Coração Verde e Branco
O atleTIBA deste domingo, mesmo não tendo sido realizado, teve dois vencedores, Coritiba e a.paranaense, se mostraram vitoriosos em não se curvarem a uma ordem absurda do Presidente da inócua Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury. Mas o absurdo ocorrido mostra bem ao lado de quem está a federação e ajuda a explicar porque o futebol do Paraná está mais fraco a cada dia, perdendo em representatividade até mesmo para SC.
A primeira coisa que precisamos entender é que o mudo segue em mudança e as tecnologias em constante evolução. A TV como nossos pais conheceram deixará de existir, se é que já não deixou. Antigamente, novelas em horário nobre da maior rede de TV do Brasil atingiam índices de audiência sempre acima de 40 pontos, e hoje raramente chegam a metade disso.
A popularização dos canais a cabo e principalmente o Netflix, a qual com seriados de qualidade e uma grande possibilidade de filmes a preços muito honestos, aliados a facilidade da mobilidade mostraram ao brasileiro que existe vida e opções fora caixa preta e se tornaram grandes responsáveis por essa mudança cultural, alie-se a isso a internet e com ela o Youtube, onde além de clips musicais você pode assistir a diversos filmes e programas dos mais variados gêneros. O futuro é um rolo compressor muito forte e a única maneira de se bloquear isso é restringindo o acesso a internet.
Brevemente explanado meu ponto de vista a respeito das novas tecnologias de entretenimento, vamos ao atleTIBA.
Coritiba e a.paranaense não aceitaram a proposta da RPC para a transmissão de suas partidas, deste modo, os jogos dos dois times podem ser acompanhados somente in loco ou no radinho (incluindo as web rádios);
Como estamos tratando do maior clássico do nosso estado, os clubes decidiram transmitir a partida via internet, através de seus canais oficiais no Youtube e Facebook, isso seria feito de modo GRATUITO;
A decisão da transmissão via internet está sendo divulgada a mais de uma semana;
Isto posto vamos lembrar que os clubes entraram no gramado, cantaram o hino e quando Kleber estava pronto para dar a saída, o quarto árbitro decide que tinha alguma coisa errada e que não poderia iniciar a partida.
Em nota a FPF alega que a partida não foi realizada porque existiam pessoas sem credenciamento dentro do campo, o que pode até ser verdade, mas em hipótese alguma é um motivo para não se realizar uma partida. Um ser humano razoável e inteligente, acionaria a Sra. Julia Abdul, responsável pelos credenciamentos da FPF, a qual estava no estádio, esta faria seu trabalho e depois a FPF multaria os clubes, os quais com certeza recorreriam da decisão, mas aqui estamos falando de Hélio Cury. Para mim é óbvio que a falta de credenciamento não foi a razão da proibição da partida, Hélio Cury proibiu porque a FPF recebe da TV e quis comprar briga com os maiores clubes do estado, e perdeu, foi simplesmente MASSACRADO por TODOS os programas e jornais esportivos do país. Seus argumentos eram tão frágeis que de tão nervoso que ficou, em nenhuma entrevista conseguiu se defender com algo razoável, tendo inclusive usado a briga pela carga de ingressos como defesa.
O problema para Cury é que existe um vídeo onde o quarto árbitro da partida, Sr. Rafael Traci claramente diz: "...Vem do próprio presidente Hélio Cury, o pessoal não pode transmitir porque não é a detentora do campeonato. É isso que a gente recebeu de informação. Se continuarem eles dentro do campo, nós não podemos ter essa partida". Vamos pensar um pouco, se fosse apenas a falta de credenciamento, bastaria o árbitro chamar o policiamento e mandar retirar de campo, os profissionais trabalhariam das arquibancadas, porque não o fez? Simples, porque não era esse o problema.
Vamos de novo: Coritiba e a.paranaense não fecharam acordo com ninguém, deste modo, são detentores de seus direitos de imagem e iriam transmitir a partida de forma gratuita, mas se quisessem poderiam ter vendido para Esporte Interativo, Rede Record, SBT ou qualquer outra.
O que acontece agora?
No momento que estou escrevendo este texto, a cúpula da FPF está reunida com o trio de arbitragem para finalizarem a súmula da partida e é óbvio que o árbitro vai colocar o que mandarem, depois disso, a FPF terá que decidir se vai realizar outro jogo ou determinar W.O. duplo. Eu acredito que opte pela segunda opção, visto que com outra partida, Coritiba e cap vão novamente partir para a transmissão via Youtube, vão fazer o credenciamento e Hélio Cury vai ter que colocar o rabinho no meio das pernas. Com W.O. tenho certeza que os dois clubes irão ao TJD-PR e se necessário ao STJD, expondo ainda mais a máfia das federações e a vergonhosa ação de Hélio Cury.
Anotem isso, Coritiba e cap iniciaram neste domingo, algo que será tendência em poucos anos, podendo até para 2018 pensar em transmissões pagas de todas as suas partidas via canais oficiais.
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
Saudações Sempre Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)