
De Torcedor pra Torcedor
Amigos,
Após as cenas lamentáveis e os acontecimentos explosivos que marcaram o dia 06 de dezembro de 2009, o Coritiba se vê diante de sua reconstrução paulatina, trabalhosa e sofrida.
Para reconstruirmos uma imagem vencedora, muito sacrifício será necessário, no entanto, para que esta imagem vencedora seja efetivamente verdadeira, o clube precisa passar por sérias transformações, entre elas, a mais importante: a reforma estatutária.
Muitos dos leitores têm conhecimento acerca do movimento pela coleta de assinaturas dos associados para um requerimento que será dirigido à mesa do Conselho Deliberativo do clube.
Tão logo aconteceu a tragédia do ano do centenário, nos dois finais de semana seguintes, eu e um grupo de associados estivemos em frente ao estádio Couto Pereira, num mutirão pela coleta das assinaturas dos associados com direito a voto para integrarem o requerimento.
Nos dois primeiros dias, êxito total - conseguimos uma expressiva marca de quase trezentas assinaturas. De lá pra cá, mesmo disponibilizando um canal de recebimento de assinaturas dos associados que moram distante de Curitiba, por meio de uma Caixa Postal (recebemos somente UMA Declaração de associado, sendo a mesma assinada pelo colunista do site COXAnautas, Marcus Popini - morador da cidade do Rio de Janeiro), e disponibilizando as listas para assinatura em três locais* de Curitiba (além da sede da torcida MUC, no estádio Couto Pereira), a adesão foi gradativamente perdendo força, sendo que atualmente contamos com cerca de 400 assinaturas.
Nossa meta é atingir 1000 assinaturas ou mais. A adesão dos associados coritibanos, portanto, é imprescindível para que, pela forma legal, manifestemos nossos anseios de construção de um clube repaginado e verdadeiramente marcado pela sina de campeão.
Diante disto, até como que uma prestação de contas àqueles que já aderiram à causa, sobretudo como uma forma de conclamar os demais associados a empunharem esta bandeira, informo que estamos trabalhando na busca da melhor formatação das propostas, enquanto coletamos as assinaturas faltantes.
Colacionarei abaixo, algumas das propostas que estarão contidas no requerimento pela convocação da Assembleia Geral de Associados para a discussão dos pontos a serem reformados na lei maior interna do Coritiba, bem como suas respectivas justificativas:
Primeira proposta: Alteração do artigo 44, inciso I do Estatuto do Coritiba Foot Ball Club que passaria a ter a seguinte redação, extinguindo, especialmente, a modalidade de eleição indireta do Conselho Administrativo do Clube:
I – ordinariamente, de 2 (dois) em 2 (dois) anos, no mês de dezembro, para o fim específico de eleger 120 (cento e vinte) membros do Conselho Deliberativo, 9 (nove) membros do Conselho Administrativo e dos 5 (cinco) membros do Conselho Fiscal.
Justificativa: as eleições diretas, possibilitadas a todos os associados em pleno gozo de suas prerrogativas eleitorais, é um avanço significativo para a modernização do Clube, porquanto o torna absolutamente democrático. Os associados podem e devem fazer parte da vida política do clube de forma constante e não mais sazonal. O prazo de 2 (dois) anos para cada legislatura é suficiente para que os membros eleitos e empossados nos mais diversos Conselhos do Clube demonstrem capacidade, arrojo, precisão e profissionalismo na condução do Coritiba Foot Ball Club, portanto, imprescindível que se extermine a modalidade de eleição indireta do Estatuto do Coritiba Foot Ball Club, possibilitando aos seus associados a oportunidade de escolherem livremente seus representantes nos Conselhos Deliberativo, Administrativo e Fiscal, sempre que, a cada 2 (dois) anos, as eleições sejam convocadas.
Segunda proposta: Revogação dos incisos I; II; § 1º e seu incisos I e II; § 2º; § 3º; § 4º; § 5º do artigo 67 do Estatuto do Coritiba Foot Ball Club, referentes à extinção das modalidades de conselheiros natos ou vitalícios, ressalvado o direito adquirido por cada um dos conselheiros que atualmente estão inseridos nestas modalidades.
Justificativa: O quadro de membros do Conselho Deliberativo do Coritiba Foot Ball Club precisa ser reduzido. O inchaço no número de Conselheiros, a inércia externada por muitos deles ao não comparecer às reuniões ou em não deliberar quanto às propostas apresentadas nas mesmas é um dos principais motivos para a estagnação do Coritiba Foot Ball Club. É preciso que o Conselho Deliberativo do Coritiba Foot Ball Club seja oxigenado, ou seja, composto por associados que objetivem, realmente, a proposição, discussão e aprovação de ideias arrojadas para o crescimento do Clube. É notório que muitos dos Conselheiros natos ou vitalícios não mais agem com o entusiasmo necessário para as decisões que esta instituição reclama, seja por comodismo quanto a suas condições, seja por qualquer outro motivo. Redução do número de Conselheiros e a extinção das modalidades de Conselheiros nato e vitalício, ressalvado o direito adquirido pelos atuais Conselheiros que ocupam estas condições, são alterações estatutárias que urgem aprovação.
