
De Torcedor pra Torcedor
De acordo com a tabela da Série B 2010, estamos há exatos 30 dias do retorno definitivo para a nossa casa, o estádio Couto Pereira. A partida contra a Portuguesa está programada para o dia 18 de setembro - um sábado que promete muitas emoções aos torcedores coritibanos. Ouvi rumores de que esta partida poderia ser remanejada pela CBF, mas confesso que não acredito nesta hipótese. Acredito, sim, na possibilidade de presenciar um dos momentos mais felizes da minha vida de torcedor Coxa Branca.
Após a tormenta gerada pela onda de vandalismo do dia 06/12/2009, com perda de mandos de jogos, com tantos desmandos por parte de CBF, STJD, Rede Globo e afins, enfim, com tantas amarguras que ainda presenciamos, tendo que nos deslocar até a bela Joinville para acompanhar nosso time do coração, como se fôssemos os 'bandidos' da história, o retorno triunfante ao Couto Pereira marcará muito mais do que um simples retorno ao lar - será um acontecimento que merecerá entrar para a história do futebol brasileiro.
O Coritiba Foot Ball Club é, sem dúvida, o primeiro clube do futebol brasileiro que paga por seus pecados. Infelizmente, alguns vândalos travestidos de torcedores cometeram a barbárie e ajudaram a condenar o clube à pena de exílio.
Contudo, quando todos imaginavam ser este o 'início do fim', eis que o clube se organiza, após um ano em que a desorganização foi a palavra de ordem, e mostra para seus algozes - vândalos, procurador e auditores do STJD e a tendenciosa mídia nacional -, a força que carrega sob seu dístico.
Contando com um grupo de jogadores verdadeiramente comprometidos com o projeto de resgate institucional, com uma comissão técnica que objetiva fazer história no clube, com funcionários que dedicam com afinco suas energias em prol da instituição e com dirigentes que demonstram ter o pulso necessário para por a casa em ordem, o Coritiba foi campeão estadual de forma inquestionável, lidera a divisão de acesso do campeonato brasileiro e cumpre com honradez a sua dívida com a sociedade, como bem salientado pelo treinador Ney Franco.
Voltaremos à nossa casa de cabeça erguida. Não é possível afirmar que daqui a um mês o Coritiba ainda esteja na liderança da Série B, mas isso não importa - particularmente acredito que voltaremos para casa como líderes da competição. O que não tenho dúvida é de que ninguém - nunca - poderá nos acusar de nada. Não precisamos de conchavos, de maracutaias ou de negociatas para voltarmos ao nosso devido lugar. Enquanto jogadores flagrados em exames antidoping já estão de volta à ativa, o Coritiba ainda continua fora de casa - mas não há de ser nada.
Agora é hora de fazer os últimos arremates na arrumação de nossa casa. O clube trabalha na manutenção do gramado, na troca das torres de iluminação e nas demais obras necessárias no estádio, mas é preciso ainda mais.
Acredito que o mês que antecede o momento triunfal da volta ao Couto Pereira deva ser de muito trabalho ao departamento de Marketing do clube. Ações promocionais precisam ser a tônica destes 30 dias, buscando explorar (no bom sentido) a carga emocional que envolverá a partida contra a Portuguesa.
É hora de alavancar o plano de sócios e para tanto, sugiro que o clube trabalhe incansavelmente em busca da fidelização daqueles que ainda não se mobilizaram para tal fim. De nada adiantará ficar preso às justificativas de que as promoções feitas até aqui não foram suficientes para tirar estes tocedores da inércia. O momento requer ainda mais empenho e muito trabalho.
Acredito que duas ações poderiam ser desde já implantadas: o aumento do número de atendentes no espaço de relacionamento com o torcedor - anexo ao estádio Couto Pereira e a descentralização dos pontos onde os torcedores possam se dirigir para tornarem-se sócios do clube. A primeira medida certamente evitará a formação de longas filas naquele espaço, enquanto que a segunda ação facilitaria a 'vida' do torcedor - que poderá se tornar sócios do clube sem a necessidade de se deslocar até o Couto Pereira - quando esta alternativa não se apresenta a mais viável.
O momento é de apostar na adesão maciça dos torcedores aos planos de sócios, afinal, a contagem regressiva para o retorno à Curitiba apenas começou!
Que saudades do Couto! Com chuva, frio ou o clima que for, dia 18/09 eu estarei lá, como sócio que sou!
E você torcedor, o que está esperando para ajudar o clube neste momento em que estaremos voltando para casa e precisamos nos unir para cobrir as despesas de todos estes jogos longe do Couto Pereira? Cobremos dos dirigentes, mas façamos a nossa parte. Com equilíbrio e ações de parte a parte, nosso retorno será o marco do nosso ressurgimento.
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)