
De Torcedor pra Torcedor
Ainda um tanto quanto anestesiado com a carga explosiva de adrenalina que correu nas veias no eletrizante jogo contra o São Paulo, ontem tivemos a confirmação do último adversário que separa a Copa do Brasil do Alto da Glória.
A grande final está pintada com as cores mais lindas do mundo, a verde e a branca. Do lado de lá outro clube paulista, o Palmeiras.
As duas partidas derradeiras provavelmente ocorrerão nos dias 04 e 11 de julho e serão conhecidos na tarde de hoje, em sorteio a ser realizado na sede da CBF - às 14h, como ficarão distribuídos os mandos de campo deste grande confronto Alviverde.
As declarações do treinador Marcelo Oliveira ainda ecoam. A que mais me chamou atenção disse respeito ao comentário dirigido ao torcedor sãopaulino e atual presidente da CBF, José Maria Marín, quando se referiu à impossibilidade da final paulista entre São Paulo e Palmeiras - sonho de consumo do dirigente da "terra da garoa".
Bem sabemos que os bastidores do futebol muitas vezes são decisivos nestas horas em que os interesses de um time do eixo Rio-São Paulo se chocam com àqueles de "times menores"!
Tivemos um exemplo claro há um ano ao vermos o árbitro Sálvio Spinola Fagundes Filho simplesmente não "enxergar" um pênalti clamoroso de Dedé em cima do Leonardo, mesmo que a poucos metros do seu nariz. Este "simples" erro de interpretação do lance custou caro ao Coritiba, com a penalidade máxima anotada, quem sabe a taça, a vaga para a Libertadores da América e o prestígio (inter)nacional poderiam ter ficado no Estádio Couto Pereira.
Não sou inocente em acreditar que para o dirigente paulista, atual mandatário do futebol brasileiro, será "normal" ver o modesto Coritiba eliminar dois clubes filiados à Federação Paulista na busca pelo título e mais precisamente pela vaga no maior torneio continental.
Inevitável que aquilo que lhe cabe fazer nos bastidores será feito em defesa dos interesses do clube do seu Estado, assim, impossível deixar de perguntar:
O que será feito pelo Coritiba, Hélio Cury?!
Bem sabemos o quanto o presidente da Federação Paranaense é atuante na defesa dos interesses dos clubes filiados à entidade. O exemplo clássico e recente diz respeito à verdadeira cruzada que liderou a fim de garantir um estádio para o segundo clube do Estado utilizar enquanto o seu recebe as benesses do dinheiro público.
Ao lado do presidente deste clube, conforme noticiado por um jornal da capital paranaense, o presidente da Federação Paranaense buscou com unhas e dentes não deixar seu filiado lutar sozinho, pelo contrário, mesmo desconhecendo se o presidente rubronegro lhe outorgou alguma procuração para agir em seu nome, Hélio Cury tratou de até mesmo acionar a justiça desportiva para resguardar os interesses de seu filiado - uma demonstração inequívoca de defesa do futebol paranaense, certo?!
Pois é, como dito, ocorrerá às 14h de hoje o sorteio dos mandos de campo das finais da Copa do Brasil. Que tal estar presente por lá pra começar a mostrar serviço?!
Creio que o aeroporto Afonso Pena esteja operando normalmente e um voo até o Rio de Janeiro não deva durar mais do que uma hora e meia.
União, trabalho e muitos sócios = Coritiba forte e vencedor!
Saudações Alviverdes,
Percy Goralewski
facebook
twitter.com/percycoxa
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)