Terceira proposta: Alteração do inciso III do artigo 67 do Estatuto do Coritiba Foot Ball Club, que passará a conter a seguinte redação:
III – cento e vinte (120) membros eleitos pela Assembléia Geral, dentre os associados com direito a voto, com mandato de 2 (dois) anos.
Justificativa: Tal dispositivo permitirá, de igual forma, fomentar a democracia no principal Órgão do Coritiba Foot Ball Club. O Conselheiro eleito para ocupar uma das cadeiras do Conselho Deliberativo, necessariamente precisará demonstrar empenho, dedicação, seriedade e profissionalismo na condução dos trabalhos deste Órgão. O período proposto para o mandato (dois anos) é suficiente para que estas atribuições sejam colocadas à prova, podendo ou não reconduzi-lo ao cargo nas eleições seguintes, dentro dos mais basilares conceitos democráticos, atingindo, assim, o objetivo de constante oxigenação deste Conselho.
Quarta proposta: Inserção do inciso IV no artigo 67 do Estatuto do Coritiba Foot Ball Club, contendo a seguinte redação:
IV – a distribuição das cento e vinte (120) cadeiras do Conselho Deliberativo dar-se-á de forma proporcional ao número de votos atribuídos a cada uma das chapas que disputem as eleições.
 
Justificativa: Ainda, sob o manto do princípio democrático, esta uma das principais inovações que o Estatuto do Coritiba Foot Ball Club necessita absorver. A proporcionalidade de votos é a base para a construção de uma instituição realmente equilibrada. Possibilitar às mais diversas vertentes políticas existentes no Clube, a proporcionalidade das cadeiras do Conselho Deliberativo fomentará o debate de ideias e propostas tão salutar no processo de oxigenação deste Conselho, razão pela qual, sua aprovação é medida de extrema necessidade. 
É preciso ressaltar que este movimento é voluntário, ninguém está 'ganhando' absolutamente nenhum centavo com o mesmo; não tem nenhum 'interesse obscuro' por parte dos integrantes desta comissão de associados; não há absolutamente nada que desabone a atitude dos mesmos porquanto simplesmente resolveram sair da inércia de esperar as coisas acontecerem naturalmente.
Ainda, que se registre que este requerimento não se opõe aos trabalhos efetuados pelos conselheiros com o mesmo intuito: a reforma estatutária, pelo contrário, estas manifestações (de fora e de dentro do clube) se somam e convergem para um único fim: a reconstrução estrutural do clube que tanto amamos.
Diante de tudo isto, deixo um apelo e um convite:
Associado com direito a voto: acredite na possibilidade da mudança! Exerça o seu sagrado direito ao sufrágio e, desde que entenda pertinente, abrace esta causa, afinal, um Coritiba reestruturado certamente trará alegrias para todos nós.
Aqueles que optarem por aderir ao movimento, a hora para fazê-lo não se mostrará mais oportuna: Domingo, por volta das 17:00h, precedendo o retorno para nossa casa - o Couto Pereira, estaremos em frente à Victorelli (pizzaria ao lado do estádio Alviverde) de posse das listas para assinaturas, aguardando o maciço apoio dos associados que optem por lutar em buscar de um caminho viável e legal para demonstrar sua ânsia por mudanças.
Você que pretende ver o Coritiba do segundo centenário se transformar num clube verdadeiramente respeitado pelos títulos que virão, tem um 'compromisso': compareça horas antes da partida contra o Nacional, exerça seu direito de eleitor (que não se resume somente ao dia da eleição) e aponha sua assinatura na lista.
Lembre-se: o Coritiba nunca precisou tanto de você!
As dúvidas poderão ser dirimidas pelo endereço de e-mail: percy@coxabranca.com
* A Espetaria Nossa Senhora D'Ajuda está sob nova direção, passando a se chamar 'Val Brasil', no entanto continua recebendo os associados coritibanos para adesão ao movimento, bastando entrar em contato com o Coxa-Branca Joel.
Por fim, é preciso ressaltar que o conteúdo final das propostas de alteração estatutária podem ser alterados em homenagem a uma melhor adequação aos requisitos do Estatuto do Coritiba, não perdendo, contudo, o sentido de sua essência.
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)