Coração Verde e Branco
E finalmente, depois de 4 derrotas e um empate o Coritiba voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Foi duro, foi complicado, insistimos em fazer bobagem, os árbitros insistem em aplicar no mínimo 5 minutos de acréscimo contra nós, mas desta vez ao menos os três pontos vieram.
Coritiba e Sport fizeram um jogo feio, truncado, o que reflete a posição dos dois na tabela. O time do Nordeste levava a vantagem de ter Diego Costa, nós, de termos a torcida.
Antes da partida eu conversava com amigos aqui do Estado de São Paulo a respeito do time do Coritiba e apesar de termos a defesa mais vazada do campeonato, ao lado do atlético Mineiro, incorri na bobagem de dizer que o sistema defensivo não é nosso problema, e sim o ataque, e que Luccas Claro, não pode ser reserva de Rafael Marques.
Pois bem, foi só falar o acima descrito para o Coritiba queimar minha língua. Não vou entrar no mérito dos gols contra o Coritinthians porque nosso erro lá foi o de recuar para quase dentro de nossa área e de ter 4 chances e não matar o jogo, o mesmo contra o Santos, se essas bobagens foram graves, hoje estivemos de parabéns. Deixar um atleta com a qualidade de Diego Souza chutar 3 malditas vezes, COMPLETAMENTE SOZINHO, sendo que 3 outros jogadores ficaram apenas olhando e torcendo e depois deixar o mesmo Diego Costa sair de trás da zaga e novamente em 3 ficarem olhando é de matar. Pachequinho precisa acertar isso com urgência.
Apesar do acima descrito, continuo acreditando que nossa defesa não é nosso principal problema, visto que vejo qualidade em Luccas Claro, Juninho, Rafael Marques e Wallison Maia. Acredito na zaga e confio na qualidade dos jogadores. O que tem que ser ajustado com urgência é o posicionamento defensivo da equipe, o qual deve começar lá na frete, passar pelo meio e terminar na zaga. O que acontece é que nosso meio está frouxo na marcação, sendo assim, estoura na zaga. Fora isso, existe um grave problema de posicionamento defensivo e a falta de cobertura dos laterais, principalmente na esquerda, onde Carlinhos, hoje o melhor lateral esquerdo que temos no elenco, deixa uma avenida cada vez que sobe ao ataque. A solução para isso seria jogar no 3x5x2. Se Pacheco vai continuar insistindo no 4x4x2, vai ter que ajustar o time e fechar essa avenida para ontem, usando Juan, João Paulo ou Alan Santos, visto que Gonzalez tem que ficar livre para criar jogadas, algo que ele não tem tido liberdade para fazer.
Já no ataque, continuo sem entender porque Leandro e Vinicius, bem como os volantes Fábio Braga e Amaral, seguem no elenco e espero que a diretoria consiga um bom contrato para eles nessa janela do exterior, e obviamente que Kazim-Richards resolva nosso problema de segundo homem no ataque. Também seria bom se o Kleber tomasse vergonha na cara e parasse de se jogar cada vez que uma sombra passar por ele.
Apesar de nossos 3 gols de hoje, nosso ataque não assusta ninguém e adversários melhor qualificados sabem que podem partir pra cima que dificilmente correrão riscos. Foi isso que o Tite fez.
Com as chegadas de Edilson, que hoje fez boa partida, Emerson Conceição, Felipe Amorin e Kazim-Richards, Pachequinho começa a ganhar mais opções, não são um primor, mas esperamos que possam ajudar, mas não podemos esquecer que temos bons valores na base. O volante Júlio Rusch está pedindo passagem e jogadores como Zé Rafael e Lucas Barreto (emprestados), Gustavo Soares (Índio), Gustavo Mosquito e Kady devem ser observados de perto.
Saudações Sempre Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)