
De Torcedor pra Torcedor
O que aconteceu nesta tarde no Pacaembu certamente foi uma das MAIORES safadezas que já acompanhei no futebol!
Mas o que vemos diariamente na TV: as notícias de superfaturamento em obras públicas, desvios de dinheiro, conluios, conchavos e negociatas nas mais diversas esferas de poder explicam o que foi visto.
O leitor pode, inadvertidamente, dizer: "esse cara está louco"!
Sim, estou louco porque vivo num país em que a palavra poder associada à palavra corrupção são os elementos norteadores de tudo o que vemos e vivemos como sociedade!
No âmbito político vivemos numa falsa democracia, onde temos a impressão de tudo poder desde que não vedado em lei!
Não, não é bem assim. Tudo podemos quando temos o poder ao lado, quando nos predispomos a fazer parte dos esquemas que desaguam em cifras, muitas cifras.
Nos Tribunais a história é quase sempre a mesma! Vemos determinados julgamentos e nos perguntamos como que podem ser tão díspares as decisões de casos análogos. É simples, basta ver quem são as partes envolvidas.
O futebol, como opção que deveria ser de lazer, entretenimento e distração, evidentemente que acaba, pela paixão, tomando uma dimensão maior que deveria ter em nossas vidas, mas ele, como grande canal de negócios e negociatas que se transformou, não poderia ficar à margem da safadeza que impera no Brasil.
A penalidade marcada a favor de um dos dois clubes da Rede Globo foi o maior exemplo, o corolário da desfaçatez, da falta de caráter, da falta de lisura que norteiam as coisas neste país!
Acabam que estão tirando do brasileiro (daquela parcela que não torce para os times que se servem destas safadezas) a possibilidade de ter um mínimo de prazer em acompanhar o futebol.
O que aconteceu contra o Coritiba é algo desumano!
Perdemos duas Copas do Brasil (entre nossos próprios erros - aqueles que fazem parte do esporte) nos apitos de Sálvio Spinola e de Wilton Pereira Sampaio.
Mas será que eles são os maiores culpados? Não teriam sido somente os "assassinos" das nossas esperanças?! Quem foram os "mandantes"?! Jamais saberemos!
Jamais saberemos porque não há interesse de haver a revelação deste lado podre, que enoja, que dá vontade de vomitar!
Muitas pessoas dirão: o gol do Bill contra o inútil time da Portuguesa foi ilegal (e eu mesmo o afirmei no Post anterior), servindo como "contraponto" ao que houve nesta tarde. Se foi ou não, alguns dirão que sim, outros que não, mas se quisermos elastecer um pouco mais o debate, houve um pênalti CLARO não marcado em cima do Deivid ainda no primeiro tempo, cometido pelo centroavante adversário.
Agora, o que vimos nesta tarde em São Paulo foi um time modesto (financeiramente falando) se tornar gigante ao jogar de igual pra igual e até melhor que um dos clubes mais favorecidos pela arbitragem da história do futebol brasileiro.
Certamente que seus torcedores estão felizes com o resultado e o estão porque agem por conveniência, bem ao estilo do malandro brasileiro.
Confesso que estou farto dessa safadeza, mas não, não vou desistir!
Assim como o capitão Alex, penso que chegou mesmo a hora de expor o quanto é fétido esse esquema que ocorre na cbf! E não me venham falar que essa safadeza em São Paulo, ocorrida nesta tarde, é "culpa" das declarações corajosas de Alex - isso é uma insanidade! Que se registre: o Coritiba tem sido prejudicado e o Corinthians ajudado muito, MUITO antes da chegada e das palavras do capitão coritibano.
O que falta é mais jogadores, mais torcedores, mais dirigentes e mais pessoas integrantes da mídia paranaense ter a coragem de meter o dedo na ferida mesmo!
O que vamos ganhar não sei, mas o que mais vamos perder?!
Vamos parar de ficar "no córner" só se defendendo e tomando porrada!
Vamos dar um, dois, três, quantos passos forem preciso pra ir pra cima e também "dar porrada" (no sentido figurado, é claro)!
Chega dessa podridão!
Faço um apelo ao grupo de jogadores: unam-se ainda mais, não abaixem a cabeça! É tudo o que eles querem e tudo o que fizemos por vários anos!
Usem essa raiva que estão sentido como combustível para cada vez mais darem a vida em campo!
Vocês são capazes SIM de chegar onde esses salafrários não os querem ver.
Mesmo com desfalques, mesmo tendo do outro lago vários times apadrinhados e árbitros tão honestos quanto um Fernadinho Beira-Mar, encham-se de brios e continuem firmes na luta!
Não é possível que nunca sejamos capazes de passar por cima de todo esse lodo e chegarmos à redenção!
Eu acredito em vocês!
Parabenizo todo o time Coxa-Branca que atuou nesta partida do Pacaembu, bem como a comissão técnica Alviverde!
Não pensem nem por um minuto em baixar a cabeça!
É no jogo a jogo!
Ah, uma dúvida que não sai do pensamento: por que Wilton Pereira Sampaio jamais apitou ou participou de sorteios para atuar nas partidas do Coritiba depois daquela de Barueri pela Copa do Brasil?!
Seria tão bacana ele vir fazer um "passeio" no Alto da Glória!
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
facebook
twitter.com/percycoxa
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)