Coração Verde e Branco
Eu realmente não gosto de escrever quando as coisas não estão do jeito que esperava, mas a partida de hoje me tirou da clausura.
Novamente apresentando um futebol abaixo do esperado, com muitos erros principalmente no ataque e ainda com sinais de falta de entrosamento, o Coritiba novamente empatou em casa contra o São Joseense.
Sem Kaio, que tomou o terceiro amarelo e Manga expulso, o Coritiba formou o ataque com dois jogadores que eu considero os maiores erros de contratação deste ano, o fraquíssimo Willian Pottker e Robson, pelo qual pagamos R$ 2M, o que em minha opinião coloca essa repatriação no mesmo nível de Alex Muralha.
O Coritiba tentou, pressionou, teve mais posse de bola, sofreu poucos sustos, teve um pênalti não marcado, mas mesmo assim errou demais na hora de concluir a gol, perdeu chances claríssimas com Robson e Rodrigo Pinho, mas faltou inteligência, organização e até qualidade.
Você vai encontrar dezenas de textos falando sobre a partida, então vou focar no que realmente me preocupa, qualidade do elenco.
Eu entendo que o elenco segue em formação e a boa notícia é que em meu ponto de vista já temos uma equipe bastante superior a de 2022, vamos tentar pontuar por posição:
Goleiros
Aqui não tem muita discussão; Gabriel é titular absoluto e um dos melhores que tivemos nos últimos anos. A chegada de Luan Polli garante um bom reserva e libera Muralha para retornar ao Mirassol. Muralha em meu ponto de vista não é mau goleiro, mas precisa jogar em um time sem pressão de torcida, Mirassol, Cascavel, São Joseense e até o cap seriam boas opções para ele.
Laterais
Nas laterais infelizmente me decepcionei com Victor Luis, eu realmente esperava mais do camisa 26 e vejo muito potencial em Natanael, minhas fontes dizem que ainda estamos buscando outros dois jogadores para a posição.
Zagueiros
Esse era o setor que mais chamava atenção, infelizmente Henrique já não tem velocidade para a Série A e Márcio não tem entrado bem.
A chegada de Kuscevic reforça muito a nossa defesa. Eu não tenho grandes expectativas com Bruno Viana e pelo que escutei seguimos buscando mais um zagueiro.
Volantes
Aqui é onde considero que temos nossas melhores opções:
Bruno Gomes é um monstro, Jesus Trindade sempre muito bem e muito regular, eu realmente espero que o Coritiba consiga adquirir o passe do jogador, o qual para mim é importantíssimo para o time e agrega muito valor ao elenco.
Willian infelizmente já mostra sinais de que a idade começou a chegar, mas ainda é muito útil, e ainda temos Júnior Urso que se machucou na primeira partida e pelo jeito foi capturado pela Caverna do Dragão do DM e Andrey que está em fase de transição para retornar de uma cirurgia bastante complicada após quase 9 meses.
Meias
Esse é um setor complicado
Boschilia além de caro e de não ter mostrado absolutamente nada até agora, também parece ter se perdido na Caverna do Dragão.
Regis é um jogador que foi muito mal em quase toda a temporada passada, tendo melhorado nas rodadas finais, eu tenho gostado dele no estadual, nada espetacular, mas útil, bem diferente de Biel, por exemplo.
O frisson causado com a contratação de Marcelino Moreno para mim ainda não se justificou. É inegável que o camisa 10 tem muita qualidade, mas em meu ponto de vista segura demais a bola e oscila demais de uma partida para outra. É verdade que grande parte disso que estou apontando se deve ao treinador que diversas vezes o escala como ponta e não como meia.
Fora os citados acima, na semana passada chegou Liziero, jogador que se estiver afim de jogar vai ser muito útil ao Coritiba
Ataque
No ataque a grande surpresa é Kaio, o jovem piá do Couto vem se destacando demais e se tornou nossa melhor opção na frente. Inteligente, rápido e jovem, o camisa 37 deve ter um excelente futuro pela frente se conseguir manter a cabeça no lugar.
Alef Manga é outro de nossos destaques e acredito que nossa referência no ataque, já Rodrigo Pinho eu colocaria na mesma bandeja de Marcelino Moreno, o camisa 9 tem qualidade, se posiciona bem mas parece ter menos faro de gol do que o necessário.
Neste momento eu tenho dúvidas se realmente não deveríamos buscar um centroavante titular ao invés de um reserva para Pinho
Como eu disse no inicio do texto: acredito que temos um elenco superior ao de 2022 e temos tudo para melhorar ainda mais, porém, o rendimento passa pelo comando do time e Antonio Oliveira me preocupa muito; algumas decisões do nosso treinador me parecem equivocadas, bem como as substituições as quais quando não são exatamente as mesmas de sempre, me parecem ineficientes, porém, é obvio que a falta de opções ajuda, e como já disse: ainda estamos em formação.
Mas e você torcedor, como está enxergando o elenco, quais suas expectativas?
Em outro momento eu volto pra falar sobre a proposta de mudança do escudo ;)
Saudações sempre Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)