
De Torcedor pra Torcedor
No dia de ontem, numa conversa entre os amigos colaboradores que ajudam a conduzir o Portal COXAnautas, um dos integrantes da nossa lista de e-mails escreveu a seguinte mensagem:
"Amigos,
Preciso confessar que a inveja (no bom sentido) me consome nesse momento. Estar no Couto amanhã seria a glória! Não estar presente lá amanhã é triste demais!
Queria estar lá para gritar gol, gritar "É campeão!", chorar de emoção abraçado com meu pai... Certamente, vou gritar aqui, vou me emocionar pela conquista, mas será um grito solitário, uma lágrima sem par.
Enquanto aí terão os foguetes e a ruidosa alegria de uma nação que acaba de fazer história, aqui será o silêncio de uma noite normal.
Por isso gostaria de pedir aos que lá estiverem amanhã que gritem por mim! Apoiem o time a cada segundo e, no fim, aproveitem ao máximo a sensação de fazer parte da história.
Amanhã seremos novamente campeões do Brasil"!
Explico a impossibilidade de seu comparecimento ao Estádio Couto Pereira: sua residência está a muitos quilômetros de Curitiba, no Canadá.
Outros exemplos de sacrifício - seja pela impossibilidade de comparecimento ou de um deslocamento às pressas -, inevitavelmente se repetirão.
Outro amigo da equipe COXAnautas chegou hoje pela manhã em nossa capital, vindo do Rio de Janeiro. Neste mesmo instante, mais um reforço no exército de vozes Coxas-Brancas se aproxima de Curitiba, de ônibus, vindo de São Paulo, de onde logo mais parte um vôo trazendo outro amigo desta equipe.
É o amor que os move, da mesma forma que é este amor que angustia o Coritibano no Canadá.
Os três são integrantes da geração que viram o Coritiba ser Campeão Brasileiro em 1985 e é claro que sonham em tornar a vê-lo.
Entretanto, o que mais me comoveu neste dia tão especial, foi um fato ocorrido na hora do almoço.
Caminhava pela rua devidamente trajado com as cores verde e branca e ao longe pude ver um garotinho de aproximadamente 7 anos de idade se aproximando.
Vestia uma daquelas calças azul-marinho de colégio, calçava sandálias, carregava em suas mãos um litro de refrigerente que provavelmente sua mãe lhe pedira que adquirisse na mercearia próxima de sua casa.
Exibia orgulhosamente uma camisa Coxa-Branca e ao me ver também vestido de verde e branco correu em minha direção com um entusiasmo contagiante, gritando:
"Coxa, Coxa, Coxa, tio! O Coxa vai ser campeão, o Coxa vai ser campeão"!
Confesso que, emocionado, abaixei-me e lhe dei um forte abraço, dizendo:
"É isso aí, o Coxa vai ser campeão e você vai comemorar muito logo mais à noite"!
Seguimos nossos caminhos e ao refletir melhor acerca do acontecido percebi que a euforia inocente daquele garotinho era a mesma que eu, com 8 anos de idade, senti em 1985.
Transportei-me no tempo, lembrei das sensações daquele dia e finalmente compreendi o porquê do encontro: a vida tinha completado um ciclo.
Lamento não ter perguntado o nome do pequeno Coxa-Branca, mas fica aqui o meu agradecimento pelo momento tão especial vivido neste glorioso dia.
Jogadores Alviverdes, entrem em campo logo mais e lutem por estes três amigos que de uma forma ou de outra estão fazendo sacrifícios pessoais homéricos em torno dessa decisão.
Lutem pelo garotinho que encontrei da rua e que certamente estará com os olhinhos arregalados grudados na televisão, esperando o momento mágico do futebol para comemorar os gols necessários para, ao final do jogo, abraçar sua família e gritar: "É Campeão"!
Lutem por eles, joguem para entrar na história!
Senão todos, alguns de vocês também têm filhos. Pensem na alegria de seus filhos como sendo a alegria que proporcionarão àquele garotinho e a todas estas crianças desta sequência de fotos.
Nós confiamos em vocês!
Tudo vai dar certo!
Dedico esta coluna aos Guerreiros Alviverdes Marcelo Nogoseke, Marcus Popini, Marcelo Algauer e Julio Malhadas Neto.
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
facebook;
twitter.com/percycoxa
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)