
De Torcedor pra Torcedor
Como qualquer torcedor Coxa-Branca, penso que tudo o que precisava ser dito sobre a pronta recuperação institucional do Coritiba Foot Ball Club nesta temporada já fora externado.
Para o futuro, que fique sempre a lição de que o clube mais tradicional do futebol paranaense não poderá mais ser administrado com tanta irresponsabilidade e amadorismo - características marcantes no biênio 2008/2009.
O que se quer ver é um clube organizado, profissional e gerido de forma empresarial, a fim de que possa alcançar seus objetivos, que pressuponho devam ser as conquistas nacionais da elite do futebol brasileiro, num primeiro momento.
Inegavelmente que tais características estiveram presentes na temporada que ora se finda e que precisarão ser cada vez mais potencializadas no Alto da Glória.
Conferindo continuidade ao processo de resgate institucional do Coritiba, creio que uma ação seria um verdadeiro marco na história Alviverde: o retorno de Alex já para a temporada de 2011.
É evidente que cada vez mais o espetáculo do futebol se torna um grande atrativo para investimentos de cifras milionárias. Altos salários, exposição na mídia, estímulo aos torcedores/sócios - vários são os ingredientes que recheiam este mundo de inúmeras emoções e também de lucros.
O retorno ao Brasil de vários jogadores consagrados conferiram aos clubes que os repatriaram muito mais do que o simples retorno técnico destas ousadas contratações. Vários são os exemplos.
Quando Ronaldinho aportou no Corinthians/SP uma verdadeira 'chuva' de patrocínios desaguou no clube paulista, além de uma cobertura de mídia ainda mais incisiva.
Foi assim também com o 'Imperador' Adriano, campeão brasileiro de 2009 pelo Flamengo/RJ. O jogador proporcionou ao time da Gávea uma projeção ainda maior do que costuma ter, seja por intermédio da captação de novos investidores, seja pela mídia ávida em transformar os passos do ídolo em notícias diárias.
O Grêmio/RS tenta repatriar seu mais recente grande nome: Ronaldinho Gaúcho. A 'simples' notícia de que o atleta poderia desembarcar no Estádio Olímpico levou boa parte de torcedores tricolores a procurarem o clube para tornarem-se sócios - prova dos efeitos imediatos de uma negociação arrojada.
Quando se fala de Alex - um dos jogadores mais talentosos que o futebol brasileiro já produziu -, inúmeros clubes se 'assanham' com a possibilidade de sua contratação. Palmeiras/SP e Cruzeiro/MG dão como favas contadas o seu retorno em triunfo ao Brasil. O São Paulo Futebol Clube/SP também não esconde a intenção de contar com o talento do jogador curitibano/coritibano. Aliás, qual clube não gostaria de tê-lo em suas fileiras?
Contudo, para estes clubes, Alex não passaria 'somente' de um grande craque a vestir sua camisa.
Para o Coritiba não! No clube que o revelou, Alex seria uma mola propulsora para elevar positivamente a imagem do Coritiba aos mais diversos meios de comunicação esportiva ao redor do planeta - diferentemente daquela que rodou o mundo no fatídico dia 06/12/2009.
Sua presença no Coritiba teria várias facetas: serviria como um líder dentro de campo, conduzindo o já qualificado time Alviverde a alçar voos mais altos na elite do futebol brasileiro - por que não sonhar com a conquista do Brasileirão de 2011? -; seria um motivo mais do que suficiente para alavancar a campanha de sócios do clube/lotando o Estádio Couto Pereira a cada partida; serviria como uma espécie de 'embaixador' Alviverde levando o nome do centenário clube da Terra dos Pinheirais aos mais diversos canais de mídia espalhados pelo mundo futebolístico; serviria como um motivo ímpar de orgulho em cada torcedor Coritibano cansado de ver suas principais revelações serem seduzidas pelos times do eixo - estes mesmo times que se 'morderiam de inveja' por terem sido preteridos.
Poderia escrever inúmeros outros motivos que demonstrariam o quão importante será a volta deste grande jogador para o Brasil, desde que seja diretamente para o Coritiba - sua chegada significaria uma inequívoca alteração do 'status' que o clube ocupa no futebol nacional.
Caro Alex, até dia desses você nos dava a honra de sua companhia neste espaço de opiniões aqui no Site Oficial da Torcida do Coritiba. Com base nesta 'proximidade' é que tomo a liberdade de pedir: volte para a sua verdadeira casa em 2011, sua presença no Alto da Glória significará resultados positivos inimagináveis para o clube que busca reencontrar o rumo certo.
Fico imaginando a euforia da torcida Coxa-Branca no Aeroporto Afonso Pena quando da chegada do 'garoto de ouro do Alto da Glória' - impossível mensurar a alegria em recebê-lo como um 'filho pródigo'.
Faço este pedido na condição de torcedor Coxa-Branca porque tenho consciência de que este tão aguardado reencontro com a camisa Coritibana depende única e exclusivamente de você, Alex, haja vista ser impossível competir financeiramente com as propostas dos clubes anteriormente citados ou outros do mesmo patamar.
Seu retorno ao Coritiba precisará ser pautado numa escolha pessoal e no cumprimento de um compromisso que sempre fez questão de deixar claro possuir com a torcida Coxa-Branca: o de novamente vestir a camisa Coritibana.
Já que a 'conversa' é franca, Alex, penso que deva ter consciência disto, mas nunca é demais ressaltar: a ansiedade para vê-lo novamente nos gramados brasileiros com a camisa Coxa-Branca seria tão grande quanto a decepção de vê-lo desembarcar nos aeroportos de Guarulhos/SP, Confins/MG ou qualquer outro diverso do Afonso Pena.
Amor e ódio são como dois irmãos gêmeos - caminham quase sempre lado a lado. Cabe a você decidir qual o sentimento que objetivará receber desta torcida tão ressentida de algo que verdadeiramente possa se orgulhar.
Feliz Ano Novo a todos os Coritibanos de alma e coração!
Que 2011 seja um ano em que possamos marcar o nome do Coritiba novamente na história do futebol brasileiro.
Para tanto, a frase logo abaixo nunca fez tanto sentido:
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)