
De Torcedor pra Torcedor
A Campanha
Colocando em prática toda a vanguarda que marca as ações e conquistas do mais tradicional clube do futebol paranaense, o Coritiba Foot Ball Club recentemente lançou a Campanha "Amo minha terra, torço pelo meu Estado", com a qual mais uma vez deu mostra da sua grandiosidade.
Contrariando a 'lógica', a ação promovida pelo clube não busca arregimentar novos simpatizantes somente para as suas cores. Por extensão, fortalece todos os clubes do Estado ao fomentar na população paranaense o sentimento de paranismo, de amor ao local onde se vive e se sustenta.
Já mencionei neste espaço e nunca é demais lembrar do que precisamos: 'Aos paranaenses o que é do Paraná'.
O lixo enlatado que a grande mídia costuma empurrar goela abaixo dos amantes do futebol, contendo toda espécie de lobby em prol dos chamados times do eixo, precisa ser definitivamente varrido de nosso território.
Você cidadão paranaense que gosta de futebol: valorize o seu Estado, torça para o Coritiba .
Não há dúvida que a receita mais eficaz para o crescimento do futebol do Paraná passa necessariamente pela conquista de títulos de expressão e aí cabe a cada clube a sua própria organização para 'ganhar a dianteira'.
Ao Coritiba muito trabalho e aos seus torcedores a não deserção ao quadro associativo seja por qualquer motivo. O clube precisa cada vez mais aumentar suas receitas em busca das conquistas que nos farão alcançar de forma plena a condição de clube admirado em todo o Estado.
Muito mais que uma atribuição coletiva, é o papel individual de cada torcedor que fará a diferença na prática.
As Camisas
O lançamento dos novos uniformes Coritibanos causou furor e não poderia ser diferente, haja vista a grande expectativa que circundava a chegada na Nike.
Acompanhei todas as manifestações dos amigos blogueiros do Portal COXAnautas, bem como da torcida como um todo pelas redes sociais.
Aprovação/desaprovação; surpresa/decepção; entusiasmo/frustração compuseram as dualidades naturais que se esperava ante a chegada da nova fornecedora de materiais esportivos.
Há cerca de três semanas que antecederam o lançamento do modelo número um da camisa Alviverde, um funcionário da Nike entrou em contato comigo e com outros diversos torcedores Coritibanos a fim de estabelecer um canal aberto para críticas, elogios, sugestões, enfim. Sem dúvida uma ação sem precedentes e que demonstra a seriedade que a empresa espera empregar para atender os anseios da exigente torcida Alviverde.
No dia do lançamento do novo uniforme no Rio de Janeiro, eis a grande e agradável surpresa: a empresa se encarregou de enviar um kit para estes torcedores anteriormente contactados, contendo a nova camisa oficial e um pendrive com alguns arquivos alusivos ao lançamento do novo material.
Desnecessário comentar acerca da satisfação em ter recebido a nova camisa Coxa-Branca em primeira mão, contudo, justamente por buscar utilizar o canal de relacionamento com a Nike, enviei um e-mail com o qual agradeci pelo envio do kit e apontei algumas sugestões que me parecem bastante razoáveis para a formatação dos próximos modelos.
Penso que a parte frontal da camisa ficou muito bacana, no entanto, duas coisas saltaram aos olhos: onde estão as listras horizontais e o número de jogo na parte de trás da camisa? Particularmente penso que uma camisa de time de futebol necessariamente precisa ter o número de jogo às costas e, no caso da camisa um do Coritiba, as listras horizontais devem cumprir toda a volta, sendo interceptadas somente por este número de jogo.
Como nem tudo se resume às críticas .
O modelo número três, por sua vez, sempre será o mais polêmico. Segundo as palavras do presidente Vilson Ribeiro de Andrade: "o modelo número três nasce com data para morrer", ou seja, ao torcedor que aprecia a aquisição das camisas diferenciadas é concedido o 'prazo' de um ano para fazê-lo, pois na temporada seguinte um novo modelo vem para substituí-lo.
Talvez aí resida a estratégia de marketing da empresa ao criar um modelo que se afasta tão radicalmente do tradicional, mesmo correndo o 'risco' das mais severas críticas.
Particularmente penso que o modelo número três que deveria ser eternizado pelo clube é aquele que faz menção direta à Campanha recém lançada de amor ao Paraná:
A camisa que faz alusão à bandeira do nosso Estado, idealizada por um associado do clube, é uma verdadeira obra de arte, seja no aspecto visual, seja no simbólico, sendo merecedora de estar sempre sendo relançada, independente de quem a produza. O ideal seria que fosse criado o modelo quatro para ser itinerante, o problema é que esse elevado número de modelos colocados à disposição dos torcedores pulveriza as suas aquisições e não justifica o investimento empregado em seu desenvolvimento e produção.
Diante desta grande quantidade de sentimentos que recaem sobre as novidades recém divulgadas pela nova parceira comercial do Coritiba, aproveitando o canal aberto de comunicação com os responsáveis pelos novos uniformes Alviverdes, sugiro aos amigos leitores para que teçam suas críticas, sobretudo, suas sugestões de melhorias para o desenvolvimento das versões vindouras.
Farei um compêndio das sugestões e enviarei aos funcionários da Nike, extraindo o máximo proveito deste espaço de interação com a empresa, de modo que juntos cheguemos próximo aos formatos 'ideais' dos novos 'mantos' Alviverdes.
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
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