas que ainda não o fez. Pois bem, não era mentira. Juliano Belletti, Diretor Executivo Internacional do Coritiba, realmente conversou com Ronaldinho Gaúcho e levou a ideia para a diretoria.
Durante a semana, muitas notícias foram divulgadas a respeito da possibilidade de R10 vestir nosso manto, de negativas veementes de Pedroso à afirmação de que existia uma negociação, por parte de Alceni Guerra.
Animada com a possibilidade, a torcida do Coritiba quebrou a internet pedindo a contratação do meia. Movimentos como #VEMBRUXO e #TRAGAMOBRUXO tomaram conta das redes sociais e com certeza forçaram a diretoria a dar ouvidos à Juliano Belletti com relação ao projeto.
De minha parte, sou totalmente a favor da contratação de Ronaldinho Gaúcho. Vejo uma grande possibilidade de exposição internacional, aumento absurdo nas vendas de camisas e crescimento da quantidade de sócios, bem como ganho de visibilidade, o que levará a patrocínios tanto de placas quanto em nosso uniforme. Dentro de campo, não posso negar que temos uma incógnita. Se jogar, seguramente teremos o melhor jogador do Estadual e um dos melhores do Brasileirão. Obviamente não espero que Ronaldinho tenha o mesmo desempenho de seus tempos de Barcelona, mas também não acredito que ele vá fazer corpo mole ou se negar a jogar.
O que pode favorecer a negociação?
Devemos levar em consideração que quem está negociando para trazer o Bruxo para o Alto da Glória é Belletti, amigo do atleta e que jogou com ele no Barcelona de 2004 a 2007. Não acredito que R10 vai arriscar a colocar o amigo em maus lençóis.
Vejo na amizade com Belletti o grande trunfo para R10 fardar com nosso manto. Por outro lado, existe ainda o fato de que ele terá uma responsabilidade muito menor com nosso calendário, o qual exclui Libertadores e Sul-Americana.Sendo assim, terá uma rotina de jogos e desgaste menor.
O que pode atrapalhar nosso sonho?
Assis. É sabido que o irmão e empresário do atleta gosta de fazer leilões e basta lembrar do que ele fez com o Grêmio quando levou o irmão para a Gávea.
Não podemos deixar de citar que o nome não é uma unanimidade dentro da diretoria do Coritiba, o que não deixa de ser normal. Se por um lado Alceni Guerra apoia o projeto, Ernesto Pedroso e Gilberto Griebeler não o consideram apropriado, sendo que este último declarou publicamente que uma campanha de marketing nos moldes da que se está planejando para Ronaldinho Gaúcho seja realizada com Kleber Gladiador, o que para mim não faz o menor sentido. Não nego a importância de Kleber, mas daí a comparar seu alcance comercial com o de Ronaldinho Gaúcho são outros quinhentos.
De meu lado, já estou sonhando com a polícia tendo que ser chamada para conter a invasão no aeroporto quando formos buscar Ronaldinho Gaúcho, carreata para o Couto Pereira, Coritiba Store fechando as portas por falta de camisas, central de sócios trabalhando 24 horas para suprir a demanda. E dentro de campo? Como não fechar os olhos e visualizar Ronaldinho olhando para o Pro-Tork e dando um tapa na bola para Rildo passar a 250km/h do outro lado ou enfiando aquela bola marota entre dois zagueiros para Kleber chegar enchendo o pé para estufar as redes. E as faltas? Goleiros desesperados sem saber se a bola virá por cima ou por baixo, o que de pouco adiantará, visto que ela vai morrer no fundo das redes de um jeito ou de outro. E a briga no Coritiba Experience pelo privilégio da compra da camisa de jogo de R10? E o melhor de tudo, o Bruxo correndo para nossa torcida comemorando com seu famoso sinal.
Não posso negar que estou me divertindo muito com o descontrole que tomou conta da cidade. Se de um lado temos torcedores Alviverdes eufóricos com a possibilidade, de outro temos a torcida da Sapolândia e seus representantes da imprensa em completo desespero, tentando de todo modo convencer o mundo de que Ronaldinho Gaúcho é um ex-jogador, mas que Carlos Alberto, este sim é craque. Torcida Coxa Branca, não se iluda, eles estão se borrando de medo, consigo até mesmo ver o pânico nos olhos do vovô e seus netinhos.
Para ajustar internamente
Novamente o Coritiba tem duas palavras. Pedroso fala que Ronaldinho Gaúcho foi oferecido e descartado e Alceni Guerra diz que está 80% fechado.
Primeiramente ninguém tem que falar nada; boca fechada não entra mosquito e conserva uma negociação.
O pior é notar que novamente o fato ocorre quando Pedroso começa a se envolver no futebol e Alceni resolve aparecer, o que sempre se dá com assuntos polêmicos, antes era com um novo estádio e agora lançando uma porcentagem que nem de perto reflete a realidade da negociação. O Coritiba é uma instituição séria e não deve ser tratada como palanque. O correto seria fazer como Belletti está fazendo e conduzir em sigilo.
Henrique Almeida
O centroavante já esteve muito próximo do Alto da Glória, depois muito longe e agora, aparentemente, está com quase tudo acertado para voltar a vestir nossa camisa. O quase fica pelo fato de o Grêmio continuar tentando nos dar um chapéu e mandar o camisa 91 para o Vasco, o qual pagaria um percentual maior dos salários do jogador.
Na teoria ele realizará novos exames na segunda-feira em Porto Alegre e então deverá ser dispensado para se juntar ao grupo em Foz do Iguaçu, o que era esperado para ter ocorrido na sexta-feira. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
Importante frisar que a vontade do jogador, ao menos o por hora manifestado, seria a de voltar a vestir nossa camisa.
Copinha
Infelizmente, o Coritiba foi eliminado da Copa SP de Futebol JR pelo Corinthians, algo que poderia ter sido evitado se tivéssemos entrado com o time principal e vencido o Matiqueira.
Sou da opinião de que categoria de base serve única e exclusivamente para revelar jogadores, portanto, não me incomodo se ganhamos um campeonato ou não. O que eu quero é que atletas sejam descobertos e utilizados no profissional, visto que estes podem gerar receita para o clube.
Desta safra que foi eliminada ontem gostei muito de Julio Rusch, Romércio, Lalau, Gustavo Mosquito e Gustavo Índio e espero vê-los com o time principal já para este certame. Se estes meninos corresponderem, teremos obtido um grande êxito com esta safra da base.
A semana promete novidades e eu gostaria muito que fossem as confirmações de Henrique Almeida e , principalmente, de Ronaldinho Gaúcho.
Saudações Sempre Alviverdes
#VEMBRUXO
#TRAGAMOBRUXO
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)