
De Torcedor pra Torcedor
Jogo decisivo para as pretensões de Atlético Mineiro e Coritiba, cada qual com suas responsabilidades frente ao que planejam para a próxima temporada: permanecer na elite do futebol brasileiro e disputar o mais importante torneio do continente, respectivamente.
O resultado da partida demonstra que os objetivos traçados pelos mineiros se tornaram factíveis na exata medida da quase impossibilidade daqueles Alviverdes.
Sabe-se que nunca foi fácil enfrentar o tradicional clube mineiro, especialmente jogando perante a sua torcida. Sabe-se também que a classificação à Libertadores da América, embora ainda possível, nunca foi uma 'obrigação' do Coritiba nesta temporada e que a reação Alviverde se deu num momento em que não havia mais espaço para erros.
Não é fácil construir uma crítica, até porque ela pode ser encarada como combustível para ofensas, mas quando se tem como objetivo precípuo o apontamento de deficiências que precisam ser corrigidas para o bem da instituição, a omissão seria ainda mais condenável a meu ver.
Sem fazer caça às bruxas, pelo contrário, os votos de boa sorte continuam 'valendo' , na entrevista coletiva do treinador Marcelo Oliveira após a derrota frente ao galo, algumas frases chamaram a atenção, a principal delas: "Agora ficou difícil"!
Diante de sua afirmação e levando-se em conta que o comandante responde pelos ônus e bônus do cargo que ocupa , é preciso que se diga:
1) "Ficou difícil", Sr. Marcelo Oliveira porque, enquanto o adversário entrou em campo mobilizado como bem salientado por você, o Coritiba também deveria tê-lo feito - não poderia ser diferente, era clima de decisão para eles, pelo que se viu não foi para nós e aí é que faltou aquele algo a mais que já mencionei neste espaço quanto ao quesito motivação , em suma, faltou mostrar o 'sangue correndo nas veias'!
2) "Ficou difícil", Sr. Marcelo Oliveira porque não dá pra entender a insuportável insistência com o lateral Jonas, principalmente após a excelente atuação de Maranhão contra o Flamengo! Faltou critério, pois, quando o centroavante Leonardo substitui com eficiência o antes titular Bill, aquele foi mantido no time. Qual a razão, então, para Jonas ter cadeira cativa na equipe? .
3) "Ficou difícil", Sr. Marcelo Oliveira porque, da mesma forma, houve uma insistência inconcebível com o Everton Costa que - nitidamente - não encaixou seu futebol na noite de ontem, especialmente após ter perdido um gol 'imperdível' e mesmo assim seguiu até o final da partida!
Volto a ressaltar para que não haja equívocos na compreensão desta crítica: o Coritiba não tinha a 'obrigação' de classificação à Libertadores, nem tampouco jogou tudo por terra nesta partida diante do Atlético Mineiro, mas são essas incoerências que precisam ser revistas para a próxima temporada!
Há muitos pontos positivos no trabalho desenvolvido pelo comandante Coxa-Branca, sem dúvida, mas muitos deles acabam anulados por esses equívocos recorrentes.
Mesmo diante desta 'ducha de água fria', resta à torcida Alviverde comparecer em peso nos dois próximos jogos no Estádio Couto Pereira, ajudando o time a buscar estes valiosos seis pontos e 'secar' seus adversários na luta pela vaga.
Independente de ser possível ou não a classificação à Libertadores, há ainda um objetivo final que não pode ser deixado de ser alcançado, em hipótese alguma: a manutenção da soberania nos clássicos Atletibas - até porque o próprio candidato à presidência do clube rival já dá como 'favas contadas' uma vitória consagradora diante do Time Mais Vitorioso do Mundo, na última rodada:
A pergunta que fica desde já ao treinador Marcelo Oliveira e a todos os jogadores Alviverdes é:
Haverá honra, luta e disposição suficiente para fazer o provável futuro presidente rubronegro engolir cada uma dessa palavras?!
Creio que haja tempo suficiente para preparar o espírito!
Um recado ao dirigente rival: enquanto o Coritiba jogou (e venceu, mesmo não conquistando o título nacional) a partida mais importante dos últimos 26 anos, seu time jogará no próximo final de semana a partida mais importante dos seus últimos 16 anos com o objetivo de escapar da degola! Consegue perceber a sutileza que marca os objetivos envolvidos?! Realmente, cada um tem o que merece (um sem e outro com dinheiro público)!
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
facebook
twitter.com/percycoxa
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)