
De Torcedor pra Torcedor
21/03/1973 - Bahia x Coritiba - Estádio da Fonte Nova. Empate em 2x2 e conquista Alviverde na 'Terra de todos os Santos'. Não foi uma simples conquista. Foi a primeira conquista nacional de um time paranaense. A conquista de um time da raça, de um time que nunca deixou de ir buscar o resultado positivo ou do time que nunca se acomodou por estar perdendo por uma diferença mínima de um gol.
O empate dava o título ao clube do Alto da Glória, mas o Bahia havia virado o jogo, vencendo por 2x1, quando dois jogadores Alviverdes foram expulsos - parecia o fim, só parecia! Encarnando a força psicológica que marca as grandes conquistas, os jogadores Alviverdes fizeram a mística da camisa verde e branca falar mais alto. Com muita luta, chegou ao empate e garantiu a suada taça para o Estado do Paraná.
Na linha do tempo, outras três conquistas Alviverdes merecem destaque, tendo como pano de fundo a raça como ingrediente principal: o Campeonato Brasileiro de 1985, o Campeonato Paranaense de 1999 e a Série B de 2007 - quando o Coritiba disputou a famosa 'Batalha do Arruda', vencendo um jogo que parecia perdido e resgatando a máxima de time da raça.
Eis que trinta e sete anos depois, Bahia e Coritiba novamente se enfrentarão para decidir um campeonato nacional. Quisera o destino que os dois clubes com maior tradição entre os vinte que compõem a Série B 2010 façam uma partida com ares de decisão. Se o título em questão não se compara às grandes façanhas que ambos os clubes já alcançaram, nenhum outro enredo poderia ter sido tão circunstancialmente bem escrito do que fazer esta 'final antecidapada' entre os dois clubes campeões brasileiros que disputam a segunda divisão.
Nunca escondi que ficaria feliz em ver o Bahia de volta à primeira divisão. Time de tradição, que conta com uma torcida tão participativa, não pode ficar muito tempo longe da elite do futebol brasileiro. Se o Nordeste deste país merece ter um clube na primeira divisão, este clube é o Bahia.
Contudo, como não poderia ser diferente, quero que o Bahia seja o vice campeão da Série B 2010, logo atrás do Coxa! O jogo desta terça-feira, com ares de 'briga de cachorro grande' precisa ser encarado pelos jogadores Coritibanos como o mais importante da temporada. Será necessário muito empenho, muita luta, muita garra para não sair derrotado de Pituaçu.
Depois de fazer as honras que precedem o Dia de Finados, perdendo precisos pontos para dois clubes mortos do futebol brasileiro (inadmissível somar somente um dos seis pontos disputados contra P. Clube (em casa) e São Caetano (onde quer que seja)), que os jogadores do Coritiba, ao enfrentar um time campeão brasileiro da Série A, portem-se como deveriam SEMPRE agir quando vestidos com a camisa do clube mais tradicional do futebol paranaense, e lutem até o último minuto da partida a fim de reviver as glórias eternizadas pelo time campeão do Torneio do Povo de 1973.
Uma dica: quando os jogadores estiverem no túnel de acesso ao gramado do jogo, que olhem para a frase bordada na gola da camisa verde e branca de seus companheiros e façam valer a mensagem que ela representa, afinal, este o sentimento que sempre marcou as conquistas do Coritiba Foot Ball Club.
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)