De Boca Aberta
Curitiba sediará o primeiro curso de especialização de Odontologia Esportiva do Brasil
A Odontologia Esportiva apresenta-se como uma nova área da Odontologia e destina-se ao atendimento de atletas de alta performance .Os atletas de alto rendimento têm sua atividade metabólica diferenciada em decorrência do treinamento físico constante e de outras particularidades que as pessoas sedentárias não têm. Se isso os distingue em relação ao alimento que consomem e à imunidade que apresentam, o tratamento odontológico que recebem também deve ser diferenciado. Identificar e tratar o aspecto diferencial dos atletas são funções da Odontologia Esportiva, uma área que envolve não só o cirurgião dentista, mas uma equipe multidisciplinar atenta a problemas que podem ocasionar queda no rendimento do atleta.
Um dos principais cuidados que o profissional precisa ter com o esportista está na utilização de medicamentos. Alguns fármacos utilizados na Odontologia podem levar ao doping positivo. Neste caso, se não for possível substituir o medicamento, é necessária uma documentação específica que justifique, às organizações de campeonatos, a utilização dos mesmos. Nosso país será sede de dois dos eventos esportivos importantes e expressivos que são Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 e a carência de cursos nessa nova área de atuação é evidente. Pela necessidade e importância, abre-se um novo caminho para Odontologia Esportiva. Com a certificação do MEC no início do ano de 2011 a Universidade Positiva de forma pioneira iniciará a primeira turma de especialização da área de todo o país. O curso conta com completa infra-estrutura de clínicas e laboratórios especializados para o atendimento de atletas, além de uma equipe multidisciplinar para o desenvolvimento do curso. Maiores informações no site www.up.com.br ou pelo email nambaodonto@yahoo.com.br
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)