Coração Verde e Branco
E hoje Paulo Cesar Carpegiani conheceu sua primeira derrota no Coritiba pelo Campeonato Brasileiro, mas pior do que a derrota, foram os fatores que levaram a ela e as consequências futuras.
O time Coxa começou mandando na partida mas com as lesões de Wallison Maia, novamente improvisado na lateral direita e Neto Berola, após uma entrada criminosa do zagueiro Thiego, que quebrou o tornozelo do camisa 9 Alviverde, que ficará o resto do ano no estaleiro, atrapalharam o esquema tático definido por Carpegiani.
Wallison Maia é zagueiro, mas com sua altura leva grande preocupação ao adversário nas bolas aéreas, bem como garante a marcação no setor, liberando Veiga e Iago para avançarem mais e se aproximarem de Berola e do sempre ineficiente Leandro.
Quanto a Neto Berola, todos se lembram do quão contestada foi sua contratação, mas na mão de Carpegiani, ele cresceu e fez crescer o futebol de Veiga, tornando-se primordial ao esquema do treinador Coxa Branca. Hoje isso ficou bem claro, quando houve a substituição, o camisa 20 do Coritiba começou a jogar muito aberto pela esquerda, desaparecendo do jogo e deixando de fazer o que sabe, que é armar o jogo.
Engana-se quem pensa que o Coritiba foi presa fácil para a Chape, mesmo com todas as dificuldades e mudanças forçadas, o time se portou bem e não saiu vitorioso porque Danilo novamente estava muito bem. Justiça seja feita, esse goleiro vem bem a alguns anos.
Não temos tempo para lamentar, quarta-feira temos pela frente o sempre favorecido Corinthians, como ainda não poderá contar com Kazim, Gonzalez e Ruy por mais umas duas semanas e com Kleber por umas três, eu faria apenas a troca simples de Neto Berola por Evandro. Yan seria uma opção, mas com isso o sistema ofensivo ficaria ainda menos agudo, visto que Leandro deverá seguir sendo privilegiado. Eu já teria chamado o Gustavo Soares (Índio), ou enfiado o Ortega para brigar entre os zagueiros, mas confio no Carpegiani e estou seguro que ele vai conseguir montar um esquema que nos dê condições de vencer a partida e chutar qualquer recordação do setembro negro que nos persegue a alguns anos.
Pela lateral o retorno natural de Dodô, ou por Benitez, caso o primeiro ainda não reúna condições de jogo.
Uma mudança de prisma
Apesar de termos sofrido mais uma derrota para um adversário que briga conosco contra o rebaixamento, gostaria de enaltecer um fator: A muitos anos as bolas alçadas em nossa área em escanteios ou faltas tem sido motivos de pesadelo para nós, mas com um treinador de verdade agora somos nós que fazemos com que o adversário coloque as barbas de molho, ok hoje tomamos o gol em uma bola cruzada onde a defesa toda falhou e deixou Kemps fazer a única coisa que sabe, cabecear, mas tenho visto evolução neste fundamento, principalmente ofensivamente.
Quarta-feira, mais do que nunca o Coritiba precisará do apoio do torcedor Coxa Branca, apesar dos bons resultados obtidos recentemente, seguimos a 2 pontos da ZR, com Internacional na nossa cola e a CBF já dando mostras de que vai ajudar o time colorado. Quanto ao Corinthians, é desnecessário qualquer comentário, sempre jogam com um árbitro no meio e dois bandeiras abertos, e brigando para chegar no G4, temos que fazer pressão para não nos operarem muito e sairmos vitoriosos.
Saudações Sempre Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)