
De Torcedor pra Torcedor
Não, não ousarei utilizar este espaço, nesta oportunidade, para escrever sobre as atrocidades legais e morais cometidas pelas autoridades públicas que governam o Estado e o Município em face da famigerada copa do mundo em Curitiba e sua rede de conchavos e podridão.
Ainda há prazer no meio futebolístico. Um belo lançamento, um belo gol, uma cobrança de falta certeira... tantas são as emoções que este esporte ainda proporciona.
Nesta noite no Estádio Couto Pereira, Coritiba e J. Malucelli (que bom que aquela ABERRAÇÃO de Corinthians Paranaense jaz) entrarão em campo para cumprirem mais uma rodada do Campeonato Estadual em sua centésima edição.
Não serão somente os três pontos o objetivo deste jogo. Há um ingrediente que o tempera e enche de orgulho a Nação Coxa-Branca.
O gênio Alex, o dono da camisa 10 (acrescida de mais dois dígitos nesta noite), comemorará a impressionante marca de 1000 jogos.
Quis o destino que a camisa que hoje vestirá estivesse estampada com o mesmo símbolo daquela que usou em seu primeiro jogo.
Se atingir essa marca já é um acontecimento expressivo por si só, ganha novos contornos quando conta a trajetória do Menino de Ouro do Alto da Glória.
Nas 999 partidas anteriores foram 412 gols e 346 assistências, ou seja, de seus pés, direta ou indiretamente, 758 gols foram anotados.
Contudo, sua genialidade não se resume a números, muito embora expressivos. Alex é daqueles meias clássicos, cerebrais, decisivos e, infelizmente, em extinção.
Sua categoria é tamanha que, embora seja motivo de preocupação e, por consequência, marcação cerrada pelos adversários, jamais teve uma lesão que o afastasse por longo período do contato com a bola, sua fiel escudeira.
Sua inteligência e astúcia sempre foram suficientes para tocar e fugir da pancada; anotar o gol e tirar a perna - tudo na hora certa, sem frescuras ou ações espalhafatosas.
Com a bola no pé (não necessariamente o esquerdo) constroi jogadas improváveis, milimétricas, indescritíveis. Ela, a bola, agradece e os amantes do bom futebol também.
O jogador mundialmente conhecido é reconhecido por tudo isso e muito mais. Campeão, artilheiro, líder e genial.
O cidadão, o pai de família, o amigo Alexsandro de Souza é ainda mais genial fora das quatro linhas.
Articulado, inteligente, ponderado, generoso e, talvez sua maior característica - a humildade -, são referências da sua forma de ser.
O primeiro contato sugere uma certa impressão de timidez. Os encontros subsequentes, cercados de descontração denotam uma pessoa feliz, de sorriso fácil e de muitas histórias para contar.
Alex escreve nesta noite mais uma página de uma carreira brilhante. Nunca precisou da mídia para se auto promover, pelo contrário, ela só teve bons motivos para falar deste grande atleta.
Como torcedor Coxa-Branca só posso dizer muito obrigado por tudo que fez, faz ou ainda fará pelo clube do meu e do seu coração, Alex! É um orgulho indescritível vê-lo entrar em campo, no estádio onde tudo começou, com a camisa do nosso Coritiba, enquanto o mundo o reverencia pelo conjunto da obra.
Como amigo, digo-lhe: é uma honra ter uma pessoa com tantos valores como referência.
A você e sua família minhas sinceras homenagens.
Seu legado é o que faz o futebol valer a pena!
Obrigado, #Alex1000.
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
facebook
twitter.com/percycoxa
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)