
De Torcedor pra Torcedor
Segundo a enciclopédia virtual Wikipédia, a palavra 'política' significa: "arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa). Nos regimes democráticos,a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância".
Etimologicamente, tal palavra exprime o conjunto de ações relacionadas à organização de um determinado número de indivíduos quanto ao fim de administrar e gerir um bem comum.
Infelizmente, com o passar dos tempos, este conceito perdeu força, transfigurando-se num meio corroído pela ganância e poder.
Salvo raríssimas exceções, o meio político se transformou num palco onde se cultua a desfaçatez, o jogo de interesses, os conchavos, as propinas, as falcatruas. É assim no mundo todo, especialmente no Brasil.
Os exemplos são diversos. No Paraná, vivemos uma grave crise moral na Assembleia Legislativa. Denúncias dão conta de irregularidades que montam (até o presente momento) R$ 100.000.000,00 e muito mais grave do que o prejuízo econômico que causaram ou continuam causando, é o prejuízo moral de uma instituição que deveria primar pela transparência.
Objetivando demonstrar a indignação do cidadão comum - que eleição após eleição acredita num constante recomeçar ideológico, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Paraná levantou uma bandeira, denominada: O PARANÁ QUE QUEREMOS.
A campanha, que já conta com a adesão maciça da população paranaense e demais entidades, encontra seu ápice no dia de hoje. Por diversas cidades do Estado, a população da Terra das Araucárias terá a oportunidade de exercer seu sagrado direito de cidadania, ao demonstrar sua desaprovação a todo e qualquer agente 'político' que deturpa os desígnios de seu mandato.
Em Curitiba, o movimento ocorrerá a partir das 18:00h, na famosa Boca Maldita, no centro da cidade. Como cidadão curitibano, conclamo todos os meus compatriotas a participar deste ato cívico pela moralidade na "Casa de Leis" do nosso Estado. Que por todas as cidades paranaenses, o povo possa demonstrar uma resposta pacífica e ordeira de civilidade.
Basta de corrupção! Chega de sermos omissos quando o assunto é o combate aos atos contrários à dignidade, à honestidade, ao bom caráter! O pensamento individual e imprório do 'eu não faço a diferença' precisa ser arrancado de nossas mentes, pois é o que nos entorpece e permite que os fascínoras nos oprimam pelos desmandos.
Convido os leitores a assistirem um vídeo que contém um discurso que merece reflexão. Trata-se de uma manifestação da deputada estadual carioca Cidinha Campos (PDT-RJ) que se insurgiu contra a candidatura de um de seus colegas ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas fluminense. Se o discurso realmente é reflexo de uma postura ética e séria por ela praticada, não posso afirmar com precisão, esperando, inclusive, que não tenha sido somente mais um ato absolutamente teatral promovido por nossos representantes. De todo modo, vale a pena acompanhá-lo:
Desde que assisti este vídeo pela primeira vez, uma frase não mais saiu de minha cabeça: "A corrupção está no DNA das pessoas"! É verdade! Infelizmente não há outra premissa tão verdadeira quanto esta no meio em que vivemos. No universo político, então, ganha contorno de verdadeiro dogma.
Justamente para começar uma contra ofensiva ao caos moral instalado neste país, é que a participação popular no movimento de logo mais no Paraná precisa ganhar força.
O orgulho de ser brasileiro vai muito além do que enfeitar os carros ou as casas nos dias que antecedem uma Copa do Mundo. Aliás, muito mais eficaz, para a nação como um todo, é que cada cidadão paranaense que inicialmente ocuparia seu tempo hoje, por volta das 18:00h, adquirindo bandeirinhas verde e amarela para colocar em seu automóvel para festejar a Copa do Mundo que se avizinha, é estar presente nas ruas por onde esta manifestação passar.
Aliás, por falar em futebol, até mesmo no esporte que tanto amamos e cultuamos, a sórdida política está cada vez mais arraigada.
Citarei um exemplo muito próximo, mesmo sendo repetitivo. Escrevi neste espaço um questionamento para o qual até agora não obtive resposta: Cidadão Honorário. POR QUE?!
Não consigo vislumbrar qualquer demonstração mais contundente de que, pela 'política' (talvez a da boa vizinhança), o povo curitibano tenha que ter se dobrado à ricardo teixeira.
Uma figura absolutamente intragável que, no universo Coxa Branca, só nos fez retroceder em virtude de sua prepotência e arrogância.
Mesmo assim, recebeu 'as chaves' da nossa querida cidade, por pura hipocrisia de nossos representantes na Câmara Municipal e os cumprimentos de nossos dirigentes numa clara demonstração de submissão ao poder concentrado nas mãos deste intragável sujeito.
O velho ditado popular mais uma vez se fez presente: 'se não pode vencê-lo, junte-se a ele'! O problema no caso do Coritiba é que de nada adianta cortejar o presidente da cbf - isto já está mais do que provado ao longo de quase 21 anos.
Menos mal que o sentimento de escárnio que cada torcedor Coxa Branca sente por este sujeito restou demonstrado pelo coritibano Rafael Zimmermann, a quem, em pé, aplaudo.
É por essas e outras que, ao invés de colorir as janelas da minha casa de verde e amarelo, fazendo a contagem regressiva para a Copa juntamente com a rede globo, prefiro vestir minha camisa Alviverde e ir para a Boca Maldita.
Sonho com o instante em que os princípios da justiça, honestidade e vergonha na cara voltem à ordem do dia e deixem de ser, como hoje são considerados, demodés!
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
Os comentários deste conteúdo estarão concorrendo a um dos 100 prêmios da promoção COXAnautas e Coxamania devido ao novo layout do Portal CXn. Para saber mais clique aqui.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)